TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da visão sistêmica no contextoorganizacional

Por:   •  31/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da visão sistêmica no contextoorganizacional

A importância do Comportamento contextoorganizacional é trazer para dentro de uma organização o comportamento dos membros, focando o desempenho e a motivação da produtividade evitando assim a rotatividade do grupo.

A organização tem uma função na vida do ser humano, controlar seu comportamento, pois modelar os membros organizacionais, que é o integrante fundamental da organização, traz respostas rápidas às estratégias administrativas e supera as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas, identificando causas ou razões que está relacionada no alcance dos resultados através de uma ação. Essa função se torna mais fácil quando alguns conceitos são colocados em prática:
O aprimoramento das atividades humanas, trazendo motivação, liderança, treinamento, satisfação no trabalho, feedbacks e tendo também uma comunicação eficiente com os colaboradores;
Saber administrar possíveis conflitos da 
organizações com o que diz respeito à raça, deficiências, idade, opção sexual...
Aceitar e respeitar as pessoas de diferentes culturas;
Fortalecer equipes e estimular a inovação e as mudanças;
Promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador, dentre muitos outros.

As principais variáveis do Comportamento Organizacional são: Estrutura, clima e 
cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais;

O grande desafio dos executivos é implantar o Comportamento Organizacional dentro da organização trazendo muitas idéias e técnicas para alcançar os objetivos, e estes, juntos aos demais colaboradores precisam 
lidar com a temporariedade, assim como conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade. 
O Comportamento Organizacional pode oferecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudanças para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.
Este conceito tem várias sugestões para que os administradores possam enfrentar esses conflitos, pois sua maior visão é motivar e

manter a competição entre as organizações, criar um clima saudável entre os colaboradores, assim eles irão desenvolver seus trabalhos com prazer e isso irá gerar o aumento da produtividade e a qualidade do produto ou serviço, gerando o que a organização busca através do Comportamento Organizacional, que é a satisfação do cliente.

O Pensamento Sistêmico.

Para iniciar uma melhor definição deste pensamento, podemos começar pelo conceito de sistema, que é algo construído por um conjunto de partes ou elementos que são coordenados entre si, ou seja, partes que se influenciam mutuamente.
O século XX trouxe à sociedade ocidental a descoberta de que vivemos em sistemas. O ser humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando coordenadamente para nosso bem estar. Com esta descoberta surgiu então à forma de abordagem da realidade conhecida como pensamento sistêmico, que contrapõe os pensamentos cartesiano, reducionista e todos os outros que fragmentam o conhecimento, a educação, a ciência e até mesmo a pessoa humana, pois nessa nova corrente filosófica os problemas não podem ser entendidos e resolvidos, caso sejam estudados isoladamente, isto é, estuda-se um problema em partes, mas sem perder a visão do todo.
O pensamento sistêmico define que há um equilíbrio tridimensional entre corpo,

mente e meio ambiente, como se nosso organismo fosse programado para viver em equilíbrio e todos os órgãos envelhecer juntos ao mesmo tempo. Se qualidade de vida depende da manutenção destes três elementos, surge daí a concepção do homem como um ser biopsicossocial, cabendo a nós mesmos a administração desse complexo.
Segundo Capra (1996), os objetos e os seres vivos trocam relação objetiva e subjetivamente, não podendo assim ser estudados e entendidos separadamente.
Conclui-se então que a visão sistêmica conceitua que o todo determina o comportamento das partes e não que o conjunto é mera soma destas.
As constantes transformações do mundo em que vivemos requerem de todos nós uma revisão contínua em nosso modo de atuação. Assim podemos repensar nossas práticas, tomar decisões que beneficiem todos os envolvidos mesmo em situações inesperadas ou de conflitos, criar relações agradáveis e buscar para nós mostrando a outros como é mais fácil fazer algo acontecer quando se trabalha em equipe, pois quando se desenvolve uma visão de mundo sistêmica fica fácil entender que estar aqui e conviver socialmente é compartilhar responsabilidades.

O líder na questão de mudanças.

Gerenciar mudanças em uma empresa é estar sempre buscando algo novo, pois a natureza está em constante mudança, tanto a nossa quanto a que nos cerca. Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com