TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS GLOBALIZADOS

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DE EMPRESAS.

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS GLOBALIZADOS

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DE EMPRESAS.

 

Mercado Financeiro e de Capitais Globalizados– FIDC

Adriana Maria Aquino – 71121700603

Bruna Aparecida de Souza – 71121700426

Juliana Moreno -

Lucia barros dos Santos Marqueti – 71121700412

CAMPINAS – SP

2018

Adriana Maria Aquino

Bruna Aparecida de Souza

Juliana Moreno

Lucia barros dos Santos Marqueti 

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS GLOBALIZADOS– FIDC.

Trabalho apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Mercado financeiro e de capitais globalizados e do Curso de Controladoria de empresas da Universidade Paulista – UNIP.

Professor (a) responsável: Diego

CAMPINAS – SP

2018

SUMÁRIO

1. FIDC - Fundo de Investimento em Direitos        04

2. Tipos de cotas do Fundo de Direitos Creditórios        05

3. Aplicação em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios        06

3.1 Principais características do FIDC..................................................................06

4. Rentabilidade do Fundo de Recebíveis         07

4.1 Riscos do investimento...................................................................................07

5. Vantagens e Desvantagens        08

CONCLUSÃO        09

REFERÊNCIAS        10


  1. FIDC - Fundo de Investimento em Direitos

FIDC significa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. Ele funciona como um condomínio de investidores, que unem seus recursos em um investimento comum, com o mínimo de 50% aplicado em Direitos Creditórios.

Direitos Creditórios são direitos derivados dos créditos que uma empresa tem a receber, como cheques, aluguéis, duplicatas ou parcelas de cartão de crédito. Ou seja, eles funcionam como dívidas convertidas em títulos, e que podem ser vendidas a terceiros, através de um processo chamado securitização.

Uma forma fácil de entender isso são as compras a prazo. Vamos supor que você comprou um sofá para pagar daqui a 30 dias. A loja fica com o direito de receber esta quantia no prazo estabelecido, mas, para adiantar o recebimento, ela pode transformar a sua dívida em título negociável, por meio da cessão de direitos creditórios. Então um investidor compra o direito a crédito, ou direito creditório, pagando à loja, antecipadamente. Quando você efetuar o pagamento, o dinheiro vai para o investidor, ao invés da loja. Para que isso seja interessante, a loja abre mão de uma porcentagem do valor, e este será o lucro do investidor.

Esse processo de transformar uma dívida em direito creditório negociável é chamado de securitização. Portanto, um FIDC é um Fundo de investimento que aplica em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada empresa. Ele pode ser constituído de forma aberta ou fechada:

  • No Fundo de investimento aberto, o investidor pode resgatar suas cotas no momento que desejar, respeitando as regras do fundo.
  • No Fundo de investimento fechado, há um prazo específico para o resgate.

  1. Tipos de cotas do Fundo de Direitos Creditórios

Assim como outros Fundos de Investimento, o Fundo de Direitos Creditórios é constituído e administrado por uma instituição financeira que vende cotas em troca da captação de recursos para realizar suas aplicações financeiras. Porém, o FIDC possui algumas peculiaridades e uma estrutura mais complexa.

Um FIDC é composto por 2 tipos de cotas e elas influenciam diretamente na sua rentabilidade e risco. A proporção de cada cota é definida na estruturação do fundo e mencionada em seu regulamento, sendo a maior parte preenchida por cotas seniores e a menor parte por cotas subordinadas.

Um FIDC pode ter, por exemplo, 80% de cotas do tipo Sênior e 20% de cotas do tipo Subordinada. Essa divisão é a responsável por garantir que grande parte dos cotistas tenham a sua rentabilidade fixa predeterminada, de forma que a menor parte assume os riscos almejando maiores lucros. Vamos entender melhor:

  • Cota Sênior: São cotas que possuem preferência no recebimento do valor do resgate ou amortização. As cotas seniores possuem um objetivo de rentabilidade prefixado e, com isso, se comportam como título de Renda Fixa.
  • Cota Subordinada: São cotas que devem se subordinar às cotas seniores em relação ao resgate ou à amortização. Ou seja, o dono de uma cota subordinada só receberá rendimentos depois que os cotistas seniores receberem a sua parte, sendo assim, ele assume o risco sobre qualquer inadimplência.

Agora você pode se perguntar o que isso significa e qual a vantagem de possuir uma cota subordinada. É simples:

  • Se o Fundo tiver uma rentabilidade inferior à prevista, os cotistas seniores terão sua rentabilidade fixa assegurada e os cotistas subordinados receberão um pagamento menor, resultado do que sobrou dos lucros.
  • Mas se o Fundo tiver uma rentabilidade maior que a prevista, os cotistas subordinados terão uma rentabilidade superior à dos cotistas seniores, que continuarão com a mesma taxa fixa acordada.

  1. Aplicação em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios.

Uma diferença do FIDC é que ele é destinado apenas a investidores qualificados. Essa categoria inclui:

  • Investidores classificados como profissionais
  • Pessoas naturais que possuam certificação da CVM para registro de agentes autônomos, analistas, administradores de carteira e consultores de valores mobiliários
  • Clubes de investimentos geridos por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados
  • Pessoa física ou jurídica que possa investimentos de mais de R$1 milhão, comprovados por termo assinado.

Portanto, o Fundo de Direitos Creditórios não é um investimento acessível a pequenos investidores. Devido a isso, grande parte dos investimentos são feitos por investidores institucionais, como seguradoras, fundos e gestores de fundos.

Porém, mercado oferece diversas e excelentes opções de investimento, e no Toro Radar nós te ajudamos a escolher os melhores para o seu perfil e objetivo. O prazo da aplicação no FIDC pode possuir duas formas diferentes: predeterminado ou indeterminado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (483.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com