TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONTABILIDADE DE CUSTOS E ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA.

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONTABILIDADE DE CUSTOS E ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA.

EQUIPE

GABRILA FERREIRA SILVA – RA 8547945016

DESAFIO PROFISSIONAL: escolher uma empresa e analisar seus demonstrativos contábeis, conforme aprendido nas aulas. A partir dessa análise, elaborar o parecer

apresentando a saúde financeira e econômica da empresa.”

   

     Tutor: Profª Juliana Andrade

São Luís

2015

ÍNDICE

  1. PASSO 1 ..........................................................................  03
  2. PASSO 2...........................................................................  04
  3. PASSO 3...........................................................................  05
  4. PASSO 4...........................................................................  06
  1. Payback Simples ........................................................  06
  2. Payback descontado....................................................  06
  3. Valor presente liquido (VPL) .....................................  07
  4. Taxa Interna de Retorno (TIR) ...................................  07
  1. PASSO 5............................................................................. 08
  1. Balanço Patrimonial ....................................................  08
  2. DRE .............................................................................  09
  1. PASSO 6.............................................................................  10

6.1 Balanço Patrimonial......................................................  10

        

 


Passo 1:

Através dos relatórios contábeis a empresa tende a adquirir informações que possam contribuir para o gerenciamento da mesma no que diz respeito ao comportamento das contas, identificar as tendências apresentadas nas suas demonstrações, evidenciar a capacidade de cumprimento de suas dívidas e conseguir ter o conhecimento da sua estrutura patrimonial.

Segundo Brizolla (2008, p. 28) “A contabilidade retrata, por meio do balanço, a situação patrimonial da empresa em determinada data, proporcionando o conhecimento de seus bens, direitos, obrigações e de sua estrutura patrimonial”.

Devendo utilizar-se de métodos e técnicas dentro de uma gama de princípios, postulados e conceitos para determinar de forma mais precisa possível o valor dos bens, direitos e obrigações (o patrimônio) da empresa.

De acordo com o CFC (2000), a demonstração contábil deve ser veraz e equitativa de forma a propiciar revelação suficiente sobre a entidade para que o usuário se sinta informado.

O Balanço Patrimonial apresenta informações econômicas e financeiras relativas à gestão do patrimônio ocorrida durante um exercício social. Apresentando a situação patrimonial da empresa em um dado momento, sendo três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

O CFC (2000) segundo a dinâmica patrimonial informa a evolução dos fenômenos patrimoniais que, ao final do exercício social, evidenciam o resultado da atividade econômica exercida sobre o patrimônio no período.

Existindo ainda outros tipos de demonstrações contábeis, tais como: Demonstração do Resultado do Exercício que evidencia o resultado do lucro ou prejuízo, que a empresa obteve durante um período, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos que evidencia o lucro apurado no exercício e sua destinação, Demonstração dos Fluxos de Caixa que oferece maior facilidade por visualizar melhor o fluxo dos recursos financeiros e a Demonstração do Valor Adicionado que evidencia o quanto de riqueza (PIB) uma empresa produziu.

A apresentação dos relatórios contábeis possibilita, de acordo com o relatório escolhido, obter dados específicos e sintetizados da situação financeira da empresa. As demonstrações contábeis se tornam essenciais para a empresa, pois permitem uma análise da vários ângulos, ao constatar sua situação presente, passada e consequentemente cogitar situações futuras.

Passo 2:

Pela necessidade de extrair informações que levem a uma melhor tomada de decisão pelos gestores, existem algumas técnicas de análise de balanço, tais como: análise vertical e a análise horizontal, que serão utilizadas na empresa em questão.

A análise vertical permite, inicialmente, que o analista avalie a estrutura do Balanço (Balanço Patrimonial e DRE), o que se chama de lógica de balanço, isto é, se a proporcionalidade dos diferentes componentes patrimoniais e de resultados se mantém ao longo dos anos.

A fórmula de cálculo da analise vertical compara cada conta ou grupo com cada item do Ativo Total ou do Passivo Total, demonstrando pela seguinte fórmula: Conta (ou grupo de contas) x 100 / Ativo Total (ou Passivo Total).

Iudícibus (1998), afirma que a analise vertical é o processo que objetiva a medição percentual de cada componente patrimonial ou de resultado econômico em relação ao total de que se faz parte.

Essa análise permite, através da utilização de instrumentos diversos, a decomposição, a comparação e a interpretação das demonstrações contábeis ou gerenciais e suas extensões, com vista a avaliar o desempenho e as tendências da empresa, para atender determinado objetivo.

A análise horizontal permite a avaliação do aumento ou da diminuição dos valores, que expressam os componentes patrimoniais ou de resultados através da comparação entre os períodos do exercício social.

O resultado do cálculo da analise horizontal indica o aumento ou diminuição de uma despesa, sendo calculada da seguinte forma: Valor atual do item x 100 / Valor do item no ano-base (anterior).

Para Iudícibus (1998), a finalidade da análise horizontal é denotar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados através dos períodos, a fim de caracterizar tendências.

Os índices adotados nesta análise transmitem informações importantes sobre a situação de solvência ou liquidez da empresa (sua capacidade de pagamento), sobre a forma como está estruturado o seu capital (como estão distribuídos as suas obrigações) e sobre a rentabilidade (o retorno dos investimentos).

Contudo, se faz necessário estabelecer procedimentos com a finalidade de mapear ou acompanhar a evolução de determinado elemento patrimonial analisar os índices com relação aos intervalos de tempos ocorridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (755.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com