TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACORDOS CONTABILÍSTICOS

Seminário: ACORDOS CONTABILÍSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

CONVENÇÕES CONTÁBEIS

Vamos conhecer as convenções contábeis universalmente aceitas , dada a importância doutrinária que elas representam para os registros contábeis como um todo.Elas são restrições aos princípios que representam o Complemento dos Postulados e Princípios no intuito de delimitar conceitos, atribuições e direções a serem seguidas sedimentando toda a experiência e bom senso da profissão na resolução de problemas contábeis.

CONVENÇÃO DA OBJETIVIDADE

Refere-se ao modo que se deve atribuir a contabilidade nos registros dos fatos, não distorcendo informações e escolhendo uma maneira objetiva e clara para descrever um evento contábil . Os registros contábeis devem sempre que possível ser fundamentados em documentos que comprovem as respectivas transações.

CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE

Ela diz que não se deve perder tempo com registros irrelevantes do ponto de vista contábil, há situações que embora os registros são irrelevantes mas a importância em relação ao todo exige ele.

Pela materialidade se define o que é relevante para o contador informar em seus relatórios, também importante para visualizá-la é a análise de custo versos benefícios.

CONVENÇÃO DA CONSISTÊNCIA

Refere-se que os critérios adotados no registro dos atos ou fatos administrativos não devem mudar freqüentemente , se a mudança for realmente necessária deve ser informada em notas explicativas.

Os demonstrativos contábeis sofrem influências quando sua consistência é quebrada, prejudicando uma análise clara e eficiente em relação aos demonstrativos de exercício anteriores.

CONVENÇÃO DO CONSERVADORISMO

Esta convenção foi recepcionada por meio do Princípio da Prudência e do Princípio do Registro pelo Valor Original, no sentido que o contador deve antecipar prejuízos mas nunca lucros, utilizando contas retificadoras ( provisões, amortizações, etc ) para efetuar ajustes contábil dos elementos patrimoniais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com