TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da ética profissional

Tese: Análise da ética profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

Diante dos cenários extremamente mutáveis e radicais as empresas tem que encontrar um modelo de administração renovadora, para responder às novas exigências. Nessa sociedade em transformação acelerada fica impossível manter concepções e modelos do passado. As maneiras arcaicas de pensar perduram os estímulos a conduta ineficientes. Propostas novas com cabeça velha não rejuvenescem ninguém. Sem perceber a falta do hábito de se pensar estrategicamente, são onde surgem os insucessos empresariais freqüentes e as manifestações de quebra dos valores éticos. Desenvolver a visão estratégica, voltada para os valores éticos, através de novos moldes, novas estratégias, liderança atualizada, tudo intrinsecamente ligado para uma nova realidade da empresa, são elementos vitais para a sobrevivência no mundo competitivo. Existe a necessidade imediata, de não se continuar a raciocinar com velhos modelos, em curto prazo. Os novos elementos para a nova realidade são ética, criatividade, marketing, liderança integrada, valorização humana, parceria, qualidade, descentralização, cidadania e solidariedade.

Milhares de empresas buscando a sustentabilidade realizam ações como a preservação do meio ambiente, utilizar energia e recursos naturais com responsabilidade, qualidade de seus produtos, esses são investimentos que vão criar e manter a imagem de empresa ética, especialmente com a criação de comitês e códigos de Ética. Entretanto um segmento muito importante, e que está faltando mais investimento são os colaboradores, é preciso desenvolver a consciência ética junto às pessoas que trabalham na empresa, pois são elas um dos fatores fundamentais que junto com suas decisões e atitudes, constroem a história da empresa. Administrar com Ética é manter renovada a cultura empresarial. Numa época de grandes transformações, administrar a instabilidade demanda estratégia de empresa que corresponda a valores, como sua cultura e filosofia empresarial orientações políticas e planos de ações estratégicos, contemplando à visão ampla da realidade. Surge também um novo perfil de executivo para fechar o circuito, um Líder Ético e competente.

2. Análise de situação de ética profissional

No filme “Amor sem Escalas”, o personagem Ryan Bingham, protagonizado por George Clooney, na minha opinião percebida em uma das cenas é a Ética da Consciência que corresponde à visão e a percepção ética, quando em uma de suas viagens a trabalho ele tem que demitir funcionários de uma empresa. Com sua experiência Ryan percebe a fragilidade e os sentimentos das pessoas naquele momento e procura sem se envolver emocionalmente não “deixá-los à deriva”, então os convence de que a “demissão” é boa, e que de certa forma positiva, pois lhes dará uma oportunidade para realização de seus sonhos guardados a muito tempo, uma nova perspectiva para o seu futuro.

Em outra cena percebo a Ética e Educação, onde a empresa através da liderança ética de Ryan orienta a novata Natali que chega à empresa com processo de mudança e novas tecnologias, onde as demissões seriam feitas “On line”, que podem até ser aplicadas, mas de maneira correta, humanizada, de certa forma procurando proteger o elemento humano envolvido no processo.

Na Ética e Educação, a empresa tem o compromisso de tornar as pessoas melhores, investe no balanço de qualidade e conceitos na melhoria de vida dentro do ambiente de trabalho.

2.1 Sinopse

Amor Sem Escalas (Up In The Air, 2009) é uma adaptação de um livro lançado em 2001, criado para este momento de crise econômica. Nada mais justo, afinal seu protagonista é Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira. Resumindo, ele é um executivo contratado por empresas desesperadas que precisam mandar pessoas embora, mas não têm coragem de sujar suas mãos e fazer isso elas mesmas. Ele é o cara que vai chegar sem ser anunciado, se sentar numa sala reservada e começar a chamar as pessoas que serão dispensadas. As reações, claro, vão do desdém ao desespero, passando por choro e ameaças de morte.

O atual cenário financeiro realmente deixa o filme bastante atualizado, mas ela é apenas pano de fundo para algo completamente atemporal: o comportamento humano. Depois de anos fazendo este trabalho, Bingham desenvolveu técnicas eficientes. Em sua mente já há um roteiro do que fazer em cada situação com respostas prontas e bem ensaiadas. Tudo para tornar o processo o mais humano possível, mostrando ao recém-desempregado que ele pode aproveitar aquele momento triste e tirar proveito para mudar sua vida, ou seja, recomeçar.

Viajando de um lado para outro, revezando check-ins de aeroportos e hotéis, Bingham, tornou-se metódico e impessoal (suas dicas de como sobreviver em aeroportos valem ouro!). A sua especialidade e capacidade em organizar sua mala de viagem de maneira rápida, extremamente eficiente e milimetricamente organizada. Tudo feito com maestria de alguém acostumado a fazer e desfazer malas e acumular milhas e milhas em viagens. Seu único hobby é acumular milhas. Aliás, mais do que um hobby, é uma obsessão. Não há uma azeitona que não vire milhagem. Suas experiências na estrada serviram também de inspiração para uma palestra motivacional para outros executivos. Nela, Bingham prega que você deve viver apenas com aquilo que não é um peso em seus ombros, deixando de lado até mesmo família, amigos e casa.

Porém, duas mulheres entram em suas vidas. Quem vem primeiro é Alex (Vera Farmiga), uma versão de saias do próprio Bingham, que passa mais tempo viajando do que na sua casa, em Chicago. Igualmente sem comprometimentos, os dois abrem seus notebooks e começam a agendar encontros entre vôos e trocar mensagens pelos seus blackberries. Suas afinidades são comparar Cartões de Fidelidades de companhia aéreas, empresas de aluguéis de carros e restaurantes.

Para fazer o contraponto a sua filosofia de vida surge no seu caminho Natalie (Anna Kendrick), uma jovem recém-saída da faculdade que chega para implementar um sistema que possibilita demitir as pessoas usando videoconferência, um toque ainda mais impessoal ao processo. Acompanha Ryan Bingham por algum tempo em suas viagens para aprender o ofício e aprimorar seu sistema.

Isso é tudo o que o diretor Jason Reiman e o roteirista Sheldon Turner precisam para começar a mostrar os sentimentos escondidos do seu protagonista. Com Alex, Bingham revisita sua infância e acaba em um casamento. Com Natalie, mostra todo o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com