TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A semelhança entre nossa vida financeira pessoal e a empresa

Projeto de pesquisa: A semelhança entre nossa vida financeira pessoal e a empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

Conteúdo

Introdução: 3

Objetivo da Contabilidade. 4

Semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a de uma empresa. 5

Entrevista: 6

Relatório Etapa 1 8

Os Conceitos de Teoria da Contabilidade sobe a visão de diversos autores. 9

Exercícios de Fixação: 11

Relatório Etapa 2 13

Bibliografia...............................................................................................................................14

Introdução:

Neste trabalho vamos analisar a importância da contabilidade em nossas vidas e nas entidades, e os pensamentos dos profissionais desta área, As semelhanças entre a contabilidade em nossa vida pessoal e na empresa, como ela foi importante para o crescimento de um empresário conhecido pelo grupo e bem sucedido graças a sua contabilidade.

Conheceremos melhor o que é ativo, passivo, patrimônio liquido, receitas, despesas perda ganhos e que todas essas informações contribuem para analisarmos a ‘saúde’ da empresa, sua rentabilidade, e obrigações.

E como é a visão de vários autores sobre o tema e sua importância.

Objetivo da Contabilidade.

Jessica Christine de Souza.

A Contabilidade é o sistema de informação e avaliação das demonstrações e analises; Econômica, que são as demonstrações de resultados, capital e patrimônio.

Financeira, fluxos de caixa, capital de giro. Física, que são as quantidades geradas de produtos e serviços, quantidade de depositantes num banco, numero de clientes, e de funcionários em uma empresa. E os de produtividade de seus usuários são o misto de conceitos de avaliação (financeiro) e quantitativos (físicos) receitas brutas per capita, depósitos, e etc.

Todas as informações financeiras e econômicas constituem o núcleo da contabilidade, e as físicas e de produtividade ás demonstrações tradicionais.

O Objetivo da contabilidade é permitir que a avaliação da situação econômica e financeira da entidade a fim de auxiliar um processo decisório.

Para isso devem-se observar dois pontos; 1° Fornecer todas as informações para a avaliação patrimonial se as informações não tiverem explicitas ou em notas explicativas. 2°Visando seguir á essência ao invés de forma.

Ela se materializa através da equação patrimonial básica; Ativo = Passivo + Patrimônio Liquido.

Rafael Dell Aringa Mendes.

A missão da contabilidade é avaliar a situação econômica e financeira da entidade para evidenciar e divulgar sua situação patrimonial, através das analises e demonstrações; econômica, financeira, física e de produtividade. Dessa forma permitem conhecer a rentabilidade financeira e auxiliar acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a de uma empresa.

A contabilidade tem como visão organizar e expor toda parte econômica e financeira, se objetivo é manter nossa finanças em ordem para que possamos saber quais são nossos direitos, deveres e obrigações.

Antes de existir os números, escritas, dinheiro, no inicio da civilização a contabilidade já era usada para avaliar a riqueza do homem, há pelo menos 4.000 anos AC, os inventários eram feito0s com pedrinhas que determinavam a sua riqueza naquele determinado momento.

Com tudo podemos dizer que não precisamos ser um ‘EXPERT’ em ciências contábeis ou saber todos os procedimentos e sistemas para conseguirmos analisar e controlar nossa vida financeira.

O que a vida financeira particular tem em comum com a de uma empresa é que em ambas devemos ter o controle, anotar gastos, despesas, dividas (obrigações), investimentos e possíveis perdas e ganhos. Tudo isso nos auxiliara a não ‘ficar no vermelho’ ou o que ocorre em varias empresas que não tem o controle, vão a falência e fecham.

A única diferença é o que esta sendo contabilizados, produtos, serviços e em que as empresas podem contar com profissionais experientes no assunto para auxiliá-la neste processo.

Entrevista:

Para a nossa entrevista sobre a Importância da Contabilidade na Gestão de sua Empresa, contamos com a presença doe um dos maiores empresários da região, Paulo Nascimento Lúzio, vice presidente da rede de supermercados Bom Lugar.

A rede Bom Lugar foi criada em 1999 por um grupo de supermercadista independente que buscava melhores condições de compra de produtos e oferecer um atendimento padronizado para seus clientes. Sua busca sempre foi solidificar parcerias com fornecedores e ampliar o numero de associados.

Hoje á rede conta com mais de 33 lojas por todo o interior paulista, 1000 colaboradores e 150 fornecedores que garantem preços e variedades incríveis para os clientes.

Mais o inicio de Lúzio com é conhecido, foi em 1997 com pequeno supermercado.

Como foi o inicio do seu negocio?

Como o bairro onde morava não tinha um mercado ainda vi uma oportunidade de investir, comprei umas mercadorias essenciais como leite, pão, algumas frutas e verduras, refrigerantes sucos, óleo, farinha, enfim produtos que utilizamos com freqüência. Minha esposa e eu ficávamos hora no caixa hora repondo algum produto mais sempre deixando a loja limpa, bem organizada e com fácil acesso dos produtos pros clientes.

O imóvel era alugado, no inicio gastei muito para conseguir conquistar clientes, apesar de morar no bairro e já ter amizade com varias pessoas, mais o publico é exigente.

Como você viu a parte contábil no inicio da sua empresa? Foi difícil administrá-la?

Sempre fui muito organizado com as finanças, no inicio fiz o investimento inicial, do lucro que a empresa foi me proporcionando pagava primeiramente os fornecedores que não eram muitos, guardava uma porcentagem para investir no negocio e para alguma eventualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com