TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO GRAU DE INSERÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  17/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 11

ANALISE DO GRAU DE INSERÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO

Ketly Tainara Moreira dos Santos[1]

Fabio Darci Kowalski[2]

RESUMO

Esse artigo tem como objeto, analisar e nivelar qual o grau de inserção do profissional contábil no presente mercado de trabalho exposto a sociedade. Visto que atualmente temos como vantagem e por vezes obstáculos à inovação e avanço tecnológico, nos colocamos a pensar até onde seriamos útil na profissão que exercemos. Tempos atrás o profissional contábil era reconhecido como o “guarda livros” da empresa, atualmente é o braço direito do empresário e considerado o “médico” do meio organizacional. O profissional se dispõe a analisar e verificar o desempenho da empresa de forma que possa apontar os ajustes necessários para manter a organização de pé, possibilitando provisionar um futuro empresarial promissor. Diante da necessidade de se aprimorar o profissional deve se atentar e persistir em um critério onde ira garantir o seu espaço na sociedade empresarial revolucionada pela tecnologia disponibilizada.

Palavras-chave: Profissional da Contabilidade. Avanço tecnológico. Aprimorar. 


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................03

2 MÉTODO ....................................................................................................................04

3 PROFISSÃO CONTÁBIL............................................................................................04

4 MERCADO DE TRABALHO ......................................................................................05

4.1 Desafios no mercado atual para contadores...........................................................05

4.2 Ramo mais sucessor na contabilidade....................................................................06

4.3 Expectativa do profissional......................................................................................07

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................08

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................09


1 INTRODUÇÃO

Levanto em conta a realidade apresentada pelos candidatos e as expectativas esperada pelo mercado de trabalho é algo desafiador a inserção no meio contábil. Considerando o currículo sugerido pelo curso de Ciências Contábeis pelo Conselho Federal de Contabilidade, nota se um desafio também para as universidades, pois se trata de um ensino generalista onde se busca um perfil multiprofissional, capaz de atuar nas mais variadas áreas do ramo contábil.

A contabilidade vive em constante mudança e na busca por melhorias e inovações, consequentemente, as oportunidades de emprego na área além de atrativas estão exigindo profissionais qualificados. De acordo com Silva. 2012, p.12:

O nível de conhecimento, tanto teórico, como prático, em exercer a função do Contador, tem sido amplificado em virtude de não ser apenas um simples prestador de serviços, mas um gerenciador que controla toda a gestão de uma empresa, que participa intensamente do planejamento e consegue coletar dados e transformá-los em informações para o processo de tomada de decisão.

Objetivando este contexto, no presente projeto de iniciação cientifica, iremos averiguar quais são as expectativas dos formandos em Ciências Contábeis e a realidade do mercado de trabalho para Contadores, assim buscando um entendimento entre as expectativas da oferta e da demanda de contadores no mercado de trabalho atual, a frente de um ambiente que apresenta frequentes mudanças sociais, ambientais, e principalmente tecnológicas, exigindo ao mesmo tempo experiência dos futuros profissionais.

Fortes (2005, p. 168) salienta que o profissional contábil deve ser considerado como:

Um dos profissionais de maior relevância na sociedade, cujo trabalho, quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, têm forte influência positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.

O perfil dos contadores no Brasil sofre mudanças consequentemente, através de novas leis federais, novos pronunciamentos (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), novas resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, e também, além disso, algo que influência a mudança é o senário econômico vivenciado atualmente, tais mudanças essas que além de desafiar o profissional também faz com que de certa forma seja reformulado o ensino para os futuros profissionais, para que estes estejam aptos a suprir as novas expectativas do novo mercado.

2 MÉTODO

Para a elaboração desse artigo e projeto de iniciação cientifica foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de livros, artigos, teses e informações da internet. A escolha do tema tem como cautela a preocupação da inserção do profissional contábil do mercado de trabalho. Vivemos atualmente momentos de grande transformação, exigindo de nós futuros profissionais que estejamos aptos aos novos desafios que nos são colocados. Desta forma, o trabalho buscará conhecer as estratégias e os parâmetros para melhor preparação dos futuros contadores.

3 PROFISSÃO CONTÁBIL

A contabilidade vem da necessidade de fazermos registro do comercio, segundo IUDÍCIBUS (2005, p. 31), “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Pois mesmo na sociedade antiga o ser humano já dotava de ferramentas contábeis para controlar seus bens.

Conforme o homem passava a adquirir mais quantidade em valores, procurava entender de que maneira seria possível aumentar esses rendimentos em espécie, assim, aumentando suas posses. Considerando que com o aumento consequente e significativo, se tornava cada vez mais difícil de controla-los apenas em sua memorização, de ter uma perspectiva sobre o que vinha acontecendo, se fez necessário então, para facilitar, o registro de suas variações. Assim, pensando em um futuro, foi que nos levou a fazer os primeiros registros, para que pudéssemos reconhecer possibilidades de uso, consumo, produção e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com