TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DE NEGOCIOS NO BRASIL

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMILA GOMES MORETTI

AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL

[pic 3]

Ji-Paraná

2014

CAMILA GOMES MORETTI

AMBIENTE DE NEGÓCIO NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  interdisciplinar.

Prof.  Alcides José da Costa Filho

            Mônica Maria Silva

            Regina Malassie

Ji-Paraná

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................ 04
  2. AS POLITICAS ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO UNIVERSO CONTÁBIL................................................ 05
  3. MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECÔNOMICAS.
  4. A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO AMBIENTE DE NEG´CIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL........................................................................ 08
  5. OS BENEFICIOS SOCIOECONOMICOSS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA.................................................................................... 10
  6. A CARGA TRIBUTARIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS
  7. CONCLUSÃO.............................................................................................. 11
  1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país detentor de grandes riquezas naturais, é capaz de produzir todo tipo de alimento, e graças a nossa divessidade cultural de empreender e desenvolver negócios em todas áreas.

Mas por que então nossa economia não desenvolve de maneira proporcional as grandes riquezas que o Brasil nos oferece? Por que, mutos investidores estão sempre na defensiva, na hora de abrir suas empresas em territorio nacional, e tanatas empresas brasileiras tem dificildades em abrir suaas portas, manter um negócio lucrativo? E, principalmente, o que é necessario para que o ambiente de negócio no Brasil seja mais favorável para o crescimento economico.

Quia tem sido as medidas do Governo para mudar o cenário em que o Brasil se encontra

AMBIENTE DE NEGÓCIO NO BRASIL

  1.  AS POLITICAS ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO UNIVERSO CONTÁBIL.

Hoje no Brasil, as empresas estão sujeitas a mais de 60 tributos. A carga tributária consome em média 2600 horas por ano , só para pagamento de impostos, são 2000 horas a mais do que a média na américa latina. Além de consumir 37,50% do valor do PIB nacional.

O excesso de impostos, somado aos vários processos burocráticos, são obstaculos sérios para o desenvolvimentos dos negócios no Brasil. Impedindo o amadurecimento de projetos promissores e dificultando o desenvolvimento de novos empreendimentos.

Além do peso tributário, as empresaas tem que conviver com políticas e as diretrizes econômicas de curto prazo, fazendo com que políticas bem concebidas não possam gerar frutos de longo prazo que motivariam os empresarios á expadir seus negócios.

Algumas empresas matém departamentos específicos para acompanhar as mudanças na legislação vigente, e não cometer erros na hora de contabilizar os movimentos finaceiros, nem deixar tributos pendentes.

No universo contábil, a constante mudanças na política econômica influência forma de refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras resutam em mudanças importantes na forma de escriturar a os dados financeiros das empresas. E as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

         No universo contábil as constantes mudanças, fazem com que ocorra uma constante adptação a nova realidade das leis. A recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resulta em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade.
As diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

  1. MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECÔNOMICAS.

Em nossa economia, o que ainda entrava os ajustes macroeconômicos, são as constantes mudanças das políticas econômicas. Segundo Márcio Gárcia, Phd por Stanford e diretor do departamento de Economia da Puc-Rio.

“ Até o Plano Real, a macroeconomia era nosso calcanhar de Aquiles. Até junho de 1994, apolitica fiscal restringia-se a adiar as despesas, corroendo-as com a inflação alta... a política monetária sob a inflação, cingia-se a impedir a dolarização... a Política câmbial era um Crawling peg, que mantinha o câmbio real constante, aguardando propagar para o futuro a inflação passada...”

         Segundo ele, a estabilidade macroeconomica é representada principalmetne pela inflação baixa, e que, hoje, as políticas macroeconomicas são compativeis com aretomada do crescimento sustentada. Com a política fiscal, que hoje esta alicerçada na lei de responsabilidade fiscal. Que em seu pouco tempo de implantação, conseguiu entergar um superavit fiscal. A politica monetária, baseada no mais moderno sistema de inflação, conseguiu atingir suas mestas, nos seus primeiros dois anos de vida, tornando o sistema brasileiro mais sólido, servindo como suporte para o crescimento.

Mas, ainda a muitos desafios a serem superados, como reduzir a taxa de juros básica e as altissímas taxas cobradas pelos bancos em seus empréstimos.

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. A política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
        o empresario, ou administrador, deve enterder que uma empresa de ve operar em ambito macroeconomico. Além de estar alerta para as consequencias de diferentes níveis de atividade econômica e as mudanças na política econômica que afetam as dicisões tomadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com