TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Aberta

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Aberta 13

Atualmente, a Caixa Seguridade Participações S/A consiste em uma holding controlada pela CAIXA, com o objetivo de desenvolver e implementar “a estratégia comercial para venda dos produtos de seguridade da CAIXA”. De acordo com a entidade[1], “a operação de seguridade da CAIXA oferece uma ampla variedade de apólices de seguro de vida, patrimoniais, inclusive seguro habitacional, de ramos elementares e de automóveis, bem como planos de previdência privada, títulos de capitalização e consórcios”.

Em sua “Política de Gerenciamento de Riscos”[2], a entidade apresenta a classificação entre quatro grupos: (i) Riscos Estratégicos; (ii) Riscos Financeiros; (iii) Riscos Operacionais e (iv) Riscos Regulatórios, sendo afirmada a existência de metodologia específica para cada tipo de risco considerado em sua política. Consoante atesta a entidade,

As políticas e estratégias para o gerenciamento de Riscos a Caixa Seguridade são revisadas no mínimo anualmente, com o objetivo de mantê-las adequadas à natureza, complexidade e dimensão das exposições a riscos e compatíveis com os objetivos estratégicos da Companhia.

A Caixa Seguridade mantém estrutura de gerenciamento de Riscos adequada à natureza e complexidade de suas participações, operações e à dimensão de sua exposição de cada risco.

(...)

A Companhia adota medidas de Gestão de Crise e Continuidade de Negócios para manutenção das atividades críticas e tem como foco a proteção das pessoas, dos ativos e da imagem e/ou reputação.

Essas políticas de gerenciamento de riscos contribuem, tanto para a manutenção do empreendimento (principalmente considerando-se que as contingências do mercado impactam diretamente os resultados, inclusive quando considerada a crise generalizada provocada pela pandemia do novo Coronavírus) quanto para a prospecção de investidores, diante da abertura do IPO ocorrida neste ano.

Nesse especial, destaca-se que a abertura do IPO da entidade tem gerado divergência de opiniões em relação a sua viabilidade. Há quem afirme que, diante da crise econômica vivenciada atualmente, a oferta gera desvalorização e enfraquecimento da entidade. Enquanto outros enxergam o empreendimento como vantajoso, principalmente em razão de sua capilaridade, o que pode atrair investidores e aumentar a lucratividade dos serviços.

A tratativa do seguro habitacional pela entidade, porquanto compreende um serviço obrigatório ao contratar o financiamento, é vendido como um serviço altamente vantajoso a seus contratantes[3], sendo responsável pelo giro de significativa parte do capital regente da entidade. Em que pese se verifiquem fatores de risco associados ao inadimplemento dos contratantes, cumprimento e/ou descumprimento de disposições ambientais, bem como padrão de construção verificados nos empreendimentos segurados, denota-se, através dos relatórios que os acionamentos dos sinistros são controlados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com