TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA COM O INDICE DE APROVAÇÃO NOS MESMOS CONTEÚDOS

Por:   •  27/7/2016  •  Artigo  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE PRIORIZADOS NOS CONCURSOS PARA O CARGO DE CONTADOR NAS CAPITAIS DO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM O INDICE DE APROVAÇÃO NOS MESMOS CONTEÚDOS, DE CADA REGIÃO BRASILEIRA, NO EXAME DE SUFICIÊNCIA  NOS ÚLTIMOS 04 ANOS.

  1. INTRODUÇÃO
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

     Consagrada pela Constituição Federal de 1988, a possibilidade de conseguir um emprego ou cargo público através de concurso, foi uma grande vitória para a população brasileira. Apesar de às vezes existirem alguns critérios para a seleção, o preconceito que muitas vezes nos deparamos nas empresas privadas nas seleções para concursos eles praticamente não existem, pois, não há diferenciação de sexo, cor, raça e nível social.

     Ser aprovado em um concurso público é praticamente o sonho de todo brasileiro, além de ter na maioria das vezes um salário melhor que o das empresas privadas a estabilidade do cargo ou emprego público é o que mais chama atenção de todos.

     Para que se tenha sucesso e aprovação no concurso a ser prestado, é necessário que o candidato conheça bem os conteúdos exigidos nas provas, principalmente os conteúdos específicos.

     Para prestar concurso para o cargo de contador, por exemplo, o profissional de contabilidade deve ter um conhecimento extenso nas áreas específicas. Muitos alunos de contabilidade já deveriam sair preparados da universidade para prestar concurso para o cargo, porém se usarmos como base o Exame de Suficiência verificamos que estamos longe disso. O Exame de Suficiência é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis e técnicos em ciências contábeis no Brasil, muitas vezes realizadas por alunos no último ano de graduação, ele mostra quem possui capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da contabilidade. O exame é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e é necessária aprovação para poder exercer a profissão.

1.1.1 Problema

     O crescimento de candidatos atraídos por concursos é visível, é a busca por melhores salários, pela estabilidade e consequentemente, melhora na condição de vida. A estabilidade no serviço público é assegurada a todos os concursados aprovados, após três anos de exercício, o concursado só pode perde o cargo em virtude de sentença judicial ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado ampla defesa. Com uma vasta lista de vantagens, os concursos públicos vêm cada vez mais sendo concorridos, concorrência às vezes desleal visto que muitos candidatos trabalham e não possuem condições financeiras de pagar cursinhos preparatórios.

     Logo é nesse sentido que o trabalho se mostra oportuno, ele busca uma resposta para a pergunta que norteia a pesquisa: Qual a porcentagem de estudantes, técnicos e bacharéis em contabilidade que estão preparados para prestar o concurso para o cargo de contador, sem a necessidade de uma outra preparação além da graduação e curso técnico?

  1. OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar diversos editais para o cargo de contador dos últimos 04 anos, das capitais do país, a fim de selecionar os conteúdos específicos de Contabilidade nos concursos, e a partir de aí avaliar a capacitação dos estudantes, técnicos e bacharéis de ciências contábeis para a realização do concurso, à luz dos índices de aprovação por conteúdo, do exame de suficiência – CFC.

1.2.2 Objetivos Específicos

  1. Identificar as Capitais do Brasil;
  2. Dividir por regiões;
  3. Selecionar os principais conteúdos de contabilidade nas provas para o cargo de contador;
  4. Analisar com base nos editais dos últimos 04 anos.
  5. Realizar análise do percentual de aprovação em cada conteúdo específico no exame de suficiência –CFC, dos alunos, técnicos e bacharéis em contabilidade de cada região do país.
  6. Comparar os dados selecionados, a fim de levantar quais conteúdos estão sendo exigidos com maior frequência   em concursos públicos para o cargo de contador e como os alunos, técnicos e bacharéis estão se saindo nas provas dos exames de suficiência em relação aos mesmos conteúdos.

1.3 JUSTIFICATIVA

     O trabalho proposto é oportuno uma vez que chama a atenção tanto dos alunos de graduação em contabilidade, quanto dos profissionais contábeis, visto que a sua grande maioria busca uma aprovação em concurso público, o cargo para contador na maioria das vezes é muito disputado e o número de vagas nem sempre é abundante, dessa forma é necessária uma grande preparação antes de prestar a prova, preparação muitas vezes buscada em cursinhos.

     Assim sendo o presente trabalho, traz grandes contribuições no tocante a preparação dos profissionais contábeis que prestem concurso para o cargo de contador logo após a saída da Universidade ou curso técnico, será que as instituições de ensino superior e técnico preparam os alunos de ciências contábeis satisfatoriamente diante da gama de conteúdos presentes nas provas de concursos públicos? Será necessário fazer um curso preparatório para conseguir aprovação? O tema abordado também desperta interesse da comunidade acadêmica voltada para a área de contabilidade, pois a partir dos resultados dessa pesquisa surgem novos questionamentos que poderão ser objeto de pesquisas posteriores, como por exemplo: como capacitar verdadeiramente os alunos, para que ao saírem da universidade e curso técnico eles possam concorrer com igualdade perante aqueles que fazem cursinho, visto que nem todos possuem condições de pagar um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com