TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA PARA FINS GERANCIAIS

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS JARAGUÁ

CURSO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JACIARA GOMES DA SILVA

LAIANE RODRIGUES FERNANDIS

A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA PARA FINS GERANCIAIS

JARAGUÁ

2017

JACIARA GOMES DA SILVA

LAIANE RODRIGUES FERNANDIS

A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA PARA FINS GERENCIAIS

Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação na disciplina Seminário de Projeto no Curso de Ciências Contábeis – Universidade Estadual de Goiás.

Orientador(a): Professor(a) Fernanda Galdino

JARAGUÁ

2017

SUMÁRIO

1.        TEMA-PROBLEMA        4

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

3.1. Objetivo geral        7

3.2. Objetivos específicos        7

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.        METODOLOGIA        10

6.        CRONOGRAMA        11

7.        REFERENCIAs         12

1     TEMA-PROBLEMA

Qual a importância da demonstração fluxo de caixa para tomada de decisões dentro da empresa?

Para se obter bons objetivos empresariais, alguns contadores, esquecem como é importante o gerencialmente de recursos financeiros e apresentar para os empresários a opções para melhorar sua situação financeira.

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram às saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e resultado desse fluxo, essa demonstração é um tipo de controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo.

A pesquisa aqui apresentada terá como temática central, a demonstração de fluxo de caixa para tomada de decisão das empresas, como intuito principal de averiguar em uma visão geral como essa demonstração oferece uma análise para melhorar os negócios da empresa.

2    JUSTIFICATIVA

A contabilidade vem se consolidando e sofrendo mudanças ao decorrer do tempo e atualmente é uma ferramenta indispensável para os gestores, devido suas informações técnicas, objetivas e claras. Um bom planejamento auxilia muito na tomada de decisões pelos usuários, mesmo assim muitas empresas sofrem com falta de recursos financeiros, tornando o fluxo de caixa um instrumento indispensável no processo gerencial da empresa.

Um dos motivos da importância da demonstração de fluxo de caixa veio através da Lei n° 11.638/07 traz que a demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) passa a ser facultativo e é substituída pela demonstração dos fluxos de caixas (DFC). Está lei veio para alinhar a pratica contábil no Brasil ao cenário internacional.

Com um ótimo fluxo de caixa a empresa obterá êxito nas suas operações diárias e saberá exatamente se terá caixa suficiente para cobrir suas despesas, como conseqüência poderá planejar o seu futuro econômico estando à frente para competir com outras grandes empresas do ramos.

Dessa forma justifica-se a relevância desse trabalho afim de identificar todos os pontos que trazem e revelam a influência do fluxo de caixa na contabilidade gerencial.

3    OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar a relevância da demonstração de fluxo de caixa para tomada de decisões na empresa.

  1. Objetivo Específico

- caracterizar aspectos relacionados ao fluxo de caixa,

- descrever a estrutura da demonstração do fluxo de caixa,

- mostrar os tipos de DFC que podem ser publicadas,

- apresentar os principais indicadores financeiros contidos na DFC.

4    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Santos (2001, pg. 57) “o fluxo de caixa é um instrumento de planejamento financeiro que tem por finalidade fornecer estimativas da situação de caixa da empresa em determinado período de tempo à frente”. O autor também ressalta que a “necessidade de planejamento de caixa está presente tanto nas empresas com dificuldades financeiras, como naquelas bem capitalizadas”.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia a gestão da empresa em seu planejamento e controle de decisões e evidencia as entradas e saídas de valores monetários, segundo Assaf Neto e Silva (1997, pg. 38) o fluxo de caixa “é um processo pelo qual a empresa gera e aplica seus recursos de caixa determinados pelas várias atividades desenvolvidas”, onde as atividades da empresas são divididas em operacionais, de investimento e de financiamento.

O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para gestão da empresa, os recursos financeiros têm que ser bem gerenciados para tomada de decisão. Deve-se salientar que os principais fatores que determinam o fluxo de caixa são: o prazo de cobertura, sua utilização e a disponibilidade de recursos humanos e materiais a serem alocados a sua implantação e operação. (SANTOS, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com