TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevancia do Fluxo de Caixa na Gstão do negócio Empresarial

Por:   •  2/11/2016  •  Artigo  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 17


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

        




ANTONIO GEOVANI ANDRADE BEZERRA








A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO EMPRESARIAL
















Fortaleza

2016


ANTONIO GEOVANI ANDRADE BEZERRA












A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO EMPRESARIAL











Artigo apresentado a Universidade Estácio de Sá como requisito para conclusão do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Financeira e Controladoria.

Orientadora: Profª. Alexandra Siebra.











Fortaleza

2016


RESUMO

Enquanto tem surgido para muitos brasileiros o desejo de abrir um primeiro negócio, para quem já está no mercado existem grandes desafios para se manter nesse mercado. Segundo o SEBRAE, dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos escolhem o mundo dos negócios como fonte de renda. Os novos empreendimentos, devido sua relevante contribuição na geração de empregos bem como a amplitude da diversificação de negócios, têm uma grande importância na economia do país. Para que uma empresa obtenha sucesso, desenvolvimento e crescimentos contínuos, o empreendedor deve buscar ferramentas que gerem informações financeiras que lhe permitam planejar, controlar e melhor gerir o negócio. Nesse contexto foi constatado, a partir de um estudo realizado em uma empresa varejista de confecção, que o fluxo de caixa é um instrumento relevante para a gestão financeira do negocio empresarial, pois o diagnóstico do fluxo de caixa orienta a tomada de decisão da proprietária ao relatar disponíveis de caixa insuficientes para contratar um financiamento para construção de uma sede própria.

Palavras-chave: Fluxo de caixa. Planejamento. Controle.

ABSTRACT

As has emerged for many Brazilians the desire to open a business first, for those already in the market there are major challenges to keep this market. According to SEBRAE, two in five Brazilians between 18 and 64 choose the business world as a source of income. The new projects, due to its significant contribution to job creation and the scope of business diversification, have a great importance in the economy. For a company successful, continuous development and growth, the entrepreneur must seek tools that generate financial information to enable you to plan, control and better manage the business. In this context it was found that the cash flow is an important instrument for the financial management of the enterprise business from a study on a retailer of clothing, where the diagnosis of cash flow reports insufficient available and guides the decision-making the owner of the financial capacity of the company before the desire to make a loan to finance the acquisition of its own headquarters.

Keywords: Cash Flow. Planning. Control.


1 INTRODUÇÃO

Sair da condição de empregado e abrir o próprio negócio é um sonho que paira sobre a cabeça de muitos trabalhadores.  Porém para os que conseguem  concretizar esse sonho vem o grande desafio de saber manter esse negócio. Abrir e manter um negócio no momento atual vivido pela economia brasileira exige que os empreendedores não só tenham conhecimento do ramo, mas saibam o quanto é importante incorporar a gestão financeira dos negócios, instrumentos eficazes que orientem o controle financeiro.

A manutenção de um controle financeiro é de grande relevância a sobrevivência de uma empresa bem como a sua evolução e permanência no mercado. Tema abordado em estudos tais como: A importância do fluxo de caixa projetado para micro e pequenas empresas (Dayana Vidal Santana, 2006); Fluxo de caixa: Instrumento indispensável para o planejamento, controle financeiro e sobrevivência das pequenas empresas (Geraldo Vinícius Ramos e Caroline Corrêa Alves, 2012);  Fluxo de caixa como instrumento de gestão ( José Narciso pereira de Jesus, Carlos Alberto de Souza e Vanda Aparecida oliveira Dalfior, 2015); O fluxo de caixa como instrumento de planejamento financeiro: A análise de um investimento em uma empresa varejista de confecções (Josué Daniel, 2011). Daí então, a importância de lançar a mão o instrumento fluxo de caixa, que segundo Silva (2011), é uma ferramenta peculiar, que possibilita ao administrador planejar, controlar e analisar as receitas, despesas e investimentos em determinado período de tempo.

Entretanto, o que tem acontecido para muitas empresas é que quando chegam às datas programadas para os pagamentos, elas têm enfrentado sérios problemas de liquidez. A falta de um planejamento e da análise correta do negócio faz com que a empresa assuma compromissos financeiros que vão além do seu alcance, acima da sua capacidade de pagamento, ocasionando a perda da credibilidade junto a fornecedores e em muitos casos resultando na falência da mesma. Por isso, conhecer antecipadamente as necessidades e sobras de caixa a curto, médio e longo prazos possibilita a tomadas de decisões gerenciais para otimizar os resultados. Assaf Neto e Silva (2002, pag.35) fazem a seguinte abordagem:

        

[...] o fluxo de caixa é de fundamental importância para as empresas, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Para se manterem em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo como condição básica apresentar o respectivo saldo em seu caixa nos momentos dos vencimentos. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa de uma séria descontinuidade em suas operações.

        

 Muitos gestores não utilizam esse instrumento, ou o utilizam parcialmente, pelo fato de não terem conhecimentos mais profundos, deixando assim de realizar uma análise financeira mais completa do negócio, perdendo a oportunidade de maximizar os recursos financeiros e melhor gerir a empresa. Nesse contexto, levantamos a seguinte questão-problema: O fluxo de caixa é um instrumento relevante para a gestão financeira do negócio empresarial? 

Segundo Santos (2010, p. 43), “o fluxo de caixa é o instrumento capaz de traduzir em valores e datas os diversos dados gerados pelos diversos sistemas de informação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (419.2 Kb)   docx (64.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com