TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGICA

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da disciplina é estudar a sociologia como ciência no contexto da modernidade e pós-modernidade, contextualizando a configuração da mesma como campo científico.Apresentar o conceito de ciência, paradigma científico e positivismo, contextualizar a ciência moderna, as transformações do século 19 na sociedade europeia e o surgimento do positivismo como base teórica da sociologia. Ainda identificar as principais características da teoria de Durkheim, contextualizar como a teoria de Durkheim contribuiu para estruturar o pensamento sociológico moderno. Identificar as principais características da teoria marxista, contextualizar como a teoria marxista no pensamento sociológico moderno.

Situação problema:

Marx e Engels compreenderam que as relações estabelecidas entre as classes são, em geral, marcadas pela opressão de uma classe sobre a outra. Ou seja, as relações sociais de produção eram baseadas na exploração do trabalho de uma classe sobre a outra e, em geral, esse processo era acompanhado de altas doses de violência. Para os autores, ao longo da história, os conflitos de classe são a mola propulsora das transformações e das mudanças.

Nesta atividade, façam uma avaliação crítica-analítica sobre como as relações sociais de produção e o Estado são importante para a compreensão do capitalismo.

Procedimentos para elaboração do TD:

1. Elabore um texto expositivo de teor crítico-analítico acerca do tema proposto e que responda à questão levantada na situação-problema de forma clara e objetiva.

2. Apresente entre 3 (três) e 4 (quatro) páginas de texto, sem contar a capa e as referências bibliográficas, construído nos parâmetros da ABNT.

3. Enumere as páginas.

4. Cite, ao menos, dois autores durante o texto e referencie suas obras ao final.

5. Considere a seguinte ordem para o trabalho: capa, texto, referências e anexos.

6. Poste o arquivo final seguindo as recomendações, especialmente no item V das Informações Gerais abaixo elencadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com