TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CONTEXTO DE NEGÓCIO ASPECTOS CONCEPTUAIS IMPORTANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E OUTRAS ÁREAS DE VIZINHÃO

Trabalho acadêmico: ANÁLISE DE CONTEXTO DE NEGÓCIO ASPECTOS CONCEPTUAIS IMPORTANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E OUTRAS ÁREAS DE VIZINHÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADENORTE DO PARANÁ – UNOPAR

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS CONCEITUAIS IMPORTANTES DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E OUTRAS AREAS AFINS

Januária/2011

Washington Alves Duarte

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS CONCEITUAIS IMPORTANTES DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E OUTRAS AREAS AFINS

Trabalho apresentado a disciplina: Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Januária/2011.

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................... 4

2. Referencial Teórico................................................................................................ 4

3. Considerações Finais........................................................................................... 6

4. Referênciais............................................................................................................ 6

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Aspectos Teóricos Conceituais Importantes das Ciências Contábeis e Outras Áreas Afins

Introdução:

Um dos maiores desafios da Contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem no vida das empresas. Muitos, no entanto, consideram e até confundem a Ciência Contábil como mero instrumento de informação.

A Contabilidade tem que ser vista como fonte de informações úteis aos processos de tomada de decisão e controle empresarial.

Os usuários das demonstrações fornecidas pelo Contabilidade são todas pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada organização, seja uma empresa, uma entidade de finalidades não-lucrativas ou mesmo um patrimônio familiar, e é nessa perspectiva que se abordam de que forma a Contabilidade contribui para o processo de tomada de decisões.

Referencial Teórico:

A área contábil numa empresa é uma das mais procuradas, visto que ali se encontram todos os registros da vida de uma empresa. As oscilações do dia-a-dia, as operações , os resultados sistematicamente registrados e analisados, mostram o

desempenho, os fortes e fracos de uma organização. Ela facilita as ações, fornecendo as coordenadas de acordo com o desempenho medido. Entretanto, ainda encontramos empresários que olham a contabilidade apenas como burocracia, não vendo nela nenhum benefício. Isso decorre da falta de informação, já que o empresário, de início, precisa saber comprar e vender, mas não é obrigado a conhecer contabilidade.

A Contabilidade Gerencial é a ferramenta para administração das finanças. Devemos levar em conta, que as atividades contábéis desenvolvidas pelo gestor na empresa visam atingir objetivos determinados e resultados específicos, por isso devem estar sintonizadas com seus objetivos maiores e não devem ser desempenhadas de maneira aleatória, assim, é necessário que sejam planejadas e controladas.

Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.

Para o crescimento de uma empresa, o gestor tende a realizar trabalhos mais especializados. Esses trabalhos necessitam de coordenação e organização, a tendência é agrupar funções homogêneas sob a mesma unidade de comando.

Dependendo do tipo de organização, é preciso analisar as atividades preocupado na busca da eficácia, ou seja, fazer o melhor aproveitando da melhor forma os recursos disponíveis. O enfoque é como o resultado poderá ser alcançado.

Com a necessidade de reduzir custos, as empresas buscam uma forma de equilibrar os objetivos. Por isso, é preciso saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com