TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade para a gestão na atividade suinícola

Por:   •  31/10/2015  •  Artigo  •  9.978 Palavras (40 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 40

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

IVANILDO NOVAIS LOPES

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO NA ATIVIDADE SUINÍCOLA

VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

2015.2

IVANILDO NOVAIS LOPES

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO NA ATIVIDADE SUINÍCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste, de Vitória da Conquista/BA.

Orientador(a): MSc. Carlos Alberto Góes de Carvalho.

VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

2015.2

IVANILDO NOVAIS LOPES

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO NA ATIVIDADE SUINÍCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis apresentado a Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel.

Aprovado em ___/___/___

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________

Prof. MSc Carlos Alberto Góes de Carvalho

Orientador

______________________________________________________

Prof. _________________________________________

2° Membro

______________________________________________________

Prof. _________________________________________

3° Membro

Este trabalho é dedicado àquelas pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para que a minha vida acadêmica trilhasse o caminho do sucesso: Família, Namorada, Amigos, Colegas, Granja Mundial, Professores e Mestres; grandes parceiros nas atividades científicas.

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente e acima de tudo, a Deus, fonte de toda a sabedoria.

À minha família, que sempre contribuiu e me incentivou em todos os momentos desta fase de minha vida.

À minha namorada Mery, companheira e incentivadora nos momentos de êxitos e dificuldades.

Ao senhor Antônio Souza Mota (Beto), por compartilhar comigo as informações de sua granja suinícola, necessárias para a realização deste artigo.

A todos os colegas do curso que me acolheram e me ajudaram com gratuidade.

Aos colegas do curso, a quem posso chamar de amigos, pois partilharam comigo suas melhores qualidades e aquilo que de melhor possuem.

Aos professores e mestres, que qualificaram o meu saber técnico e científico em todos os seus contextos.

“Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse amor, eu não seria nada.”

Bíblia Sagrada – 1Coríntios 13,1-2

RESUMO

LOPES, Ivanildo Novais. A importância da contabilidade para a gestão na atividade suinícola. 2015. 46 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis – Área: Contabilidade e Atividade Suinícola) – Faculdade Independente do Nordeste. Curso de Graduação em Bacharelado de Ciências Contábeis, Vitória da Conquista, 2015.

A Contabilidade possui utilidade e relevância como instrumento no processo de tomada de decisão, por meio de técnicas e procedimentos que promovem uma melhora significativa nos resultados das empresas. Assim, o presente artigo visa demonstrar a importância da Contabilidade para o produtor rural, pois permite, por meio da informação contábil, realizar o planejamento e o controle das atividades para o processo decisório, além de contribuir para a redução dos custos e maximização dos lucros. A elaboração deste artigo teve como base a análise e seleção bibliográfica de livros, artigos e sites atuais que abordassem sobre os conceitos, finalidades e aplicabilidade da Contabilidade Geral, Rural e de Custos. A pesquisa foi realizada em uma propriedade que desenvolve a atividade suinícola, desde a fertilização até a fase de terminação, onde foram elaborados os custos de produção e resultados do período analisado. Com o estudo, constatou-se que a Contabilidade ainda é pouco utilizada pelas empresas rurais no Brasil, isso devido ao desconhecimento e o pouco interesse dos produtores em utilizá-la como instrumento útil para a tomada de decisões, destinando-a praticamente para fins tributários apenas, por isso faz-se necessário investir em mecanismos disponibilizados pela Contabilidade para obtenção de informações gerenciais precisas. A perspectiva é que este estudo venha contribuir para uma maior aproximação do produtor com a Contabilidade, proporcionando uma conscientização sobre a necessidade do uso das ferramentas contábeis, a fim de poder buscar uma maior competitividade e rentabilidade, empregando assim métodos inovadores, pois o mercado se apresenta cada vez mais exigente.

Palavras-chave: Contabilidade. Atividade Suinícola. Informações Gerenciais. Tomada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.5 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com