TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE OFICINA DO TEMPO INTEGRAL E INTEGRADA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA / EDUCAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA E FISCAL

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE TRABALHO

JAISON ISAIAS RODRIGUES ANTUNES

PROJETO DE OFICINA DO TEMPO INTEGRAL E INTEGRADA:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA / EDUCAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA E FISCAL

JARDINAGEM

MONTES CLAROS

2018


CONTEÚDOS QUE INTEGRAM COM O CURRÍCULO BÁSICO

  • Jardinagem- pesquisa, cultivos e conservação do solo, uso correto da água, estudo de diversos tipos de paisagem, práticas de manejo.

1.INTRODUÇÃO

Esse Projeto tem como objetivo introduzir os aluno as técnicas do ramo de jardinagem, A jardinagem é uma prática milenar que j á existe desde os tempos do Oriente antigo, quando tribos passaram a se fixar na terra e a aplicar seu conhecimento sobre cultivo como forma de lazer. A técnica passou a definir vários padrões estéticos das civilizações, que aos poucos foram sendo adotandos pela nobreza e passaram a enfeitar as grandes cidades. Há de se citar o s Babilônios (com seus jardins suspensos), os Egípcios (com suas decorações de estruturas funerárias), os Romanos (com seus jardins de interiores) e as grandes monarquias europeias (que fizeram memoráveis estruturas nesse âmbito, a exemplo dos franceses com seus luxuosos jardins).

2. JUSTIFICATIVA

A importância do projeto é clara e objetiva, a natureza em geral nos proporciona uma qualidade de vida com mais prazer e saúde, sem contar que ela foi a primeira farmácia e a alimentação da humanidade. Além da importância das hortaliças orgânica na nutrição e das plantas medicinais na saúde das pessoas, a jardinagem é essencial para que as pessoas se sintam ocupadas e melhorem a auto estima.

O trabalho com a terra junto com as plantas e hortaliças orgânicas vem desempenhando um papel fundamental nas nossas vidas e na vida de nossos alunos, por isso é muito importante que eles realizem esta oficina, pois através dela eles aprenderem e descobrirem o reaproveitamento de insumos orgânicos dos mais variados tipos, e a importância da flora para a manutenção da saúde, fabricação remédios medicinais, cosméticos entre outros.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivos gerais

Este projeto tem como objetivo, divulgar nossos conhecimentos adquiridos aos nossos alunos e conscientizá-los da importância da jardinagem, proporcionando a sociedade em geral uma qualidade de vida melhor.

O objetivo principal é que eles tenham conhecimento através disso para contribuir para hábitos mais saudáveis e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do projeto. A “jardinagem” é uma forma de conhecer e valorizar a importância do trabalho do homem do campo e da cidade, conhecer técnicas de cultura orgânica, compreender a relação entre o solo, agua e nutrientes para que se tenha um belo jardim e uma ótima horta com alimentos saudáveis.

3.2 Objetivos específicos

Este trabalho tem como finalidade de desenvolver nos alunos a compreensão da agricultura e o desenvolvimento sustentável, além disso prometer a capacidade para o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e o bom senso de responsabilidade do uso do solo e da flora. Ao produzir uma oficina deve se ter em mente que o mesmo se torne um espaço de criação, expressão, produção, transformação, socialização e convivência.

4. METODOLOGIA

Para obter sucesso na jardinagem, o solo deve ser tratado com nutrientes, por isso é necessário em primeiro lugar conhecer a fertilidade do terreno, com base nesse conhecimento do solo, recomenda-se a adubação orgânica e se necessário a correção da acidez do solo, para o implanta mento da jardinagem será necessário levantar canteiros (1,10m de largura) reforçando as laterais com garrafas petes, deixando um caminho de passagem entre eles. Após a adubação será semeadas ou plantadas mudas de rosas, acerola, mexerica, cenoura, beterraba, repolho, espinafre, brócolis, pimentão, tomate cereja (Temperos) cebolinhas, salsa, orégano, manjericão. E algumas plantas medicinais e aromáticas como por exemplo a hortelã, agrião, arruda, alfavaca, losna, camomila, babosa, alecrim, poejo.

5. RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS

Para trabalhar com a jardinagem mesmo com uma pequena dimensão, são necessárias ferramentas como por exemplo o balde, enxada, carrinho de mão, garrafas pete, pneus, adubo orgânico, esterco, bandeja de isopor e sementes e mudas para o plantio.

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES / PERÍODOS

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Analise de perfil da turma. Apresentação da oficina

 X

Conversar e explicar aos alunos a importância da jardinagem para uma qualidade de vida melhor.

X

Será realizado um trabalho com pesquisas utilizando jornais, revistas, internet, gravuras desenhos com o tema realizados pelos próprios alunos.

 X

 X

A preparação do solo, dos materiais e das mudas ou sementes.

X

Começar o plantio.

X

Organizar e manter a manutenção dos trabalhos realizados

X

X

Reorganizar o jardim

X

X

Começar a preparação para a Exposição

X

X

Colocar em exposição os frutos do projeto para a comunidade escolar tudo que foi trabalhado durante o decorrer do ano com os alunos.

X

X

Avaliação continua.

X

X

X

X

X

X

X

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com