TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Twitter, Origem e Trajetória

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

TWITTER, A REDE SOCIAL INFORMATIVA

Hegemonia dos Microblogging

Anderson da Silva Alves

Elaine Teixeira

Centro Universitário Lionardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB 0089) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

21/06/2012

RESUMO

 Twitter desenvolvido para ser uma plataforma simplificada de microblogging, surgiu em 2006 hoje é uma importante rede social. Com o passar do tempo o site foi se alto definindo, é considerado não só como uma rede de relacionamento mais como uma rede de troca de informações. Diferente de alguns sites concorrentes, o Twitter não é encharcado de plataformas de aplicativos, feed’s, murais, etc, tem uma funcionalidade mais enxuta. Os conectados não são chamados de usuários, mas de seguidores e de seguidos, as mensagens são curtas, pode se ter fotos mas não é o foto principal do microblogging. O site hoje já é considerado um dos grandes nesse meio das redes sociais, e fatura seu milhões anuais. Uns dos principais problemas do meio de empresas virtuais são os spam, com o Twitter não seria diferente, milhões são investido para dar maior segurança aos seus aos seguidores e seguidos. A maioria dos grandes nomes mundiais nos mais diferentes meios como artísticos, políticos, empresarial e pessoas comuns, exprime suas idéias e compartilham diariamente sua vida e informações com seus seguidores, informações na maioria das vezes em tempo real através de suas plataformas para celulares, exprimindo em seus tweets, opiniões, sugestões, criticas, noticias, etc.

Palavras-chave: Seguidores, microblogging e Tweets.

1 INTRODUÇÃO

No contexto pretende-se relatar ao leitor, o que é o Twitter, suas funcionalidades diversas, uma das suas características principal que é a troca de informações entre os seguidores e o que o difere de muitas outras redes sociais. Muitas vezes trazendo para o site informações importantes em tempo real, como clima, transito, acontecimentos, tragédias, noticias, que seus conectados seguidores fazem questão de mandar seus tweets.

Na seqüência além de conceituar, também será abordados assuntos como sua criação, co-fundadores, as formas que seu usuários o utiliza, sua rentabilidade como empresa e muitos outros assuntos, para que o leitor possa conhecê-la melhor.

2 DA CRIAÇÃO A EXPANSÃO!

A empresa funda em 21 de março de 2006, com a caracterisca de ser um microblogging, idealizada pra ser não apenas uma rede social mas uma rede de troca de informações através de seus usuários, que no site são tratados como seguidores e seguidos e as mensagens s chamadas de tweetes. Mas dando um significado mais técnico podemos dizer que

Twitter (pronuncia-se "tuíter") uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry. (DICIONÁRIO WEB, 2010).¹

Seus fundadores são Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Willians, um deles foi o primeiro a mandar um tweets, que dizia, “Just setting up my twttr” (“apenas configurando meu Twitter”). (REVISTA EXAME INFO, 2012 apud DORSEI, 2006)².

Jack Dorsey, um grande empresário de apenas 35 anos, um programador autodidata e um grande observador, verificou que na empresa onde trabalhava havia a necessidade de saber onde se encontrava os caminhões da frota, e partindo disso,  depois de pouco tempo surgia a primeira versão do que seria o Twitter. O sucesso foi tão grande que então surgiram os próximos personagens dessa história, Evan Willans e Biz Stone, empreenderes e donos da empresa que Dorsey trabalhava, vendo o sucesso do programa em sua empresa resolveram se tornarem sócios investidores no negócio, que dentre breve saíra da empresa para ganhar conectados seguidores e seguidos por todo o mundo.

Atualmente apenas Jack Dorsey encontra-se na administração da empresa, apesar dos outros co-fundadores ainda continuar tendo participação no capital, não estão mais ligados diretamente a administração dos negócios, ficando a responsabilidade de fazer do Twitter uma empresa lucrativa e de solidificá-la no mercado, apenas de Dorsey.

O nome Twitter é bem atípico, sua origem é interessante e inusitada, pensada pelo próprio Jack Dorsey parte do seguinte principio “[...] o nome foi inspirado em um pássaro que para manter os outros pássaros informados do que está fazendo e onde está, emite periodicamente um trinado estridente. Esse pássaro inspirou o nome e a ideia do próprio site de relacionamento.”(BLOGSPOT, 2010).³[1]        

2.1 JACK DORSEY, UMA MENTE MAIS QUE BRILHANTE

Considerado em 2010 uns dos homens mais criativos do mundo, Dorsey faz parte do grupo dos milionários, é um excelente empreendor e um brilhante autodidata. Dentro de apenas seis anos saiu do desconhecido e passou a ser um importante empresário a rede de comunicação virtual, sendo, por tal motivo fica fácil despejá-lo elogios pois:

Ter uma idéia é relativamente fácil. Transformá-la em um negócio de sucesso é raro. Fazer isso duas vezes é um feito para pouquíssima gente. Agora, criar e administrar duas das pontocom mais festejadas do mundo ao mesmo tempo... aí você só pode estar falando de Jack Dorsey, dono da idéia por trás da plataforma de microblogging Twitter e fundador do serviço de pagamentos Square. Em seis anos, Dorsey passou de um programador autodidata sem emprego fixo ao novo queridinho do Vale do Silício, à frente de dois negócios que, somados, já valem US$ 8,7 bilhões e empregam mais de 600 funcionários. (GUILHERME FELLITI, 2011).[2]

Que o rapaz é cheio de atributos, não se pode negar, mas talvez seu maior desafio ainda estar por vim, que é manter suas criações sendo competitivas e lucrativas no mercado, pois com ambas ele se depara com concorres nada fáceis.

3 FORMAS DE TWITTAR

3.1 RETWEET

Nada mais é que colocar em seu Twitter um tweets de uma outra pessoa divulgnado a mensagem no seu. Dessa forma muitos seguidores e seguidos conseguiram espalhar de forma ainda mais rápidas as informações divulgados.

3.2 TWITTER LIST

É um recurso do Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (384.2 Kb)   docx (462.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com