TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de contabilizar os resultados econômicos da riqueza da empresa

Artigo: A importância de contabilizar os resultados econômicos da riqueza da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE

Podendo ser representada como “habilidade de contar”, a contabilidade tem como objetivo primordial estudar, controlar e explicar os fatos ocorridos nas entidades de modo a organizar o Balanço Patrimonial, que é composto por três elementos básicos, Ativo (Bens e direitos da entidade expressos em moeda), Passivo (Obrigações a pagar da empresa) e Patrimônio Líquido (Diferença entre o valor do Ativo e o Valor do Passivo de uma entidade, em determinado momento).

Segundo Hilário Franco, 1996, a Contabilidade pode ser definida como: “Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Damos ênfase a dois tipos de Demonstrativos: o Balanço Patrimonial, que demonstra a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), onde são transferidas as contas de receitas e despesas, contas temporárias, ou seja, no final da apuração são eliminadas. Ao final do processo apresenta – se à empresa o resultado, apontando se a mesma obteve lucro ou prejuízo. Esse pode ser apresentado por um período de até um ano.

Sendo assim, mediante aos meios encontrados pelo contador, esse proporciona subsídios, sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico da riqueza patrimonial da empresa.

A contabilidade é uma área amparada por lei, no que diz respeito a sua atuação, tornando – a algo obrigatório em qualquer esfera empresarial, essa podendo ser tanto de pequeno ou grande porte, tem por obrigatoriedade contratar os serviços desse profissional.

Por se tratar de um setor que trabalha diretamente com as riquezas da empresa, a contabilidade é de grande importância para o bom andamento das entidades econômico – administrativas, tais como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, os Micros e Pequenos empreendimentos, e as pessoas de Direito Público. Pois apresenta de maneira mais clara possível o desempenho financeiro dessas entidades.

Hoje é impossível uma empresa funcionar legalmente sem a presença de um contador para registrar e demonstrar os fatos ocorridos no Patrimônio da companhia.

Tomemos como exemplo a empresa utilizada para estudo nesse trabalho. Conforme nos foi passado, através de entrevista com um funcionário, do departamento de Gestão de Contratos, a empresa utiliza da contabilidade para seus devidos fins, mesmo essa função não sendo desempenhado por funcionários contratados da empresa, o trabalho fica a cargo de um escritório contábil. Dessa forma, as informações que são apresentadas a empresa, são de maneira a expressar com clareza a realidade das operações da organização, essas informações são passadas de tempos em tempos, mas sem serem consideradas de suma importância para o andamento das funções da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com