TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  29/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São Paulo

2017


 CAROLINE FERREIRA DO PRADO[pic 6]

RA: 6432443207

[pic 7]

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição UNIVERSIDADE ANHANGUERA VILA MARIANA.  .
Orientador:


São Paulo

2017

AGRADECIMENTOS


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho será possível identificar o que as mudanças, adaptações e até mesmo gestão de pessoas, se mal ou bem administradas podem causar em seus respectivos colaboradores em seus diferentes níveis hierárquicos.

Sendo possível verificar formas de melhoria para que todos os funcionários sejam atendidos da melhor forma possível, encontrando um atendimento humanizado de acordo com suas necessidades, assim deixando de lado a despersonalização que muitas organizações causam nas pessoas, trazendo as mesmas sua real identidade, mostrando a melhor forma de lidar com suas dificuldades e ajudando a localizar a melhor área que se enquadre em seu perfil.

  • “A inteligência emocional é: a capacidade de perceber emoções, ter acesso a emoções e gerá-las, de modo a ajudar o pensamento a compreender as emoções e o conhecimento emocional e a controlar as emoções de maneira reflexiva para promover o crescimento emocional e intelectual.” (SALOVEY, 1999)

Neste trabalho foi possível ressaltar que entender e identificar o que é organização, como ela se constitui ao longo dos anos, e as teorias e métodos utilizados, podem nos proporcionar uma análise mais adequada para se buscar um melhor aproveitamento de cada indivíduo dentro das organizações, podendo-se destacar suas qualificações de acordo com o que melhor lhe cabe.

O funcionário tem sido valorizado e desvalorizado ao longo das décadas e da evolução da própria administração, o que fatalmente tràs tanto consequências boas como ruins, sendo assim, nas organizações torna-se indispensável fornecer recursos para o bem estar de cada pessoa.

“O homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita (...)”. Sejam quais forem os objetivos que perseguem – educacionais, religiosos, econômicos, políticos, sociais, as organizações envolvem os indivíduos em “redes”, tornando-os cada vez mais dependentes das atividades que levam a cabo. Uma das razões que explicarão a sua enorme proliferação e variedade no mundo moderno é o fato de só através destas estruturas podem ser satisfeitas a maioria das necessidades

humanas: é mediante a cooperação e a conjugação de esforços

que é possível, ou pelo menos mais fácil, atingir objetivos.” (CHIAVENATO, 2002)

1.1 O Problema

  • Qual a melhor área para atuação?
  • Como devo falar com os meus chefes?
  • Como devo reagir aos feedbacks negativos?
  • Como me destacar em meio a tantas pessoas?
  • O que devo e não devo relevar?
  • Vale a pena se importar com determinados comentários?
  • Preciso fazer amizades no ambiente de trabalho?
  • Questionar ou aceitar?
  • Quando ser proativo?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • O papel do psicólogo organizacional dentro das empresas, identificar fenômenos que ocorrem no mundo organizacional, compreender até que ponto podemos nos doar dentro do mundo corporativo sem nos degradarmos psicologicamente.

2.2 Objetivos Específicos

  • O que é o mundo organizacional?
  • De que forma a psicologia pode contribuir dentro das empresas?
  • Como, quando e como mudar um determinado comportamento?

3 JUSTIFICATIVA

  • A importância de falar sobre a psicologia nas organizações, bem como a razão pela escolha do tema é extremamente amplo, por estar relacionado a melhorias nas condições de trabalho, ao aumento da satisfação e bem estar dos funcionários, à motivação e aumento da produtividade e eficácia organizacional, além de mostrar que um psicólogo organizacional deve ir além do setor de recrutamento/seleção e treinamento e desenvolvimento, podendo haver atuação em todos os setores empresariais.
  • O principal objetivo e função é mostrar que o psicólogo é um profissional que lida, nas atividades de trabalho, com assuntos relativos a adaptação, a aprendizagem e ao desenvolvimento com resultados positivos, tanto para a empresa como para o bem estar e saúde do colaborador, sendo um trabalho destinado a todos os níveis hierárquicos de dentro de qualquer que seja a organização.
  • Houve uma necessidade de investigar se o profissional de psicologia tem ampliado seus diferentes níveis de intervenção e não apenas se limitando, conforme mencionado acima, as atividades já padronizadas e mais tradicionais dos mesmos, sendo um profissional com atividades voltadas a qualidade de vida e saúde.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  • Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico.

Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com a Norma da ABNT atualizada para o ano de 2016.

A fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figura relativas à Fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (230.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com