TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA FINANCEIRO E MERCADO DE CAPITAIS

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA EaD:

BARRA DO CORDA/MA

2016

1 SISTEMA FINANCEIRO E MERCADO DE CAPITAIS

Sistema Financeiro é o conjunto de instituições de um país, organizados em mutua colaboração com intuito de servir ao mercado de capitais por meio da canalização de recursos de credores direcionados aos devedores.

A atuação do sistema financeiro no mercado se dá por meio de intermediação realizada pelas instituições entre investidores e ativos financeiros por meio de sistema plural integrado composto também por mutuários públicos ou privados.

Sua importância para economia reside no fato de que possibilita a circulação da moeda, a criação de mercados de bens e serviços e a movimentação de pessoas e bens por meio da organização de ações direcionadas ao provimento econômico e de capitais.

No contexto dos sistemas financeiros tem-se os agentes financeiros que são agentes responsáveis pela capitação de recursos e redirecionamento de tais recursos para o mercado em forma de investimentos.

Os agentes financeiros assumem caráter institucional sendo também nomeados como instituições financeiras. Um bom exemplo de  instituições são a Caixa Econômica Federal, Bancos comerciais ou de investimentos, Sociedades de crédito imobiliário, Associações de poupança e empréstimos, Companhias de habitação, Companhias hipotecárias,   e outras entidades à critério do Banco Central.

As instituições financeiras são extremamente importantes para a economia e para a sociedade porque fomentam o desenvolvimento social e econômico, como por exemplo, a Caixa Econômica Federal que em colaboração com as companhias de habitação e hipotecárias concede fundos de investimentos e capitação de recursos destinados ao sistema habitacional, financiando casas ou empreendimentos de objetivo habitacional.

 A Caixa Econômica Federal é uma instituição fundada em 12 de janeiro de 1861, sendo uma empresa pública que atua no mercado em conjunto no mercado financeiro e possuindo recursos próprios. Pode ser considerada uma das principais instituições financeiras pelo seu caráter de incentivo ao crescimento econômico por meio da ação pública direcionada ao desenvolvimento social.

O Banco do Brasil também é uma instituição financeira semelhante à Caixa Econômica Federal, funcionando desde de 12 de outubro de 1808, é um dos mais importantes em ativos do país fomentando a capitação de recursos, promovendo o desenvolvimento econômico por meio de financiamentos próprios e também possuindo capitais individuais.

O banco Itaú, também pode ser reconhecido como uma importante instituição financeira do Brasil, funcionando desde 2 de janeiro de 1945 é um Banco privado com capital próprio e importante instituição financeira na capitação de recursos por meio da valorização de capitais e da promoção a participação social através do mercado de crédito.

Na perspectiva da compreensão das instituições financeiras é necessário também nos inteirarmos a respeito do mercado de capitais. O mercado de capitais constitui-se por um sistema de capitação e distribuição de valores mobiliários, por meio de títulos e de valorização de capitais das empresas que podem ser providas por meio de bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras.

O mercado de capitais funciona por meio da negociação de títulos de ativos e essa negociação é feita pelas instituições tais como bolsas de valores, corretoras, dentre outras, desde que estejam autorizadas a exercer essa função.

A estrutura do mercado de capitais divide-se em mercado primário e secundário. O mercado primário é conhecido pela negociação primeira, ou seja, qualquer titulo ou ação que se deseja viabilizar no mercado de capitais pela primeira vez é feita no mercado primário, é por meio desse mercado que as empresas conseguem a capitação de recursos, capital para iniciar sua movimentação ativa.

Fazenda, o mercado financeiro brasileiro ainda se encontra instável, exceto, em concepção pessoal, os fundos de renda fixa que ainda se mantem seguros e rentáveis mesmo com a crise.

Dessa forma, a meu ver, uma aplicação segura deve ser feita por meio desses fundos, devido a liquidez, a segurança de mercado, a probabilidade de lucro em médio prazo e o baixo custo de investimento, exigindo menos capital e com rentabilidade superior que a da poupança por exemplo.

2 CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

2.1 Importância da Controladoria na atualidade

Atualmente, devido a competitividade do mercado, as empresas têm demonstrado fortes preocupações com seu sistema de gestão, tanto no que tange a tomada de decisões quanto à sua estrutura organizacional. Dessa forma, se estabeleceu um meio válido de prover as empresas com as informações necessárias a uma gestão eficiente, bem como, a criação de um sistema organizacional bem articulado capaz de fomentar a competitividade necessária para atuação no mercado. Esse sistema de informações e gerenciamento chama-se controladoria.

2.2 Planejamento Estratégico e Matriz SWOT

Tendo como base o Banco Panamericano, desenvolveu-se a seguinte matriz SWOT:

2.2.1 Matriz SWOT

SWOT – BANCO PANAMERICANO

Forças

Alto valor em ativos; Atuação em vários segmentos como banco múltiplo; atividade de mercado de crédito direto.

Fraquezas

Desequilíbrio patrimonial; liquidez instável; nível de capitalização indefinido.

Ameaças

Descredito devido a envolvimento com fraude.

Oportunidades

Relação de mercado direta com classes de poder aquisitivo baixo, mas que geram possibilidades de rentabilidade continuada.

2.2.2 Planejamento Estratégico

  • Identificação da Empresa:

Banco Panamericano, Instituição financeira autorizada pelo banco Central a exercer funções múltiplas de mercado

  • Missão da Empresa:

Proporcionar acesso ao credito em múltiplas frentes tendo em vista o lucro continuado por meio da aquisição de capitais e investimentos.

  • Visão da Empresa:

A pretensão é ser o maior banco no mercado de credito direto.

  • Relevância da empresa:

A importância do Banco Panamericano está no conjunto de sua atuação diante do mercado, tendo como aporte o Grupo Silvio Santos, empresa idônea e diretamente associada ao crédito facilitado e a capitação de títulos populares, bem como, dezenas de outros bens e serviços, gerando lucros diferenciados a empresas parceiras e colaboradoras promovendo o desenvolvimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com