TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR[pic 1]

CURSO:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

Aldenice da Silva Oliveira

Héltrio Carreiro Morais

Héltrio Carreiro Morais Junior

Osvaldo José de Paula Júnior

Leonardo Silva Lopes

Rodrigo Guimarães Pacheco

Rodney Araújo Dias

ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil

BELO HORIZONTE - MG

2013


Aldenice da Silva Oliveira

Héltrio Carreiro Morais

Héltrio Carreiro Morais Junior

Osvaldo José de Paula Júnior

Leonardo Silva Lopes

Rodrigo Guimarães Pacheco

Rodney Araújo Dias

 

ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil

Artigo Apresentado ao Instituto Brasileiro de Ensino Superior  como parte das exigências do curso de Ciências Contábeis para obtenção   do Título Bacharel em Ciências Contábeis Orientador: Professor Mestre Paulo Stigert

BELO HORIZONTE - MG

2013  

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo informar as características do Mercado Financeiro de capitais, bem como a Historia da Bolsa de Valores Brasileira e como funciona a abertura de capital de Empresas Brasileiras de Acordo com IRFS (International Financial Reporting Standards).

Estudaremos o Caso do Banco Mercantil do Brasil S/A, analisando os principais Indicadores de Desempenho nos anos de 2012 e 2013,  mostraremos a composição do quadro social da empresa, organograma, posição , bem como o objetivo em relação ao mercado que a instituição tende alcançar  e vem conseguindo alcançar.

Palavras Chaves: Mercado Financeiro, Bolsa de Valores e Empresas.

ABSTRACT

This Work aims to inform the characteristics of Financial Capital Markets and the History of the Brazilian Stock Exchange and how the IPO of Brzilian Companies in Accordance With IFRS ( International Financial Reporting Standrds) Works.

We Sill Study th case of  Banco Mercantil do Brazil S/A, analyzing Key performace indicators for the years 2012 and 2013, Show the composition of the membership of the company, organization chart, positon as well  as the objective for the market that the institution  tends achiev and hás beem able to achieve.

Financial Markets, Securities and Business Case: Keys words.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS GERAIS        

2.1 Objetivos Específicos        

3 JUSTIFICATIVA        

4 REFERENCIAL TEÓRICO        

5 METODOLOGIA        

6 DESENVOLVIMENTO        

7 CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa fazer comentário sobre o mercado financeiro de capitais, dando as características e abordando a Historia da Bolsa de Valores Brasileira.

Com a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade a IRFS- International Financial Reporting Standards, demonstraremos como funciona a Abertura de Capital das Empresas Brasileiras, passo a passo.

No primeiro  tópico apresentaremos as características que envolvem o mercado financeiro, apresentado a variação dos indicadores financeiros do período de 2012 a 2013 da Instituição financeira Banco Mercantil do Brasil S/A.

No segundo tópico, informaremos leis que embasam a publicação deste artigo.

Finalmente iremos apresentar um estudo de Caso do Banco Mercantil do Brasil S/A, analisando os Principais indicadores de Desempenho nos anos de 2012 e 2013, ,  mostraremos a composição do quadro social da empresa, organograma, posição , bem como o objetivo em relação ao mercado que a instituição tende alcançar  e vem conseguindo alcançar.

A primeira bolsa de valores no Brasil surgiu no ano de 1845 com a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Futuramente surgiria nas principais localidades brasileiras como em Recife, Espírito Santo, Salvador, Minas Gerais, Brasília, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Paraná.

Entre aquelas que tiveram maior importância para o mercado de capitais podemos citar a Lei nº 4.537/64, que instituiu a correção monetária, através da criação das ORTN, a Lei nº 4.595/64, denominada lei da reforma bancária, que reformulou todo o sistema nacional de intermediação financeira e criou o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central e, principalmente, a Lei nº 4.728, de 14.04.65, primeira Lei de Mercado de Capitais, que disciplinou esse mercado e estabeleceu medidas para seu desenvolvimento.

A origem do Banco remonta a 02 de fevereiro de 1943, na cidade de Curvelo, centro-norte do estado de Minas Gerais, onde foi fundado por empresários locais. Em 1953, ainda com o nome de Banco Mercantil de Minas Gerais S.A., foi adquirido pelos Srs. Oswaldo de Araújo e Vicente de Araújo. A sede foi transferida para Belo Horizonte, MG, e iniciou-se a conquista de sua tradição de segurança e solidez, baseada em uma filosofia de crescimento sustentado.

Convido você leitor ao acompanhamento e da leitura deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com