TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS CUSTOS NA EMPRESA: GRENDENE S.A.

Por:   •  28/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS CUSTOS NA EMPRESA: GRENDENE S.A.

O Grupo Grendene S.A. atua no segmento de produção e comercialização de calçados sintéticos para o mercado interno e externo, tendo como atividades principais o desenvolvimento, produção, distribuição e comercialização de calçados de plástico para todas as classes sociais, nos segmentos feminino, masculino e infantil. Atualmente possui cinco plantas industriais, localizadas em três estados brasileiros: Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, sendo detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.

Com base nas demonstrações financeiras do exercício de 2019 é possível observar uma queda em relação ao ano anterior de 11,2% da receita liquida e 12,8% nos volumes em proporção maior do que a queda dos custos, impactando diretamente o lucro bruto e a margem bruta, que caíram respectivamente 14,6% e 1,8% em relação a 2018.

Houve um impactado negativo no CPV de cerca de R$10 milhões em virtude dos gastos empregados na adequação da estrutura a uma realidade de volumes mais baixos e com isso o custo total caiu 8,2%, bem menos que a queda na receita e no volume de pares, por conta de custos fixos diluídos neste menor volume e efeito mix. A combinação destes efeitos elevou o custo por par em 5,4%. Outro fator impactante nos custos é a ociosidade de 40% da capacidade instalada, que resultou na queda de todas as margens.

Foi identificado um risco relacionado à possibilidade de oscilação no preço das matérias-primas e demais insumos utilizados no processo de produção em virtude da utilização commodities como matéria prima. A Grendene poderá ter seus custos dos produtos vendidos afetado por alterações nos preços internacionais destes materiais e para minimizar esse risco, monitora as oscilações de preço nos mercados nacional e internacional para tomar ações quando for o caso, utilizando-se da formação de estoques estratégicos para manter suas atividades comerciais.

As despesas comerciais são variáveis, girando em torno de 24% a 25% da receita líquida e distribuídas entre fretes, licenciamentos, comissões, publicidade e marketing. Já as despesas gerais e administrativas representam 4% sobre a receita líquida e a depreciação é em torno de 3% da receita líquida.

Mesmo com a queda nas receitas, a Grendene teve um lucro de R$ 495 milhões em 2019 e decidiu destinar cerca de 55,75% deste resultado como distribuição de dividendos e JCP e reinvestir o restante na empresa.

A empresa mantém caixa líquido positivo e não tem encargos financeiros que devem ser pagos com recursos originados da operação. É possível acompanhar na demonstração do fluxo de caixa a evolução do capital de giro, onde as principais fontes de recursos financeiros utilizados são oriundas do próprio volume da comercialização dos seus produtos, gerando caixa com baixo índice de inadimplência, evitando o descasamento entre as contas a receber e a pagar, garantindo assim a liquidez para o cumprimento de suas obrigações. Além disso, mantém saldos em aplicações financeiras passíveis de resgate a qualquer momento e apresenta sólidas condições financeiras e patrimoniais para cumprir com suas obrigações de curto e médio prazo, salvaguardando o capital de giro liquido.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com