TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectivas do BSC

Por:   •  8/1/2019  •  Dissertação  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Perspectivas do BSC

Existe uma ligação entre as quatro perspectivas; “As necessidades  dos clientes e as metas financeira definida, norteiam os processos internos que a empresa deve adotar para satisfazê-la” (KAPKAN, NORTON 1992). Com isso são desenvolvidas estratégias a ponto de identificar as necessidades dos clientes e do mercado e idealizar melhorias nos produtos ou serviços a fim de agradar satisfazer e fidelizar os clientes.

De acordo com Nascimento (2013 p.245)

Kaplan e Norton 1997 enfatizam que o processo do BSC tem início na produção da visão e da estratégia da empresa em objetivos estratégicos específicos, mediante um trabalho de equipe dos membros da alta administração. Os objetivos e as medidas estratégicas devem ser transmitidos para todos os objetivos, e as medidas estratégicas devem ser transmitidas para toda a empresa, interligando as medidas focadas e o desempenho passado com os objetivos e medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro sobre quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizado e crescimento.

A figura abaixo mostra que as quatros perspectivas estão inteiramente relacionados com a Visão estratégica da empresa, além de ser uma grande ferramenta de auxilio ao BSC. As perspectivas faz parte da visão geral do Balanced Scorecard, o mapa estratégico contendo o objetivo a serem analisados, os indicadores que seria uma forma de descriminar onde são encontrados como, por exemplo, receitas, participações no mercado, reclamações de clientes, e avaliações periódicas, além das metas como aumento de treinamentos, aumento de produtividade, evitar inadimplência entre outros, e as iniciativas a serem tomadas pelos gestores a fim de alcançar os objetivos traçados para que a empresa possa chegar no resultado esperado por todos.

A perspectiva da empresa pode ser metas especificas de curto prazo e as medidas de desempenho devem ser divididas em pelo menos quatro perspectivas. Cada perspectiva deve ser construída levando em conta, objetivos, medidas de desempenho e iniciativas. Os objetivos financeiros são trabalhados de forma onde os objetivos são ajustados dentro da fase ou ciclo em que a empresa se encontra, auxiliando os gestores na implementação e no controle das principais estratégias. As iniciativas são ações que devem dar sustentação as atividades da entidade.

A perspectiva financeira pode abranger a rentabilidade, a margem operacional, investimentos, índices de liquidez, de endividamento, lucros, e mais o demonstrativo que os gestores da empresa achar que seja necessário para o alcance dos objetivos da organização. Os indicadores de perspectiva financeira, monitora se a estratégia da empresa está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. As metas financeiras se relacionam com rentabilidade, crescimento e valor para os acionistas. Os objetivos e medidas financeiras desempenham um papel duplo: definem o desempenho financeiro esperado da estratégia e serve de meta principal para a definição dos objetivos e medidas das outras perspectivas do BSC.

Nas perspectivas de clientes Kaplan e Norton (1997) esclarecem que as empresas devem identificar os segmentos de clientes e o mercado, nos quais desejam competir. Argumentam que ha necessidade de definir o segmento de mercado e suas populações atuais e potenciais de clientes, selecionando em seguida o segmento dos quais prefere atuar.

A perspectiva de clientes tem muito a ver com a missão da empresa, e estão bem focadas aos clientes e ao mercado, sendo assim ela envolve muitas outras partes da empresa para auxiliar no alcance dos objetivos relacionados às perspectivas dos clientes.

O grupo de medidas essenciais que auxiliam no resultado de clientes, é a participação no mercado, captação de clientes, retenção de clientes, satisfação de clientes e lucratividade de clientes. A participação no mercado, tem uma base comparativa de alguns demonstrativos como clientes, gastos, e volume de produção e vendas com outras empresas do mesmo segmento no mercado. A captação de clientes mede a capacidade de atração e conquista de novos clientes ou novos negócios dentro da área explorada. A retenção dos clientes controla a intensidade de clientes que tem fidelidade com a empresa analisada em questão. A satisfação de clientes mede o nível de satisfação dos clientes da empresa, muitas vezes através de questionários e implantação de local especifico para possíveis reclamações. E a lucratividade traz à medição do lucro líquido vindo de empresas deduzido das despesas que estão inteiramente ligados a sustentação dos clientes.

Os indicadores de perspectiva dos clientes e dos acionistas (perspectivas financeiras) devem ser apoiados por processos internos. Nesta perspectiva as organizações identificam os processos críticos para a realização dos objetivos das duas perspectivas anteriores. Os processos devem criar as condições para que a organização ofereça propostas de valor ao cliente, capazes de atrair e reter clientes nos seus segmentos de atuação e, ao mesmo tempo, criando valor aos acionistas.

De acordo com Frezatti, (2009 p.41)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com