TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NA CONTABILIDADE

Por:   •  29/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

Justificativa

A ética na contabilidade é um assunto fundamental na vida de um profissional da área. Ela tem grande ênfase devido às situações decorrentes da rotina de um profissional contábil, onde o mesmo se encontra em conflito com os atos legais e ilegais, de modo que, na maioria das vezes opta por agir contra as leis, gerando inúmeros casos de fraude, elaborando a corrupção, sendo de extrema importância corrigir esse aspecto para a formação de um bom contador, que no caso, será o futuro daqueles que estão iniciando seus estudos na área. Enfim, é o caminho para instruir um estudante de hoje a se tornar um profissional honesto, com base no código de ética e conforme o regimento das leis.

Questão orientadora / norteadora

Como as decisões errôneas, no cotidiano de um contador afetam a vida pessoal e profissional do mesmo?

Objetivo Geral

Identificar e analisar a Ética na vida profissional e pessoal de um profissional Contábil.

Objetivos Específicos

-Descrever o conceito de Ética e Moral;

-Identificar as consequências na área profissional;

-Identificar as consequências na vida pessoal;

-Relacionar a Ética e a Contabilidade;

-Demonstrar alguns casos.

Metodologia de Pesquisa

As informações teóricas que dirigiram a realização deste trabalho se basearam no conceito sobre a Ética e a Moral, apontando esses dois estudos da filosofia em cima do cotidiano de um profissional Contábil, tanto quanto seu código de regras a ser cumprindo, quanto a sua moral em relação a si mesmo e aonde presta o seu serviço.

Quanto a forma de procurar os conteúdos, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, em matérias publicados em livros, redes eletrônicas, jornais, entre outros.

Essa forma foi utilizada devido as possibilidades em que se encontravam as informações que eram necessárias. Era o único meio de se obter casos com relação ao tema, para assim poder relacionar o tema ao cotidiano de um contador apontando suas causas e consequências.

Cronograma

Atividade Data

Março Abril Maio Junho

Começo das partes teoricas 8

Divisão dos temas 22

Junção das pesquisas 5

Formatação do trabalho 26

Revisão 8

Entrega da previa do TCC 10

Ensaio TCC 14

Apresentação TCC 21

Referencial Teórico

Ética

A ética é uma parte da filosofia que está presente em todos os lugares. Nas relações profissionais e pessoais, nas escolas, no trânsito, em tudo ela está presente. Mas, afinal, o que é a ética? É uma palavra de origem grega que deriva de ethos, que se traduz como costume, ou seja, se relaciona aos hábitos e ações do homem na sociedade. Enfim, é o estudo de seu comportamento perante o outro, afinal, a ética começa quando passa a se preocupar com o outro.

Ela começou desde a antiguidade com alguns pensadores da época. Para Aristóteles a ética se baseava em um estabelecimento da felicidade, onde ela seria utilizada para um bem da humanidade, como uma boa virtude. Essa boa virtude era dependente de um bom agir em escala da humanidade, gerando a consciência pelo homem por agir racionalmente. Portanto, nada mais se baseava na consciência do homem em agir de modo que o bem da humanidade seja feito através da boa virtude do homem.

Pode se observar por definições distintas em que elas se encaixam:

Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. (DICIO, Dicionário de Português)

Esses conceitos se correlacionam trazendo a ideia principal, ética o fundamento para a boa conduta de um cidadão. Ser ético e simplesmente traduzido com um motorista no trânsito. Se obedecer as regras redigidas a ele, respeitar os demais motoristas, terminara seu percurso de forma tranquila evitando acidentes, mas se ser antiético, poderá causar problemas no transito, fazendo assim seu percurso ser corrompido prejudicando a si e aos demais. Enfim, a ética é um princípio, um fundamento, para guiar o homem em todos os aspectos profissionais e pessoais, tornando aquilo que o mesmo faz em algo correto e respeitoso a si mesmo e ao outro.

Moral

A moral é de certa forma uma ratificação da ética, denominada por uma junção de valores do homem, discernindo “o certo do errado”, o proibido e o permitido. Sendo assim, ela é de tamanha importância, pois, o seu seguimento é algo essencial para uma boa relação humana, tanto profissional como pessoal. Enfim, a moral é algo que se diz respeito as regras de conduta, ser amoral, é de certa forma, agir contra aquilo que é estabelecido como “correto”.

Ética e Moral

A ética necessita muito da moral do homem. Ela é a peça chave pra trilhar o caminho da ética, pois, quando uma pessoa tem valores morais, ela passa a se preocupar com si e com relação ao outro, deixando de existir somente a existência do próprio eu.

A moralidade é algo essencial nos dias de hoje, principalmente nas relações profissionais e pessoais, onde a ideia de se preocupar somente consigo vem aumentando muito. Agir contra as leis, estabelecer relações desagradáveis, querer obter vantagem em tudo, vem se tornando atos rotineiros. Portanto, é necessário a ética e a moral andarem lado a lado, para corrigir esses erros e tornar a sociedade mais justa, sem corrupções e sem o desgaste da índole de cada pessoa.

Responsabilidade Profissional

Primeiramente antes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com