TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética na profissão contábil

Projeto de pesquisa: A ética na profissão contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 14

A ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL

Maria Aparecida T. M. Peres

Maria Joana Gonçalves de Oliveira Mesquita

Mírian Gomes dos Santos T. Rosa

Contador Clenio Alves Costa

Paracatu-MG

A ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL

RESUMO

O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica tendo como objetivo principal refletir sobre a ética na profissão contábil. O tema foi definido mediante grande observação sobre a crescente importância que se dá a Contabilidade, e aos profissionais da área como os contadores e auditores, exigindo deles o dever de zelar pela valorização da profissão. Dessa forma, este estudo foi realizado através de extensa pesquisa bibliográfica, limitando sua abrangência aos fatores éticos que evidenciam como algumas responsabilidades são fundamentais e devem ser observadas pelo profissional contábil. Portanto, esse trabalho sobre a “A ética na profissão contábil” se deu através de revisão bibliográfica de livros, materiais publicados, textos da Internet e artigos científicos baseando em diversos estudiosos quanto ao tema em estudo. Assim, este trabalho foi direcionado ao estudo da globalização como fator de influência na atuação do profissional da área contábil, mais especificadamente o contador.

Introdução

O objetivo de todo ser humano é estabelecer-se profissionalmente, porém a ética deve ser à base da construção da vida de qualquer profissional. Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todo o Contabilista comprometido com a sociedade, com os Colegas e com a Classe. Neste contexto, a Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, no entanto muitos não conseguem assimilar e agir segundo os princípios éticos

A profissão contábil evoluiu com a sociedade e hoje está como a mais requerida, pois todas as empresas e instituições precisam de seus serviços. Por isso a ética profissional tem um papel muito importante, pois no seu conteúdo existem várias regulamentações e limitações para o exercício da profissão. Faz-se ne¬cessária para desenvolver a consciência social e profissional da pessoa. Para tanto, o profis¬sional contábil precisa atualizar-se constantemente, a fim de acompanhar a evolução do mercado e as neces¬sidades de seus clientes.

Cabe aos contabilistas uma preparação técnica e um excelente nível de comprometimento, capaz de identificá-los como profissionais diferenciados, e que não estejam abertos à participação com atos e ações reconhecidos pela sociedade como imorais ou ilícitos, o que somente deve ser alcançado com a demonstração de suas boas ações, dos seus valores e deveres éticos pessoais e sociais.

O recente surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que responsabiliza os contadores juntamente com os administradores da Organização na preparação e divulgação das informações contábeis, tem levado a observação que os profissionais contábeis estão se preocupando cada vez mais com a sua atuação ética, social e legal. Para isso é necessário que o profissional adquira conhecimentos, específicos e generalistas, que abranja o entendimento dos seus direitos e deveres.

A valorização da ética é uma tendência mundial e exigência adotada pelas organizações, e o estu-do da ética nas instituições, empresas e no ensino superior é uma conseqüência direta.

No entanto, observa-se também, que conforme o meio em que está inserida a organização, os contadores tendem a se sentir pressionados pela administração para o gerenciamento e a adequação do resultado, o que vai contra os princípios contábeis e a ética profissional, já que embasados nos princípios éticos da profissão não deveriam se sujeitar a tais pressões, pois são cientes da função social que detêm ao lidar com informações que afetam a empresa e a sociedade.

Segundo Nascimento (2010) ser um profissional da área contábil, portanto, gestor de informação, exige responsabilidades fundamentais para um correto desempenho da sua atividade. O Código de Ética Profissional do Contabilista - CEPC, estabelecido pela Resolução CFC nº 803/96, regulamenta já no art. 1º os deveres profissionais:

Art. 1º - Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar forma pela qual se deve conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

Assim, entende-se que independentemente da área escolhida para atuação, o contabilista deve ter consciência de todas as suas responsabilidades, de forma que, somente conhecer o código de ética profissional não é suficiente para o bom desempenho da atividade, mas sim exercê-lo em sua plenitude se torna elemento imprescindível ao correto profissional.

Fundamentação Teórica

De acordo com Nalini (2008, p. 28) “Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. Para os filósofos, conforme Pessoa (2006, p. 10), “[...] a ética é o estudo teórico dos padrões de julga¬mentos morais [...]”, ou seja, é a expressão única do pensamento correto que conduz a idéia do comportamen¬to humano expresso em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio de qualquer indivíduo.

Para Silva (2007) citado por Brancher, Neu & Boff (2010) existem várias definições de ética, a qual pretende compreender a natureza da morali¬dade, distinguindo entre o certo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com