TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DAS EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DIANTE DA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

Por:   •  13/5/2018  •  Artigo  •  5.998 Palavras (24 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 24

ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DAS EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DIANTE DA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

Adrielly L. C. Gomes¹, Mônica A.Helmer¹, Tamires E. Zorzal².

1 Discente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pio XII, ES, Brasil

2 Docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pio XII, ES, Brasi

RESUMO

O objetivo da pesquisa é avaliar o desempenho econômico-financeiro de empresas da construção civil nos anos de 2013 a 2015, utilizando o Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado e extraindo informações a respeito da situação financeira e econômica. Como objetivos específicos buscou-se quantificar os índices de liquidez, estrutura de capital e rentabilidade e analisar a situação das empresas, buscando levantar características diante o período de crise econômica. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa em relação a sua natureza e descritiva quanto a seus objetivos. Realizou-se um estudo mediante as demonstrações contábeis de dez empresas do setor publicadas na BMF&BOVESPA. As conclusões foram que a crise econômica brasileira afetou as empresas estudadas e que estas encontram-se em processo de estagnação/retração financeira e econômica. A crise teve interferência desfavorável no desempenho das mesmas, influenciando consideravelmente em seus resultados e gerando uma necessidade ainda maior do controle e eficiência gerencial.

Palavras-chave: Análise Econômica, Análise Financeira, Indicadores econômicos e financeiros,  Construção Civil, Crise Econômica no Brasil.

INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário da economia brasileira, percebe-se que o setor de construção civil tem grande influência no crescimento e desenvolvimento econômico, devido à grande geração de empregos e na movimentação de muitos recursos gerados pelas grandes obras, e consequentemente na elevação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Entretanto nos últimos anos, especialmente 2015, o setor tem sido afetado com o aumento da inflação e do desemprego somados ao recuo da economia brasileira e a crise política. Segundo dados da revista Exame (2016) as principais empresas do ramo, apresentaram os piores resultados dos últimos anos.

Conforme Comitê de Pronunciamentos Contábeis – Pronunciamento Técnico CPC 40, § 7 “A entidade deve divulgar informações que permitam que os usuários de demonstrações contábeis avaliem a significância dos instrumentos financeiros para sua posição patrimonial e financeira e para a análise de desempenho”. Sendo assim, para chegar aos resultados são feitas análises econômicas e financeiras das empresas, que proporcionam aos seus usuários informações precisas sobre a situação da entidade.

Diante desse cenário atual de tempos de crise enfrentado pelo Brasil e a necessidade de aprofundar-se na situação de uma das atividades que mais geram empregos, surgiu o foco dessa pesquisa que busca responder a seguinte questão: Qual a atual situação das empresas do setor de construção civil cotadas na bolsa de valores, em meio à crise econômica enfrentada pelo Brasil?

O Brasil veio passando nas últimas décadas por um crescimento das empresas do setor da construção civil e imobiliário que atuam nos segmentos de construção, incorporação e gerenciamento de empreendimentos. Segundo dados da BM&FBOVESPA, o setor era um dos melhores a investir, pois estava em um crescimento desenfreado devido aos Programas e Medidas do Governo Federal que incentivavam as atividades do setor. Porém o que as empresas não esperavam que o setor enfrentasse um período de reviravoltas devido à crise política e a econômica brasileira.

Com isso, o estudo torna-se relevante, pois visa analisar a situação econômica e financeira das empresas do Setor de Construção Civil diante da crise, setor este responsável pelo crescimento da economia do país e entender os reflexos que a crise tem causado através dos resultados obtidos nos anos 2013, 2014 e 2015, o que proporcionará aos exploradores da pesquisa uma ampla visão de como estão às empresas do setor em aspectos econômicos e financeiros.

Os objetivos dessa pesquisa serão divididos em Objetivo Principal e Intermediários, a fim de responder o problema proposto. Portanto objetivo principal está em analisar a situação econômica e financeira das empresas de construção civil cotadas na bolsa de valores nos anos 2013, 2014 e 2015 e medir seus desempenhos com os resultados obtidos diante a crise econômica do Brasil, através do cálculo de índices.

Com o propósito de atingir o objetivo principal de analisar a situação econômica e financeira das empresas da construção civil serão seguidos os seguintes objetivos intermediários que servirão de suporte para conclusão da pesquisa: (i) contextualizar teorias e conceitos referentes as demonstrações e análises contábeis; (ii) listar as empresas de capital aberto do setor de construção civil cotadas na BM&FBOVESPA; (iii) levantar informações financeiras e econômicas das empresas listadas na Bolsa de Valores; (iv) calcular os índices de desempenho e avaliar os resultados das empresas listadas na Bolsa de Valores; (v) apresentar os resultados obtidos através de comparações entre as empresas do setor de Construção Civil selecionadas baseando-se em resultados dos anos de 2013 a 2015.

Mediante o problema de pesquisa e seus objetivos supõe-se que os efeitos da crise econômica brasileira refletiram de forma negativa nos resultados das empresas da construção civil nos anos 2013, 2014 e 2015.

Portanto, a pesquisa está delimitada na análise dos índices econômicos e financeiros de 10 (dez) empresas de capital aberto do setor de construção civil listadas na BM&FBOVESPA nos anos 2013, 2014 e 2015.

1 . Demonstrações Contábeis

A definição de demonstrações contábeis proposta conforme Resolução do CFC nº 1.121/08 – NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL é a seguinte:

“As demonstrações contábeis são parte integrante das informações     financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (419.6 Kb)   docx (661.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com