TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viabilidade da Troca de Lâmpadas

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Tangara da Serra/MATO GROSSO

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, Empreendedorismo e   Marketing Digital

Ana Paula Ferreira de Souza. RA: 5399812692[pic 2]

Igor Gustavo Frageri Silva. RA: 5399809931

Ileana Vegini. RA: 5326590544

Stefani Elaine Neves dos Santos. Ra: 5314534188

        

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Disciplinas Norteadoras: Matemática, Processos gerenciais, Responsabilidade social e meio ambiente, técnicas de gestão, direito empresarial.  

Tangará da Serra

2017

Ana Paula Ferreira de Souza. RA: 5399812692[pic 3]

Igor Gustavo Frageri Silva. RA: 5399809931

Ileana Vegini. RA: 5326590544

Stefani Elaine Neves dos Santos. Ra: 5314534188

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Disciplinas Norteadoras: Matemática, Processos gerenciais, Responsabilidade social e meio ambiente, técnicas de gestão, direito empresarial.  

Desafio Profissional apresentado ao curso de Empreendedorismo, gestão financeira e Marketing Digital da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Processos gerenciais, direito empresarial, responsabilidade social e meio ambiente tecnologias de gestão e matemática, plicado aos cursos de Tecnologia em Marketing, Marketing Digital, Empreendedorismo, Gestão Comercial, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Logística, Gestão Pública, Recursos Humanos.

Tutora à distância: Dayanne Baggio           Mary Silvea Santana.

Tutora de Sala: Rafaela Fracaro

Tangará da Serra

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Viabilidade da Troca de Lâmpadas        6

2.2 Código de Defesa do Consumidor        7

2.3 Sistema de Gestão        7

2.4 Implementação de Práticas Sustentáveis        8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1 INTRODUCÃO

Com o grande avanço tecnológico, e aumento populacional, surgiram no mercado cada vez mais industrias dos mais variados segmentos. Com o aumento da população, o crescimento das industrias, se tornou necessário, para que a economia Brasileira se mantenha ativa e em giro, porém, este crescimento desenfreado tem causado cada vez mais danos ambientais. O Desenvolvimento é altamente necessário, mas para que haja equilíbrio entre homem e natureza, é preciso que o meio ambiente seja respeitado, afinal, somente com um ambiente saudável, é que podemos sobreviver e manter a qualidade de vida.

Para que este equilíbrio seja mantido, medidas sustentáveis foram adotadas para manter o crescimento, buscando harmonia entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, de forma que impactos e desgastes ambientais fossem minimizados, suprindo as necessidades atuais, sem esgotar ou comprometer os recursos naturais das próximas gerações.

O presente trabalho, tem como objetivo assessorar a professora Ana, que acaba de assumir a direção escolar da escola de ensino fundamental Aprendiz, localizada na cidade de Curitiba/PR. Em sua gestão, Ana busca reestruturar a escola implementando medidas sustentáveis de economia e sistemas, que reduziram o consumo de energia e materiais utilizados, contribuindo diretamente com a organização dos documentos escolares que passaram a ter fácil acesso, e com o meio ambiente, pois diminuirá consideravelmente a matéria prima utilizada pela escola.

2 DESENVOLVIMENTO

Para que a diretora Ana obtenha um resultado satisfatório em seu projeto, ele será desenvolvido e executado em 3 etapas:

A primeira etapa conta com o estudo de viabilidade de troca das lâmpadas, e se tal medida será realmente compensatória para a escola.

Na segunda etapa, Ana precisará lidar com problemas com fornecedores. Para tal, sua assessoria ajudara Ana a entender sobre seus direitos como consumidora, instruindo-a sobre quais medidas tomar para que tenha seus direitos reconhecidos e respeitados, de forma que a mesma não fique no prejuízo.

Na terceira etapa, Ana juntamente com sua assessoria buscara ferramentas para que os documentos escolares, e metodologias de aprendizado sejam conservados e de fácil acesso em plataformas online, reduzindo a quantidade de papeis e impressões.

Após a assessoria de Ana orienta-la e ajuda-la na execução dos seus projetos iniciais, na quarta etapa Ana contara com uma ajuda extra de sua assessoria, pois além das medidas ja implementadas, Ana receberá novas sugestões, e como proceder para implantar cada uma delas, de forma que ela possa dar continuidade em seu projeto de sustentabilidade, obtendo o sucesso almejado em sua gestão.  

2.1 Viabilidade da Troca de Lâmpadas

Após realizarmos os cálculos de consumo, obtivemos os seguintes resultados:

  • Gasto mensal lâmpadas Fluorescentes:

F(x) = 0.36.x + 1000

F(1620) = 0.36 x 1620 + 1000 =

F(1620) = 1583.20

 

  • Gasto mensal lâmpadas Led:

F(x) = 0.36.x + 1000

F(900) = 0.36 x 900 + 1000 =

F(900) = 1324.

Levando em consideração o consumo mensal das lâmpadas, o valor economizado com a substituição das fluorescentes pelas de led seria de: R$259.20 / mensal. Pensando no ano letivo, Ana economizaria em sua gestão anual, um total de R$3.110.40, o que além de ser uma grande economia em energia elétrica, ainda contribuiria diretamente com o meio ambiente, pois as lâmpadas de Led emitem menos calor, e duram até 50x mais que uma lâmpada comum, o que resulta em menos trocas, menos prejuízos, e menos recursos utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com