TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da contabilidade e os impactos da alteração das leis

Relatório de pesquisa: A evolução da contabilidade e os impactos da alteração das leis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E OS IMPACTOS DA ALTERAÇÃO DAS LEIS 6.404/762, 11.638/073 E11. 941/094.

Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner

Várzea da Palma/MG, 28 de Novembro de 2012

Contabilidade

Contabilidade é a ciência que tem como objetivo o estudo do patrimônio das entidades, os seus fenômenos e suas variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômica e financeira que alteram a dinâmica das organizações.

A origem da contabilidade

A contabilidade dá inícios de surgimento na antiguidade devido a necessidade de registros do comércio como as trocas de bens e serviços com simples registros sobre os fatos. Na Babilônia as cobranças de impostos se faziam com escribas. Alguns teóricos acreditam que a contabilidade existe desde o início da civilização, há pelo menos 4000 a.C. ou 6000 a.C., na Bíblia Jó já se preocupava em controlar seu patrimônio através de registros. Na cidade de Ur, na Caldéia, onde viveu Abraão, outro personagem bíblico, encontram-se em escavações documentos contábeis como: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes a mão-de-obra e materiais, e isso significa que o homem já considerava fundamental apurar os custos há 5000 a.C..

O que é certo é que o homem sentiu a necessidade de avaliar e controlar o acréscimo ou decréscimo de sua riqueza, mesmo que de forma rudimentar através de desenhos e gravações e os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos por um longo período.

Os suméricos, babilônicos e assírios faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros. Os egípcios formaram um riquíssimo acervo de registros que remontam a 6000 a.C., sendo a escrita no Egito fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. Esse modelo egípcio foi usado e aperfeiçoado pelos gregos a 2000 a.C. sendo aplicado em Contas de Custos e Receitas para apuração do saldo e estendido tal escrituração às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

Em 1202, na Itália, foi publicado o livro “Liber Abaci” (Livro do Ábaco), de Leonardo Pisano que entre inúmeras contribuições, inclui Contabilidade como o cálculo de margem de lucro, moedas, câmbio e juros.

A partir dos séculos XII e XIII, época em que houve a necessidade do estudo de novas técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, dentre outros; torna o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. Com o advento do capitalismo, houve um aperfeiçoamento e crescimento da Contabilidade devido ao processo de produção e alterações nas relações de trabalho em que o escravo cede lugar ao assalariado. Embora de forma rudimentar, é utilizado o débito e o crédito, oriundo das relações entre direitos e obrigações, inicialmente referindo-se a pessoas e pela primeira vez surge a conta “capital”.

No Século XIV com a contribuição dos comerciantes italianos os registros contábeis se tornam mais aperfeiçoados e introduzidos nos negócios privados explicitando os custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases: custo de aquisição, custo de transporte e dos tributos, mão-de-obra agregada, dentre outros a serem contabilizados por fases separadamente.

A fase moderna da Contabilidade inicia a partir do século XV com o aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli que escreveu “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas).

Sobre o método das Partidas Dobradas, Pacioli expôs a terminologia adaptada: “Per”, mediante o qual se reconhece o devedor; “A”, pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que é utilizada até os dias de hoje.

A obra de Pacioli sistematizou a Contabilidade, e sua formalização foi na Itália, o primeiro país a fazer restrições à sua prática por qualquer indivíduo. O governo passou a reconhecer contadores devidamente qualificados para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e conseqüente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores iniciando assim, o Período Científico da Contabilidade.

O objetivo da contabilidade

O objetivo da contabilidade e visto como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação de resultados, e através de relatórios produzir informações precisas para o atendimento das diferentes necessidades dos seus clientes.

Entre os usuários de demonstrações contábeis incluem-se:

• Investidores – Necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.

• Empregados – Se interessam por informações que permitam avaliar a capacidade que tem a empresa de efetuar sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.

• Bancos – Informações que permitam determinar a capacidade de seus credores em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

• Fornecedores – Interessados em conhecer a situação da entidade para avaliar a garantia de recebimentos futuros.

• Governo – Informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional.

• Clientes – Informação sobre a continuidade operacional da entidade, garantia que seu pedido será atendido nas suas especificações e dentro do prazo determinado.

• Publico – Informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.

As demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com