TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO O CONSUMIDOR DE PEIXES EM DOURADOS MS

Por:   •  17/4/2017  •  Artigo  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

ANALISANDO O CONSUMIDOR DE PEIXES EM DOURADOS MS

Gustavo Deboleto [1]

Cleber Astigarraga[2]

Luciano Rodrigues

RESUMO: O estudo que elaboramos relata  que os varejistas aonde tem a comercialização dos produtos relacionados ao peixes ou seus derivados estão carentes das necessidades dos futuros consumidores. O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo analisar as preferências e identificar os fatores que levam ao consumidor a comprar a carne de peixe na cidade de Dourados. Este trabalho teve como desenvolvimento uma pesquisa exploratória através de um questionário voltado para os consumidores de peixe. Com o resultado da pesquisa ficou constatado que existe resistência dos consumidores neste tipo de carne. Ficando visível que os consumidores procuram preços mais acessíveis com qualidade. Verifica-se que falta interesse dos comerciantes e produtores para dispor de melhores condições para disponibilizar aos consumidores o peixe. Na medida que as pesquisas foram crescendo e melhores analisadas pelos comerciantes o comercio do peixe ira crescer na cidade de Dourados MS.

PALAVRAS-CHAVE: Peixe, Pesquisa e Cadeia Produtiva.

ABSTRACT: The study we prepared reports that retailers where is the marketing of products related to fish or its derivatives are deprived of the needs of future consumers. The development of this work is to analyze the preferences and identify the factors that lead consumers to buy the fish meat in the city of Dourados. This study was to develop an exploratory research through a questionnaire aimed at consumers of fish. With the result of the research it was found that there is consumer resistance in this type of meat. It is becoming apparent that consumers are looking for more affordable quality. It appears that lack interest of traders and producers to have better conditions to provide consumers with the fish. To the extent that the research has been growing and best analyzed by traders wrath fish trade grow in the city of Dourados MS.

KEY-WORDS: Fish, Research and Supply Chain ..

INTRODUÇÃO

O Ministério da Pesca e Aqüicultura relata que o consumo de peixe esta crescendo no mundo inteiro por ser uma carne saudável e esta cada vez mais sendo procurado pelas diversas faixas de idade. Na região do MS principalmente em Dourados mercado e que não falta para essa comercialização de carne, segundo a Organização Mundial da Saúde e recomendado para cada pessoa um consumo anual de 12 Kg de peixes por habitante este processo alimentar seria anual, mais em relatos as pessoas estão em um consumo de 6,5 Kg por habitante anual deste modo tem mercado para ser explorada na cidade de Dourados e redondezas vizinhas.  

Tem uma previsão informada pelas Nações Unidas  que aproximadamente em meados de 2030 a demanda de pescado irá aumentar em mais de 100 milhões de toneladas anual. Estimativa mostra que a produção mundial atualmente esta em 130 milhões e nos mostra o quanto será necessário aumentar a produção de peixe. O MPA relatou que em 2011 o Brasil e o país que mais terá aumento nas produções de peixes nos últimos anos relacionados em aqüicultura.

A região da Grande Dourados tem um desenvolvimento da aqüicultura principalmente nos supermercados e peixarias da região, temos também os comerciantes varejistas, a região ainda não tem uma alta comercialização de peixes devido a alta do investimento e custos da produção (MS PEIXE 2013). Temos em vista neste dados que estudaremos a preferência dos consumidores analisando o que influencia a compra de peixes na cidade de Dourados.

Para termos uma melhor compreensão do trabalho, os dados foram separados em cinco partes, aonde a primeira parte relata uma introdução do assunto apresentado. A segunda parte relata uma revisão teórica de marketing no varejo. A terceira parte relata a metodologia aplicada neste trabalho. A quarta parte aborta a metodologia aplicada neste trabalho. E a quinta parte aborda  as interpretações e analises e as considerações finais deste trabalho.

REVISÃO TEORICA

Segundo Kotler e Armstrong (2003, p. 3) o marketing é “um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros”. Com a grande variedade de serviços e produtos oferecidos pelo mercado é de suma importância que as organizações utilizem o marketing para criar vantagem sobre os concorrentes em suas vendas.

Dias (2006, p. 2) afirma que “Marketing é uma palavra original do inglês derivada do market, que significa mercado”. Bastante conhecida e pronunciada rotineiramente, como diversas outras, já faz parte do vocabulário brasileiro. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como razão e o foco de suas ações

Cobra (1997, p. 33) diz que, “Para maximizar as oportunidades de mercado, é preciso identificar o público-alvo principal de forma a satisfazer suas necessidades através de produtos ou serviços de valor”. Dessa forma, é necessário um estudo aprofundado das características individuais de determinados grupos de consumidores, para que se possa desenvolver estratégias direcionadas as expectativas do cliente.

Para Limeira (2003), a partir do momento em que há um reconhecimento de que a decisão final sobre a compra está nas mãos dos clientes, as empresas passaram a adotar práticas como pesquisa e análise de mercado, adequação dos produtos segundo características e necessidades dos clientes, comunicação dos benefícios do produto em veículos de massa, promoção de vendas, expansão e diversificação dos canais de distribuição.

Kotler (2005) relata que a princípio os varejistas tinham como estratégia na retenção dos clientes, oferecer uma localização conveniente, sortimentos exclusivos de produtos, serviços mais completos ou melhores que os da concorrência. Porém tudo isso já não é mais tão eficiente quanto antes, novos estudos devem e estão sendo realizados para compreender o perfil deste consumidor, suas necessidades e desejos, acompanhando a evolução exigente do mercado não deixando ser pego de surpresa quando os produtos e serviços não mais serem aceitos e adquiridos pelo consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com