TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização De Ferramentas De Gestão Financeira Em Micro E Pequenas Empresas Do Comércio De Vestuário Na Cidade De Dourados - MS.

Exames: A Utilização De Ferramentas De Gestão Financeira Em Micro E Pequenas Empresas Do Comércio De Vestuário Na Cidade De Dourados - MS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

A utilização de ferramentas de gestão financeira em Micro e Pequenas Empresas do comércio de vestuário na cidade de Dourados – MS.

As Micro e pequenas Empresas do Brasil tem buscado e conseguido, desenvolver um papel significativo na economia nacional. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SEBRAE/SP (2006), as atividades dos micro e pequenos empreendimentos em 2004 alcançaram 20% do PIB nacional.

De forma geral, o IBGE (2003), caracteriza as MPEs como aquelas que apresentam baixa intensidade de capital e diferente das grandes corporações, existe a forte presença de proprietários, sócios e membros da família como mão-de-obra ocupada nos negócios, o que implica uma gestão com poder decisório centralizado.

O SEBRAE/SP, classifica as atividades das MPEs em três ramos: o da indústria; a do comércio e o da prestação de serviços. O setor do comércio engloba 56% das micro e pequenas organizações em todo país, restando 30% no setor de serviços e 14% na indústria.

Adota-se a classificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (1998) cujo parâmetro para classificar a micro e pequena empresa é o número de funcionários. Assim, a micro empresa deve possuir até dezenove empregados se for indústria, e nove se for de comércio e serviços, já a pequena empresa deve situar-se na faixa de vinte e noventa e nove empregados se for indústria e na faixa de dez a quarenta e nove se for do comércio ou serviços.

Outra característica dos micro e pequenos empreendimentos é a baixa capacitação gerencial decorrente do fato de que estas são em sua maioria empresas familiares.

Conforme Cavalcante e Curado (2004), a gestão financeira não é uma atividade, mas sim um conjunto de ações voltadas para o planejamento, análise e controle dos negócios da empresa, com o objetivo de maximizar os resultados tanto econômicos quanto financeiros.

Dentro da pequena empresa o gerente pode optar por diversos recursos na hora de administrar as finanças do negócio.

O autor explica que não há como obter resultados satisfatórios sem ferramentas de controle, devido a que as atitudes administrativas são direcionadas sem fundamentações e sem critérios.

Em qualquer empresa, seja de grande ou pequeno porte, o administrador dispõe de diversas ferramentas para gerenciar as finanças da organização.

Visando o estudo no pequeno comércio de varejo de vestuário, este artigo buscou trabalhar com ferramentas que aplicam-se à estrutura destes estabelecimentos. Sendo assim, as ferramentas estudadas foram: Contas a receber e contas a pagar, fluxo de caixa, custos, orçamento, formação do preço de venda e apuração do resultado.

De acordo com Matarazzo (2003), as Contas a Receber, representa os direitos que a empresa exerce sobre terceiros, uma vez realizada a venda a prazo de uma mercadoria ou um serviço relacionado à atividade principal da empresa.

Diferentemente das contas a receber, as contas a pagar são as obrigações da empresa, isto é, as dívidas com terceiros. Segundo Iudícibus e Marion (2007, p. 169), as contas a pagar são classificadas de acordo com o seu vencimento.

Para Yoshitake e Hoji (1997), o fluxo de caixa é uma das ferramentas mais úteis para os empresários dos micro e pequenos negócios, uma vez que permite a visualização de sobra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com