TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perícia Contábil e a Profissão do Perito

Por:   •  23/4/2022  •  Artigo  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade Flamingo

Amanda dos Santos Raphael

RA: 16100796

Ana Carolina André Leite

RA: 15100379

Edson da Silva Quesadas

RA: 10500413

Milena do Nascimento

RA: 16101234

A Perícia Contábil e a Profissão do Perito

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo, sobre a importância da perícia contábil e da profissão do perito. O estudo buscou demonstrar através de uma fundamentação teórica os conceitos e origens da perícia, e o trabalho elaborado pelo profissional perito. Na pesquisa discorremos sobre o que é a perícia contábil, onde ela surgiu e como é o seu funcionamento. Em seguida o estudo se desenvolve falando sobre os tipos de perícia, laudo pericial, sobre a formação e a profissão do perito e o mercado de trabalho atualmente.

Palavras-Chave: Perícia Contábil; Origem; Profissão do Perito; Perito Contador; Laudo.

ABSTRACT

This article aims to present a study on the importance of accounting expertise and the profession of the expert. The study sought to demonstrate through a theoretical foundation the concepts and origins of the skill, and the work elaborated by the professional expert. In the research we discuss what is accounting expertise, where it came about and how it works. Then the study is developed on the types of expertise, expert report, on the training and the profession of the expert and the labor market today.

Key Words: Accounting Skills; Source; Profession of the Expert; Expert Accountant; Report.


Sumário

  1. Introdução4

1.1 Objetivo4

1.2 Justificativa5

1.3 Metodologia6

1.4 Hipótese6

1.3 Problema6

  1. Fundamentação Teórica7

O que é perícia contábil e o que faz um perito7

Perícia Judicial7

Perícia Extrajudicial8

Perícia Semijudicial8

Perícia Arbitral8

Profissão de Perito e o Mercado de Trabalho9

Laudo Pericial e Manifestação9

2.1 Conceituação10

  1. Pesquisa11

Dados Básicos Caso 111

Dados Básicos Caso 212

Comparação dos Casos 1 e 215

  1. Análise do Resultado da Pesquisa15
  2. Conclusão16
  3. Referências Bibliográficas17


  1. INTRODUÇÃO

A perícia contábil é considerada uma das áreas da contabilidade que está em grande expansão. Área que se trata de um contador devidamente registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), exercendo a sua função como perito.

A atividade pericial tem mostrado sua existência desde que o homem existe em sociedade.  Segundo relatos históricos, Heródoto 1.400, A.C., podemos ver que a atividade pericial já era utilizada no antigo Egito. Naquela época as terras ficavam as margens do Rio Nilo e eram divididas para utilização do cultivo. Quando o Rio transbordava era necessário o conhecimento de quem entendia, na época nomeado pelo faraó, para medir as terras novamente e dividi-las corretamente.

De acordo com Machado (1930) datado de 130 da era cristã, encontram-se no museu britânico relatos de um relatório de ferimentos sofridos por um individuo. O documento tem relatado o que parece ser um laudo, nele contém itens como a requisição da autoridade, compromisso dos participantes, atuação do profissional, presença de testemunhas, descrição minuciosa da lesão, etc.

Existem diversos relatos históricos, documentos antigos de diversas épocas, onde nos indica que a primeira atividade pericial no sentido técnico científico como é feito hoje, foi dado no império romano. Já no período medieval o que mais predominava eram provas de sentido religioso, nessa época a escrita ainda era algo restrito para poucas pessoas.

No Brasil, a necessidade de um perito é utilizada pela primeira vez por volta do ano de 1832, com a promulgação do código de processo penal.

Atualmente essa área só vem crescendo em nosso país, e cada vez mais formandos de Ciências Contábeis se interessam pela profissão.

  1. Objetivo

Diante desse contexto, este presente trabalho de Ecapro tem como objetivo passar uma visão mais ampla sobre a Perícia Contábil no Brasil, de maneira clara e básica explicar o que é essa Perícia, apresentar um estudo da origem da perícia contábil e do seu conceito, como ela é feita, aspectos relevantes quanto aos seus objetivos, espécies e aplicações, e discorrer buscando mostrar melhor a figura do perito e o caminho para quem deseja seguir esta profissão e entrar no mercado de trabalho.

As informações aqui apresentadas foram analisadas de artigos acadêmicos e parte das informações está publicada em sites de órgãos vinculados.

 Um dos autores pioneiros dessa área nos mostra a necessidade de informações sobre o assunto, segundo Pires (1999) existe um crescente aumento da necessidade de pesquisa e informação sobre esse assunto que é um dos meios dos quais pessoas físicas ou jurídicas têm a sua disposição, garantido constitucionalmente de se defenderem ou exigirem direitos nas mais variadas situações.

1.2 Justificativa

O Ecapro realizado pretende examinar e exibir algumas das características da Perícia Contábil além disso mostrar um pouco do que é esta profissão e a formação acadêmica para quem deseja ingressar na área.

Com a finalidade de demonstrar um fato ou ato, deve ser efetuado com o maior rigor possível, com a mais pura e genuína verdade.

Segundo Alberto (2000) a Perícia possui espécies distintas, as quais são identificáveis e conceituadas de acordo com os ambientes que atua. Os locais de atuação que definirão as características estão em linhas gerais, relacionados com a esfera judicial, a esfera extrajudicial, a esfera arbitral e a esfera semijudicial.

Desta forma, com este trabalho pretende-se passar essas informações que o autor nos mostra, de maneira clara para que pessoas que não tenham o conhecimento pericial consigam identificar do que se trata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com