TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história de um banco

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental. Essa é a visão de futuro de uma empresa com mais de 200 anos de existência, presença em todo o Brasil e no mundo. No Brasil já são mais de 4 mil agências e mais de 40 mil caixas eletrônicos, localizados em quiosques, shoppings, aeroportos, rodoviárias etc. No exterior são 50 pontos de atendimento, divididos em agências, subagências, unidades de negócios/escritórios e subsidiárias, com a colaboração de mais de 111.000 funcionários

O Banco do Brasil S.A. tem como missão: ser um banco competitivo e rentável, promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprindo sua função pública com eficiência.

Valores como:

Ética e transparência;

Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do País;

Responsabilidade socioambiental;

Respeito ao consumidor;

Excelência e especialização no relacionamento com o cliente;

Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe;

Ascensão profissional baseada no mérito;

Marca como diferencial competitivo;

Pro atividade na gestão de riscos;

Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação;

Respeito à diversidade;

Compromisso com os acionistas e a sociedade.

Afirmam o compromisso com a sociedade, funcionário e acionistas.

No ambiente da agência de relacionamento com clientes onde o estágio foi realizado, são 19 funcionários do banco e mais 10 funcionários terceirizados, formando uma equipe para atendimento de aproximadamente 4 mil clientes do segmento alta renda, oferecendo soluções em crédito, investimentos, seguridade e diversos serviços como: transferências interbancárias, câmbio. Cada agência possui autonomia contábil e CNPJ próprios.

3 CACARTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA

3.1 Atuais contextos econômico, político e social do país

Sob o olhar de incerteza o Brasil vive talvez o período de maior instabilidade econômica após a crise econômica mundial de 2009, levada pela especulação ou não, o fato é que tanto as empresas como as pessoas físicas colocaram o pé no freio no consumo, principalmente a logo prazo, contribuindo para a desaceleração do crescimento com taxa prevista para 2014 em torno de 1%.

O país que historicamente convive com a desigualdade social, força a atual gestão do executivo nacional à adotar uma política assistencialista à população, afim de diminuir o seu impacto, porém sem “tirar o olho” do cenário econômico.

Vivenciamos um cenário de desequilíbrio da balança comercial, o Brasil importa mais do que importa, ainda com taxa de juros elevada, baixo crescimento e uma sutil melhora na distribuição de renda.

3.2 Importância da empresa

Por conta da participação societária do Governo Federal no Banco do Brasil, aproximadamente 70%, ele é utilizado para cumprir algumas funções públicas.

A primeira diz respeito à atuação setorial, sustentando os segmentos industrial, rural e imobiliário, em distintas fases dos ciclos de crédito. Atualmente o Banco do Brasil é a maior instituição de crédito rural do país, com cerca de 65 % do mercado.

A segunda forma de atuação é o desenvolvimento regional, desempenhando papel crucial, constituindo canais de direcionamento do crédito para fomentar o desenvolvimento econômico e a infraestrutura das respectivas regiões.

A terceira é a atuação anticíclica da oferta de crédito. Quando por circunstâncias do mercado financeiro os bancos privados diminuírem a oferta de crédito, o Banco do Brasil atua de forma a neutralizar os efeitos recessivos, disponibilizando crédito ao mercado.

A quarta é a expansão da bancarização mediante processo de inclusão bancária das classes menos favorecidas.

3.3 Contribuição da empresa para a realização do estágio

De grande importância foi a contribuição da empresa para realização do estágio, permitindo o acesso aos procedimentos contábeis e informações dos sistemas informatizados, sem essa contribuição certamente não teria o nível de aprendizado alcançado.

3.4 Principais concorrentes

Banco Itaú Unibanco S/A, é um banco brasileiro sediado em São Paulo, braço do Itaú Unibanco Holding S.A. voltado ao setor de varejo e múltiplo, que oferece serviços de finanças e seguros a dezenas de milhões de clientes. Atua em mais de 27 países. O Itaú Unibanco é parte do Grupo Itaúsa. O banco se tornou o maior banco do hemisfério sul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com