TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.422 Palavras (22 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROFESSOR: OLNEY BRUNO DA SILVEIRA JUNIOR

“CIÊNCIAS CONTÁBEIS”

“TEORIA DA ADMNISTRAÇÃO”

Novo Horizonte do Sul – MS

2012

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Desenvolver um relatório final como oportunidade de construir novos conhecimentos, por meio de aprofundamento bibliográfico, elaborado para fins de avaliação parcial do Módulo, desenvolvendo as competências e habilidades essenciais a Teoria da Administração, da Uniderp Interativa a partir de decisões criativas, embasadas em análises de possíveis cenários, sob orientação do professor Olney Bruno Da Silveira Junior e do professor local.

Novo Horizonte do Sul – MS

2012

RESUMO

Neste desafio foi desenvolvido um texto, com um quadro comparativo das Teorias da Administração, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise crítica de textos indicados, cujo resultado esta apresentado na forma de um Relatório Final. A pesquisa foi feita em livros e sites confiáveis da Internet, com o objetivo de levar à compreensão da Administração como evento social, já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanham as novas necessidades ocasionadas pela evolução social.

Este desafio pretende nos trazes a identificação, e associação dos acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração, e como se deu a influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais.

OBSTRACT

In this challenge we developed a text with a table comparing the

Theories of management, from a literature search and critical analysis of texts indicated, the result presented in this form of a Final Report. The research was done in books and reliable internet sites, in order to lead to an understanding of how social event of Directors since emerged to troubleshoot companies inserted in human society, and that their changes accompany the new needs arising from the social evolution .

This challenge we want you bring identification and association of historical events that preceded the emergence of theories of management, and how these were influenced by social events up to the present day.

INTRODUÇÃO

O propósito do trabalho é de que todo o grupo tenha atingido ao máximo seus objetivos, e o nosso principal foco foi buscar informações verdadeiras a acrescentar as dicas que nos foram apontadas no desenvolvimento do trabalho.

Esta atividade é importante para compreendermos o surgimento das Teorias da Administração como um evento social que acompanha a própria evolução humana, assim como identificar quais problemas as propostas iniciais buscaram solucionar. É essencial para que todos percebam a importância destas propostas das Teorias da Administração, para solucionar problemas originários das propostas imediatamente anteriores; e, ainda, para entender que aquela realidade social presente no contexto das empresas fez surgir uma nova fase do conhecimento administrativo.

E também é importante para nos mostrar a evolução natural das Teorias da

Administração percorrendo caminhos inéditos, pelos quais os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto, exigiam quebra de paradigmas da Administração a partir do reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente, e também da intensa evolução tecnológica. E é fundamental para assimilar que o dinamismo do contexto empresarial leva as Teorias da Administração ao desenvolvimento constante de propostas adequadas aos novos problemas existentes em ambientes empresariais, cada vez mais complexos, considerando, agora, que o administrador exerce diversos papéis na organização e que as pessoas são o principal recurso organizacional. Também é importante para percebermos e compreendermos como os principais elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas, e como são estabelecidas as bases das políticas organizacionais.

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO......................................................................4

2 RELATÓRIO COMO OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS POR MEIO DE APROFUNDAMENTO BIBLIOGRÁFICO..................................................................6

2.1 Primeiro Período.....................................................................................6

2.1 Segundo Período.....................................................................................7

3TEORIA CLÁSSICADA ADMINISTRAÇÃO...............................................................8

4TEORIA DA BUROCRACIA.......................................................................9

5TEORIA ESTRUTURALISTA.................................................................9

6 ENFASE NAS PESSOAS: TEORIA DAS RELACOES HUMANAS................................................................................9

7TEORIACO MPORTAMENTAL..................................................................10

ÊNFASES NA TECNOLOGIA E NO AMBIENTE.......................................................................... ...10

7.1 Teoria De Sistemas.................................................................................. .14

7.2 Teoria Da Matemática.............................................................................. ..14

7.3 Teoria Da Tecnologia Da Informação.................................................................................14

7.4 A Teoria Contingencial.............................................................................15

7.5Implicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com