TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Grendene

Pesquisas Acadêmicas: Empresa Grendene. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  1.579 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Este relatório da visita técnica realizada à MHL Calçados Ltda. é apresentado como requisito legal para a obtenção do título de Bacharelado em Administração. O objetivo desta visita foi visar o encontro do acadêmico com o ambiente profissional buscando observar o ambiente real de uma empresa em seu funcionamento diário.

Incluem-se nesta visita a infra estrutura organizacional desta empresa o código de conduta, os processos de trabalho, maquinários e equipamentos, seu estilo de gestão adotado e seus processos de trabalho.

2 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA

A empresa MHL Calçados Ltda.(Grendene) esta localizada na Rua XXV, 604- Bairro Eixo Sul Teixeira de Freitas-Bahia, com 4,2 mil m². É uma empresa brasileira de fabricação de calçados, em PVC e EVA.Depois de confirmado que a mesma seria estabelecida no extremo sul baiano inicia-se em 2006 as obras de instalação de uma unidade da famosa marca de sandálias, a Grendene, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado.

A escolha da cidade para abrigar a fábrica foi um atendimento a uma sugestão do governador Paulo Souto devido à localização estratégica da cidade, que fica situada próxima ao eixo Sul-Suldeste do país, maior mercado consumidor brasileiro.

Terminado os preparativos a empresa começa a funcionar no mês de agosto de 2007 criando vários novos empregos na cidade e funcionando de acordo com a sua capacidade total. O primeiro grupo de funcionários foi devidamente treinada em Fortaleza-CE e esta qualificação foi sobre a produção do modelo Ipanema que é exporta de até para o exterior.

É uma empresa com capacidade média de produzir 700.000 (setecentos mil) pares de sapatos por mês, considerada por isso uma empresa de médio porte, com 243 funcionários ativos e diversos departamentos como RH que faz com que os funcionários, acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, a controladoria que faz o controle das atividades, dos gastos, da gestão, a TI ( Tecnologia da informação) que serve para auxiliar nos interesses da empresa utilizando ferramentas de informática, o PCP (Planejamento e Controle de Produção) que visa a organização e controle do planejamento e execução da produção, Almoxarifado e o setor de Supervisão e Coordenação e áreas produtivas.

A liderança da empresa se reúne e fazem planejamentos estratégicos da companhia nos pilares de excelência onde se busca uma gama de produtos cada vez mais variados buscando uma maior absorção dos clientes em relação aos produtos.

Durante esses anos de crescimento gradativo houve vários desafios a serem enfrentados como mercado competitivo, principalmente os Asiáticos que trabalham com preços bem abaixo do mercado, manter os produtos de acordo com a moda e com preços acessíveis.

2.1 Históricos do grupo

No ano de 1971 a Grendene começa a produção telas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha. Desde então nunca parou de produzir. Foi à pioneira na utilização de poliamida (nylon) como matéria-prima de calçados. Assim deu seus primeiros passos em direção à sua vocação na produção de calçados.

Em 1979 Pedro Grendene Bartelle revolucionou a empresa e a moda: nascia a Melissa Aranha. Muito mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo fashion, que é reconhecido até hoje. E inaugurou o mercado da propaganda de calçados em novelas quando Júlia, personagem de Sônia Braga em Dancing Days usou a melissa. Mais tarde em 1984 lançou-se a melissinha que vinha sempre acompanhada de um brinde inaugurando a linha kids da Grendene.Hoje ela possui vários licenciamentos como Barbie, Hot Wheels e Disney ganhando um novo e grande público.

1986 foi o ano de lançamento da linha Rider e com vinte anos depois faz muito sucesso no Brasil e em outros setenta países. A instalação em Fortaleza da primeira unidade fabril no Estado do Ceará, que passou a se denominar Grendene do Nordeste S.A., com capacidade anual de produção de 5 milhões de pares e isso aconteceu em 1990.Quatro anos mais tarde foi lançada a linha grendha para todos que ia do modelo clássico á moda praia nomeando os lançamentos sempre pessoas famosas na linha de frente dessa tem-se a cantora Ivete Sangalo.Para se consagrar de vez na moda praia a Grendene lança em 2001 a linha Ipanema com preços competitivos no mercado.

A melissa toma destaque em 2003 quando chega ao cenário internacional o calçado ganha as vitrines de lojas-conceito, como a Colette, em Paris, e aDover Street Market, em Londres. Neste mesmo ano há a incorporação da Grendene Calçados S.A(Que produzia e fornecia matéria prima pra calçados) e a Grendene S.A (que era envolvida na fabricação de peças em plástico para máquinas e implementos agrícolas).

Em meados de 2007/2008 foi feita a Instalação de uma nova unidade industrial a MHL Calçados Ltda. na cidade de Teixeira de Freitas – BA. Em 2009/2010 foi aderida um novo tipo de trabalho o sustenta Val fabricando chinelos Rider 100% reciclados e em 2012 foi inaugurada duas lojas exclusivas da Melissa em Nova York e recebeu o prêmio "Best Overall Lincense 2012 "- Melhor Licenciado Mundial, concedido pela Cartoon Network.

2.2 Administração

A Grendene conta com profissionais de diversas áreas no cargo de gestão, todos são administradores com mais de 5 anos de empresa e ligados diretamente a gestão do negocio.

A empresa não possui diretoria local, a diretoria da Grendene de Teixeira de Freitas fica no estado do Rio Grande do Sul.

3 A MISSÃO DA EMPRESA

Dita de maneira clara e simples o que a empresa deseja é fazer moda de maneira que atenda as necessidades do mercado gerando retorno e lucro para a empresa e seus parceiros.

Desenvolver produzir e comercializar calçados para os mercados globais, diferenciados pela inovação, baixo custo e alta eficiência produtiva garantindo qualidade na entrega e boa apresentação dos produtos. Basea-se nos pilares de excelência onde-se busca uma gama de produtos cada vez mais variados buscando uma maior absorção dos clientes em relação aos nossos produtos.

3.1 Código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com