TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos importantes da contabilidade

Artigo: Aspectos importantes da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  434 Visualizações

Como principal objetivo a Contabilidade tem em permitir que os usuários tenham conhecimento como um todo da empresa para que possam interferir sobre tendências futuras da mesma, contribuindo para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Ela deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.

Dois pontos importantes a serem observados:

1º. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.

2º. A Contabilidade tem íntimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica, ao invés de seguir a forma. Por exemplo, uma empresa vende certo ativo com o compromisso de data para recompra, obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar uma operação de financiamento, (essência), e não de compra de venda, (forma).

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de: ineficácia na estrutura do modelo informativo; limitações do próprio usuário; baixa credibilidade por parte dos usuários; linguagem inadequada em matéria de demonstrações contábeis.

A contabilidade é uma ciência social, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto social quanto quantitativo. Como metodologia parcialmente social, muitas vezes subjetividade e incerteza, originária do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (Ativo=Passivo+Patrimônio Líquido).

...