TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A revisão do programa de contabilidade taxas de câmbio históricas

Relatório de pesquisa: A revisão do programa de contabilidade taxas de câmbio históricas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 11

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Bem vindos à disciplina de CONTABILIDADE BÁSICA!

Imaginem que o curso de ciências contábeis é um jornal. Imaginou? Pensando dessa forma a disciplina de CONTABILIDADE BÁSICA é a primeira página deste jornal, onde você terá as manchetes dos conteúdos disciplinares que serão objeto de estudo em cada uma das páginas que compõem o jornal. Portanto os temas tratados nesta disciplina serão aprofundados em disciplinas subseqüentes.

Você irá estudar nesta disciplina um pouco da HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, pois isso é de muita importância para a profissão nos nossos dias. A parte conceitual inicial de contabilidade será mostrada de forma simples e objetiva, assim você aprenderá sobre o ensino da contabilidade e sobre a profissão contábil e sua aplicabilidade prática através da ESTRUTURA e DINÂMICA PATRIMONIAL.

O PROCESSO CONTÁBIL será mostrado de forma ampla para que você compreenda todo o processo desde o MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS, a utilização doPLANO DE CONTAS, o registro dos fatos contábeis, a formação do saldo das contas e a elaboração das DEMONSTRAÇÕES ou RELATÓRIOS CONTÁBEIS.

Objetivos:

Nesta disciplina o objetivo é apresentar aos alunos de forma clara a contabilidade abordando a história e os aspectos básicos necessários fundamentais para o aprendizado da contabilidade. Também abordar de forma simples e clara o processo contábil e a elaboração dos relatórios contábeis.

Conteúdo Programático:

WEB AULA 1

UNIDADE 1

Nesta primeira web aula vamos ver a história da contabilidade desde a antiguidade até os dias atuais com a atuação dos órgãos profissionais brasileiros.

UNIDADE 2

Continuando na história, vamos ver a contribuição de cada uma das escolas do pensamento contábil.

WEB AULA 2

UNIDADE 1

Nesta web aula será abordado os conceitos básicos da contabilidade bem como seu objetivo e finalidade.

UNIDADE 2

Vamos ver nesta última web aula alguns aspectos da profissão contábil.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

Unidade 1 - VISÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

Vamos começar o nosso estudo sobre a história da contabilidade com a sua evolução no mundo através dos tempos. Os primeiros relatos históricos sobre a Contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimados entre 8000 a 3000 anos a.C.

Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.

Peço agora para que você acesse o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Antiga para ver um texto ilustrado sobre a contabilidade na idade antiga.

Temos também diversos relatos bíblicos que ao desta época que evidenciam controles contábeis e nos ajudam a entender ainda mais a história da profissão contábil.

Há aproximadamente 2000 anos A.C., em Gênesis (30, 32), o texto dá a idéia de inventário, de riqueza, portanto controle patrimonial e também sobre a parte trabalhista, quando cita a expressão salário: “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”.

Há aproximadamente 1000 anos A.C. em II Crônicas (9, 22), temos o relato que a riqueza de Salomão era maior do que a de todos os outros reis, para essa afirmação foi necessário a mensuração do patrimônio de vários reis: “O rei Salomão era mais rico [...] do que qualquer outro rei”.

Como a idade antiga termina no século V, faz parte desta época os relatos de Jesus de aproximadamente 2000 anos atrás tratando de alguns assuntos contábeis: preço de venda de passarinhos; inventário de cabelo; planejamento e orçamento.

________________________________________

1 © Daniel Ramos Nogueira

Veja os textos:

"Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? [...] Até os fios de cabelos de vocês estão todos contados" (LUCAS 12, 7).

"Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá"(LUCAS 14, 28).

Agora que você já conhece as origens podemos avançar um pouco mais vendo a história na idade média, período que vai do século V até o século XV. No fim da idade média, no ano de 1453 houve a decadência do império romano, não havia mais o comércio desenvolvido, por isso a razão dos controles contábeis deixou de ser relevante, houve então um período de estagnação contábil.

Veja as ilustrações dessa época acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_M%C3%A9dia.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com