TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Peixe Dourado

Trabalho Escolar: Projeto Peixe Dourado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto do Peixe Dourado

O projeto começou,quando Valmir Melo,que nasceu ás margens do Rio dos Sinos,em Porto Palmeira,município de Sapiranga,começou recordar de sua infância onde naquela época ele saia de sua casa para tomar banho de rio e pescar grumatãs e dourados.Fazia isto em águas límpidas,sem medo de qualquer doença pescando mais de cem dourados podendo o peso de um chegar até a 14 quilos.

Hoje,a realidade de Valmir é outra.Dono de uma pequena fábrica de navalhas,continua morando na beira do rio dos Sinos.Porém,dos banhos de verão adquiriu uma micose na pele.Na pescaria apenas continua a população de grumatãs.Os dourados ainda são encontrados,mas em pequena quantidade e no máximo pesando oito quilos.

As causas disso,ele aponta com a rapidez.A retirada de areia e os produtos químicos das indústrias.Acrescenta os esgotos das casas,que vai para os Sinos sem tratamento,mas ele não pensa em deixar de viver às margens do rio.Espera apenas um dia encontrar novamente ali água limpa para tomar banho e pescar dourados em grande quantidade.

A saudade de Valmir é de alguém que tem no rio apenas uma fonte de lazer.Outras perderam uma fonte de sustento com a contaminação das águas a partir da ocupação do Vale dos Sinos.

Valmir resolveu correr atrás de algo que melhorasse as condições do rio,para que seus netos e bisnetos possam desfrutar de águas melhores no Rio dos Sinos.

A Lei Gaúcha da Águas ,coloca a nossa disposição,um conjunto de instrumentos ou ferramentas,com as quais nós todos gaúchos,mas especialmente nós aqui da bacia dos Sinos,podemos planejar o futuro que queremos,melhorando a situação atual dentro das nossas possibilidades.E um destes instrumentos é o"enquadramento",com a participação do COMITESINOS e CONAMA.

Na verdade estaremos todos participando do processo de gerenciamento das águas da bacia hidrográfica do rio dos Sinos.Este enquadramento é o mais importante passo que damos para a reversão de nossa realidade atual,na medida em que estaremos estabelecendo nossas metas,estaremos desenhando o futuro que queremos para nós,nossos filhos,netos e o reto da população.

Este Projeto Permanente de Educação Ambiental, possui um polo na Escola Padre Afonso Kist ,situada em Santa Cristina do Pinhal,município de Parobé,onde envolve órgãos públicos,professores,alunos,pais,comunidade em geral e outros municípios.

O projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos-PPEA,ora patrocinado pela PETROBRAS,teve sua origem no final da década de 80,quando as questões ambientais não compunham as diretrizes curriculares das redes de ensino.

Naquela ocasião,o COMITESINOS,em parceria com a UNISINOS,estabeleceu como uma das suas prioridades,desenvolver estratégias para oferecer apoio aos municípios da Bacia para a atuação na área ambiental,a partir da qualificação dos professores e pela oferta de ferramentas que auxiliassem nos processos pedagógicos.

Mais de 20 anos se passam e a trajetória das parcerias firmadas entre o COMITESINOS,a UNISINOS,as prefeituras municipais e outras entidades colaboradoras e apoiadoras é,hoje,reconhecida e referência para todo o Estado do Rio Grande do Sul. A renovação do patrocínio da PETROBRAS,através da sua Unidade estabelecida no Município de Canoas,nossa tão conhecida Refinaria Alberto Pascoalini,propicia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com