TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EMPRESA: TEC TOY S.A. SETOR DE ATIVIDADE: NEGÓCIO DE LAZER, ESPECIFICAMENTE JOGOS ELETRÔNICOS

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – FACIC

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
EMPRESA: TEC TOY S.A.
SETOR DE ATIVIDADE: NEGÓCIO DE LAZER, ESPECIFICAMENTE JOGOS ELETRÔNICOS

CAROLINE MENDES MOURA
FERNANDO PRADO ALMEIDA

UBERLÂNDIA

JUNHO - 2016

Relatório Situação Econômica

A Empresa TEC TOY S.A. vêm acumulando prejuízos ano após ano. O ano de 2013 foi o último em que o Patrimônio Líquido não estava descoberto, a partir de então, o PL encontra-se descoberto e, como a empresa não obteve lucro nos últimos anos a maioria dos índices foram calculados de forma inadequada, apenas de forma demonstrativa.

Como forma didática, calculamos a maioria dos índices utilizando o Prejuízo Acumulado no lugar do Lucro Líquido Ajustado ou Lucro Líquido, com isso foram encontrados resultados negativos, o que de certa forma não possibilita uma interpretação adequada, uma vez que não é possível falar de retornos sobre investimentos, uma vez que a empresa não obteve lucro e sim prejuízos.
        Os índices de Retorno s/ Investimento e Retorno s/ o PL ficaram negativos e com isso, determinados índices com numerador e denominador negativos os resultados ficaram positivos, porém, como foi ressaltado o cálculo foi feito apenas de forma didática, não obtendo assim o resultado final de forma correta.

Na opinião do grupo e após acompanharmos algumas notícias e especulações acerca da empresa TEC TOY, chegamos à conclusão que a empresa pode, e deve sair da BOVESPA, uma vez que seus resultados não condizem com o Setor, que, apesar de estar em baixa, consegue ainda investir e manter algum resultado adequado; e com as políticas adotadas pela própria Bolsa de Valores a respeito de valores de ação.

Setor de Brinquedos e Jogos / Negócios de Lazer e Eventos

O setor de Negócios de Lazer, especificamente Jogos Eletrônicos e Entretenimentos, que é o caso da Tectoy S/A, vem sofrendo quedas e prejuízos ano após ano.

O cenário econômico atual prejudica o setor que depende de um determinado ciclo positivo da economia para obterem ganhos expressivos, pois trata-se de um setor chamado de “não-essencial”, que, em tempos de crises e recessões, são deixados de lado.

Além do cenário político e econômico não serem favoráveis ao setor de Entretenimentos e Lazer, o setor brasileiro ainda sofre com a concorrência de grandes marcas internacionais como a Sony, Microsoft, Nintendo entre outras, que simplesmente ignoram qualquer possível efeito sobre as vendas de seus produtos, pois o setor brasileiro não tem a tecnologia e o apelo que os produtos internacionais têm.
        Algumas empresas para se adequarem e não saírem do negócio passaram a prestar serviços a empresas estrangeiras que desejam fabricar e comercializar suas marcas no Brasil. Além disto passaram a fabricar e comercializar outros produtos similares, como DVDs, aparelhos de som e som automotivo entre outros produtos de lazer, para que possam enfrentar uma concorrência cada vez mais tecnológica e internacional.

A Tectoy que nos anos 80 e 90 fez grande sucesso e conseguiu com isso um lucro superior ao estimado, sofreu no final dos anos 90 e início dos anos 2000 com a crise, que fez o governo aumentar os impostos e, com isso suas vendas foram freadas e a empresa chegou a abrir concordata. Logo após o encerramento do período concordatário a empresa mudou o foco deixando de ser uma empresa apenas de jogos eletrônicos e passaria a ser uma companhia de entretenimentos com mudança inclusive no seu público-alvo.

A Empresa TEC TOY S.A.

A TEC TOY S.A. é uma empresa envolvida com a produção de entretenimento eletrônico e dispositivos de lazer. A Tectoy foi fundada em 1987, inicialmente para desenvolver e produzir brinquedos de alta tecnologia. Atualmente, a empresa fabrica videogames sob licença da SEGA e atua no mercado de eletrônicos de consumo produzindo tablets, equipamentos de baby care, players de DVD, DVDs karaokês e DVDs licenciados. No final de 2010, a Tectoy passou a fabricar e comercializar para outras marcas, oferecendo também serviço de logística e pós-venda. A sede e a fábrica da Tectoy são localizadas em Manaus e a filial administrativa em São Paulo.
        A empresa também está ativa em broadcasting digital, com a Mob TV. No dia 31 de dezembro de 2009, a empresa tinha ações da Zeebo Brasil, Tectoy Limited, Tectoy of America Inc, Tectoy Desenvolvimento Ltda, Level Up! Interactive SA, assim como da Tectoy Entretenimento Digital Ltda.
        É uma empresa que já passou por processo de concordata, devido à crise em 1997, que prejudicou 
taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa e também pelo fato de sua linha de produtos presenciar um desaquecimento nas vendas. Em 1997, a crise financeira iniciada nos países do sudeste asiático fez com que o Brasil fosse um dos afetados pela escassez de confiança de investidores externos nas economias emergentes, resultando numa fuga de dólares. Como resultado da turbulência econômica, em outubro do mesmo ano, o governo aumentou a taxa de juros para 43%, refreando o consumo e os investimentos.
        Além das dívidas, a conjuntura econômica provocou queda na venda de consoles e jogos eletrônicos em 1997 e, com isso, a Tectoy teve uma queda de 32% na receita operacional em relação ao ano anterior, caindo para 74,9 milhões de reais. A empresa já havia descumprido a meta de faturamento em 1996, quando esperava 140 milhões de reais em faturamento. O crescimento rápido da companhia, que a tornou dependente de injeções de capital e empréstimos de terceiros, também foi citado como um dos fatores agravantes. Esses fatores fizeram com que a empresa tomasse medidas para melhorar sua situação econômica, como a renegociação das dívidas da empresa com os credores, a mudança da fábrica, em Manaus, para instalações menores, a simplificação da cadeia de produção e o corte no número de empregados. Em São Paulo, todos os colaboradores foram centralizados para apenas uma localidade. Com isso, a Tectoy conseguiu diminuir os custos anuais para 4 milhões de reais em 2001, metade do que gastava em 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com