TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade a serviço de todos

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÂO

DESENVOLVIMENTO

Razonetes..........

Planejamento

Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. As empresas são consideradas organizações, pois têm propósito distinto; são constituídas por pessoas; desenvolvem um tipo de estrutura e utilizam determinado tipo de tecnologia (SILVA, 2010).

De acordo com Silva, 2010, as empresas comerciais são aquelas que comercializam as mercadorias tanto diretamente ao consumidor final quanto para outras empresas que irão revender a mercadoria. E as prestadoras de serviço são aquelas que comercializam trabalho, e não mercadorias. O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar.

                Trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento pro ativo em relação ao futuro. Sem planos os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornar-se-ia um exercício sem consistência, o que consequentemente afetariam toda a organização. Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe.

                O Planejamento é um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre o objetivo que buscará no futuro, para tanto há diferentes níveis de organizacionais. No nível institucional ou estratégico, o planejamento envolve a determinação dos objetivos; No nível intermediário, trata-se da alocação de recursos, traduzindo e interpretando as decisões estratégicas, transformando-as em planos concretos em nível departamental; No nível operacional, o planejamento desdobra os planos de táticos, de cada departamento, em planos operacionais, de cada tarefa. Os recursos disponíveis deverão ser distribuídos continuamente, pois eles são limitados aos objetivos traçados. As empresas direcionam seus negócios e operações de maneira racional, por meio de padrões próprios, ou seja, determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados, definindo sua estratégia: definição para alcançar os objetivos, através de um plano unificado, compreensível e integrado. A estratégia empresarial é formada pelos componentes: Ambiente: Conjuntos de negócios, mercados ou setores em que as organizações competem. Empresa: distribuição dos recursos disponíveis, capacidades e habilidade entre esses negócios. Adequação entre ambos: posição que a empresa deve adotar para compatibilizar seus objetivos. No topo da hierarquia dos objetivos está a missão, a razão da existência da organização, do qual descreve os valores e razão de ser de ser. Os objetivos são importantes porque as organizações existem para uma finalidade definida e estabelecida por elas.

                São utilizadas as políticas para a tomada de decisão, elas orientam em direção ao objetivo, em situações que requeiram julgamentos. O planejamento estratégico consiste em planos gerais que moldam o destino da organização, deverá ser feito respeitando uma sequência de etapas que vão da determinação dos objetivos, até a implementação através de planos táticos e operacionais.         A tomada de decisões consiste em decidir ou optar, entre várias alternativas, aquela que mais favoreça a organização e pareça adequada a situação, sabendo dos riscos que corre e das consequências. “As estratégias devem estar subordinadas aos objetivos, isto é, elas só são relevantes na medida em que ajudam a alcançar os objetivos.”

Objetivo Comercial: Manter um elevado nível de aceitação junto a sua principal clientela, parceiros e á sociedade em geral, que é a beneficiária geral dos produtos gerados pela empresa. Os objetivos mais importantes de uma empresa de turismo é a excelência do serviço prestado e a qualidade do atendimento. Tais objetivos são inquestionavelmente muito importantes para assegurar o sucesso do seu estabelecimento. No entanto, o objetivo mais importante de todos é alcançar o lucro desejado através da satisfação do cliente.

Gestão de Pessoas: A empresa deve acionar para seus empregados, mecanismos de incentivo que facilitem a formulação e execução dos projetos e dos planos necessários para programar o Plano Estratégico.

Gestão Administrativo-Financeira: Identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvio do planejado, com finalidade de corrigi-los e de evitar suas reincidências; fazer com que os resultados obtidos com a realização das operações estejam, tanto quanto possível próximo dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos desafios consecução dos objetivos; proporcionar informações gerenciais periódicas, para que seja rápida a intervenção no desempenho do processo; corrigir e reforçar o desempenho apresentado; informar sobre a necessidade de alterações nas funções administrativas de planejamento, organização e direção; proteger os ativos da empresa (financeiros, tecnológicos, humanos, etc.) contra furtos, roubos, desperdícios, etc.; garantir a manutenção ou o aumento da eficiência e eficácia na construção dos objetivos, desafios e metas da empresa; informar se os recursos estão sendo utilizados da melhor forma possível.

Objetivo organizacional

Excelências nos serviços prestados

Objetivo da Área

Qualificação Pessoal

Meta

Crescimento

Atividade

Justificativa

Inicio

Fim                    

Responsável

Turismo

Inovação

Organização

[pic 14]

Na intenção de tornar as estruturas organizacionais transparentes, as empresas investem e focam, cada vez mais, em uma ferramenta estrutural denominada organograma. Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação. “Organograma”, muitas vezes se resume na proposta de organizar e distribuir as responsabilidades e os limites de autoridade, entre os diversos níveis hierárquicos da Empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com