TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.197 Palavras (37 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

MILEIDE DE ANDRADE BRAITT

Ambiente dos negÓcios no brasil

=[pic 3]

Itapetinga-Bahia

2014

MILEIDE DE ANDRADE BRAITT

Ambiente dos negÓcios no brasil

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis    

2º Semestre do periodo Noturno - Fundamentos em Contabilidade  Empresarial da UNOPAR (Universidade Norte do  Paraná), para a disciplina de Atividade Interdisciplinar.

Itapetinga-Bahia

2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÂO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 A ORIGEM DACONTABILIDADE...........................................................................4

2.2 A CONTABILIDADE NO BRASIL...........................................................................6

2.3 OS NOVOS PASSOS DA CONTABILIDEDE.........................................................7

2.3.1 A Revolução Industrial e a Influência na Ciência Contábil..................................7

2.3.2 A Contabilidade no Âmbito Internacional............................................................8

2.3.3 Ruptura Histórica da Contabilidade Brasileira...................................................11

2.3.4O Novo Cenário Contábil..............................................................................................12

2.3.5 A Nova Prática e a Divulgação das Informações Contábeis.............................14

2.4 AS MEDIDADS DA MACROECONOMIA E DA MICROECONOMIA...................17

2.4.1A Macroeconomia e sua Estruturação...............................................................18

2.4.2 A Microeconomia e seu Funcionamento...........................................................23

2.5 A INFLUÊNCIA MICROECONOMICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL..............................................................................................26

  1. OS BENEFÍCIOS SOCIOECNÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA..............................................................................................28
  2. A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL E A INABILIDADE ADMINISTRATIVA, REFLETINDO NA CAUSA MORTIS DAS EMPRESAS.......................................29
  1. CONCLUSÂO.......................................................................................................33

REFERÊNCIAS..........................................................................................................34

   


  1. INTRODUÇÃO  

As reformas promovidas nos últimos anos no Brasil vêm contribuindo para melhorar o ambiente de negócios nacional. Bom exemplo é o Novo Código Civil e a Nova Lei de Falências, que tornaram o País bastante seguro para investidores e credores. O País conta com diversas características que o tornam atraente como um pólo de investimentos e negócios, tais como crescimento econômico, grande disponibilidade de população economicamente ativa, amplo mercado interno, entre outras.

O País é atualmente a sexta maior economia mundial. Porém, é apenas o 48º no último relatório de competitividade global (Global Competitiveness Report 2012-2013) do Fórum Econômico Mundial e ocupou a 126ª posição no relatório Doing Business 2012 entre as 183 economias avaliadas, figurando entre os piores da América Latina, atrás de Argentina (113°), Paraguai (102°), Uruguai (90°) e Peru (41°).

Para reverter esse cenário, o Brasil vem investindo em intervenções que possam melhorar efetivamente o ambiente de negócios no País e, por consequência, sua posição no ranking, como as recentes mudanças ocorridas no cenário contábil, o aumento da transparência e o melhoramento ao atendimento ao público, que representam um importante avanço no processo de desburocratização com influenciação direta e indiretamente na macroeconomia e na microeconomia do país.

O desafio é garantir que estes instrumentos sejam colocados em prática, pois, embora respaldados por dispositivos legais, a realidade sugere que ainda se encontram em estágio embrionário. Evidenciado por uma alta carga tributária, sistema tributário confuso e deficiente em seu planejamento. Esta percepção é acentuada pela comparação com outros países, indicando que os avanços já alcançados não foram suficientes para reduzir significativamente a burocracia no Brasil.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade apareceu no início da existência humana devido à grande necessidade do homem em conseguir informações a respeito de suas riquezas. “Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é necessário se faz remontar a suas profundas origens.” (SÁ, 2008, p.21).

Os primeiros indícios de atividades comerciais surgiram a 4500 a.C., onde civilizações, como assírios, caldeus e sumérios, da Mesopotâmia se dedicaram à agricultura e fizeram surgir cidades e desenvolver atividades comerciais. O registro dessas transações era feito em placas de argila, onde nelas eram anotados de forma rudimentar os resultados obtidos numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas (PALHARES E RODRIGUES, 1990).

Mas os registros das operações comerciais, industriais e públicas ganharam uma sistematização mais ampla somente na Idade Média, ou seja, há cerca de pouco mais de um milênio quando se oficializou o surgimento da prática de sistematização por correlação de causa e efeito (SÁ, 2008).

As atividades econômicas estavam cada vez mais se desenvolvendo nas cidades de maior fluxo mercantis do mundo e com isso, estudiosos relatavam, através de livros, várias teorias.

É assim, fácil de entender, passando por cima da Antiguidade, por que a Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, momento a partir do século XIII até o início do século XVII. Representaram o que de mais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes. Foi nesse período, obviamente, que Pacioli escreveu seu famoso Tractatus de coputis et scripturi, provavelmente o primeiro a dar uma exposição completa e com muitos detalhes, ainda hoje atual, da Contabilidade. (IUDÍCIBUS, 2009, p. 16)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)   pdf (374.5 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com