TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS VARIAÇÕES DA DVA NO ANO 2013 E 2014 DA ELETROBRÁS RORAIMA

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA[pic 1]

CURSO BACHAREL EM CIÊNCIA CONTÁBEIS

ROMINNIG DIEGO P DE S PEREIRA

ANALISE DAS VARIAÇÕES DA DVA NO ANO 2013 E 2014 DA ELETROBRÁS RORAIMA

BOA VISTA – RR

2016

ROMINNIG DIEGO P DE S PEREIRA

ANALISE DAS VARIAÇÕES DA DVA NO ANO 2013 E 2014 DA ELETROBRÁS RORAIMA

Projeto Resumido de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Orientadora: Profª Itajaí Maria

BOA VISTA – RR

2016[pic 2]


  1. APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA

 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

 

      Analise das variações da DVA no ano 2013 e 2014 da Eletrobrás Roraima

  1. INTRODUÇÃO

          

    Surgida na década de 1970 na Europa e (largamente grandemente) utilizada em países como Inglaterra, Alemanha, Portugal e Itália,  no Brasil a demonstração do valor adicionado passou a ter obrigatoriedade apenas em 2008 mas algumas empresas já vinham emitindo essa demonstração como complemento de seus balanços e referenciadas em notas explicativas e algumas empresas que emitam balanço social onde a DVA e parte integrante desse demonstrativo, é exigida pela lei brasileira n. 6.404/76 art. 176, V, promovida pela lei 11.638/07 que também é aprovado pela CVM, no qual apenas as empresas de capital aberto estão obrigadas a final de cada exercício elaborar essa demonstração. De mesma formal as empresa que venham a ser obrigadas por outras legislações.

     A DVA e regulamentada pelo CPC 09 que recomenda a elaboração de demonstração para todas as empresas que divulguem demonstrações contábeis.

     A DVA vem tomando notoriedade ao longe dos tempos pois além de fornecer informações da riqueza de uma empresa, e demonstrar para onde essa riqueza estar sendo distribuída, ela vem se destacando em meio as demais demonstrações mas conhecidas dentro das corporações, onde a preocupação maior dessas demonstrações e evidenciar o lucro das entidades, e dos sócios já a DVA tem um comprometimento maior com o social uma vez essa riqueza sendo distribuída aos que ajudam a construí-la tais como os empregados as financiadoras seus acionistas e o governo, a preocupação maior e que essa riqueza gere em torno onde essa empresa reside assim sendo de uma importância fundamental para o social e econômico já que ela também evidencia a contribuição do PIB para Local e para o Brasil.

PROBLEMA  

       A principal características da contabilidade e mostrar informações através de seus demonstrativos financeiros e econômicos para que seus usuários tomem suas decisões, a DVA tem um papel fundamental para preencher uma vazio na contabilidade onde antes era apresentado informações apenas de natureza financeira e econômica através dos balanços e de suas demonstrações , e com a DVA agora com caráter de obrigatoriedade para algumas empresa e essencial para todas,  veio as informações de natureza social que pra sociedade e de fundamental importância

      A principal finalidade da DVA é fornecer informações relevantes para que os seus usuários possam de uma forma mais segura tomar alguma decisão voltado para a contribuição social, é preciso saber como os empresários e grandes corporações veem essa demonstração e o que de fato ela traz em benéfico para a sociedade.

     Algumas empresas simplesmente elaboram essa demonstração por obrigatoriedade de lei, não verificam para onde estão indo suas riquezas, diante desse questionamento levantou-se a seguinte problemática será que esse demonstrativo voltado para o social de fato tem grande relevância para o crescimento e desenvolvimento da sociedade?

  1.  JUSTIFICATIVA

Hoje na contabilidade as demonstrações obrigatórias são as seguinte:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados e Demonstração de mutação do patrimônio liquido
  • Demonstração do resultado do exercício
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstração do valor adicionado e notas explicativas

   

     Porém a Demonstração do valor adicionado e constituída de informações retirados da contabilidade desde sua escrituração passando por todo o processo que envolve a contabilidade e seus respectivos demonstrativos como citados acima, porem basicamente ela e extraída de informações da Demonstração do resultado do exercício e obedecendo o regime de competência, essas duas demonstrações a DRE e DVA apesar de ser bem parecidas em se tratando do que elas evidenciam existe um proposto diferente entre elas,

   

     A principal diferença é que a DRE apresenta a riqueza gerada pela empresa, durante determinado período         de tempo, que pertence aos acionistas, ao passo que a DVA e mais abrangente, evidencia a riqueza gerada pela empresa, durante determinado período de tempo e que pertence a toda sociedade (coletividade). Ambas são apuradas levando em consideração o regime de competência. (AZEVEDO,2010)

      Levando em conta a novidade desse demonstrativo nas entidades, e até mesmo entre os estudantes do curso de contabilidade,  os professores acadêmicos e profissionais da área, acho que estrema importância ser debatido e apresentado esse presente tema aos colegas professores  e alunos.

1.4 OBJETIVOS

Analisar as variações da DVA no período de 2013 e 2014 da Eletrobrás Roraima      através de seus demonstrativos, estudar os conceitos do autores sobre a DVA entender a demonstração do valor agregado apresentada pela empresa Eletrobrás Roraima e analisar a riqueza se ouve ou não Alteração significativa entre os exercícios    


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Hoje em uma sociedade tão competitiva, onde cada empresa de uma forma ou de outra trabalha firmemente em se diferenciar para obter êxito em seus negócios e atingir os resultados esperados. Portanto, busca-se na administração financeira um forte aliado para a gestão dos negócios. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com