TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Seminário: EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Seminário  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

PROFUNCIONÁRIO – INFRAESTRUTURA - ESCOLAR

VANUZA C. DE OLIVEIRA SILVA

MEMORIAL MÓDULO V

TEMA: EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO.

ITIQUIRA – MT

2013

Iniciou – se no dia 28 de junho o modulo V, foi ministrado pela professora Darcy Imaculada, no primeiro momento ela distribui para cada cursista uma folha com a Pauta e apresentação da ementa do módulo V Educação, sociologia e trabalho: abordagem sociológica da educação.

É preciso ressaltar que a resolução industrial provocou uma serie de transformações, políticas e sociais na sociedade. O desenvolvimento da empresa industrial maquinofatureira e a formação da sociedade urbana voltada à produção. Concentração de trabalhadores oriundos do êxodo rural – cidades sem planejamento. Outro fator importante desta época foi a Revolução Francesa que provocou mudanças na sociedade. Varias outras transformações sociais ocorrem durante este período como: A desigualdade social e a riquezas nas mãos da elite (burguesia).

Neste cenário surge à sociologia que busca uma resposta a todas estas transformações. Para explicar essas transformações surgem duas teorias o Funcionalismo e o Materialismo Dialético. e seus defensores, que dentre eles merece destaque Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels.

Em pequenos grupos os cursista foram divididos para explicar a Unidade três: Educação na perspectiva conservadora. A influência de Émile Durkheim e John Dewey com seu pensamento liberal.

Meu grupo explicou sobre Os ideais liberais e a educação, o liberalismo pode ser resumido como o postulado do livre uso, por cada indivíduo ou membro de uma sociedade, ou seja, liberdade de cada indivíduo. O respeito à individualidade do aluno é uma das marcas da educação liberal, e um rompimento com a escola tradicional.

Segundo John Dewey, professor americano, fundador da chamada “Escola Nova” a escola é vista como fator de desenvolvimento social e da democracia.

Já Theodore Schultz defendia a teoria do “Capital Humano” a educação como fator de progresso econômico é materializada.

Estas duas teorias são baseadas em cinco princípios do liberalismo;

O primeiro princípio liberal é o individualismo; Por meio do Individualismo, o liberalismo defende a sociedade dividida em classes e justifica que o acesso a posições sociais favoráveis depende do esforço de cada sujeito, uma vez que as oportunidades são dadas a todos.

O segundo princípio liberal é o da liberdade; Propõe liberdade entre os indivíduos para obter sucesso e conquistar melhor posição na sociedade em função de seus talentos.

O terceiro princípio é o da propriedade privada. Ela é vista como um direito natural, livre de qualquer usurpação.

O quarto princípio é o da igualdade, que, para o liberalismo, não significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com