TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTAS A RECEBER

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

AUDITORIA DAS CONTAS A RECEBER

        1 - ASPECTOS GERAIS DAS CONTAS A RECEBER

        As contas a receber, quando a entidade efetua vendas a prazo, representam, normalmente, um dos mais importantes ativos da empresa. Para o auditor independente configura-se como um dos grupos de maior risco para a auditoria.

        As contas a receber decorrem de vendas (a prazo), que representam o objetivo principal da empresa, e de outros direitos, que são normais e inerentes à atividade da empresa.

        Por ser um grupo cujas contas que o compõe serem de origens diversas, é necessário que se faça a segregação.  A conta clientes, por exemplo, registra apenas as vendas a prazo a clientes.

Para as demais contas a receber a classificação está relacionada à natureza das transações que as suportam. Tem-se, então, a conta Adiantamento, que, entre outras, pode ser subdividida em salários, para viagens, para despesas, a fornecedores. A conta de Impostos a Recuperar, que pode ser subdividida em ICMS a recuperar, PIS a recuperar, COFINS a recuperar, e outras.  

É comum, ainda, que apareça a conta OUTROS CRÉDITOS, que agrupa contas semelhantes e de pequenos saldos, mas a Lei Societária alerta (Almeida pg. 4):

§2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem a 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas-correntes”

A conta Clientes deve ser desmembrada em clientes comerciais e contas a receber de partes relacionadas.

Além disso, outra segregação se faz necessária: Ativo Circulante, quando realizáveis no decurso do exercício seguinte à data do balanço; e Ativo Não Circulante, para as parcelas recebíveis após o exercício seguinte.

1.1 - CLIENTES

        O agrupamento das contas representativas dos clientes, que deve estar destacado no Plano de Contas e no Balanço, apresenta-se como segue:

        Composição da conta clientes

CLIENTES

9.400,00

Duplicatas a receber

10.000,00

  1. Clientes

8.500,00

  1. Controladas e coligadas – transações operacionais

1.500,00

Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa

-300,00

Ajuste a valor presente

-600,00

Faturamento para entrega futura

-200,00

Serviços executados a faturar

500,00

        Fonte: FIPECAFI

        Duplicatas a receber, representado por faturas ou duplicatas, originam-se no curso normal das operações da empresa, pela venda a prazo de mercadorias ou serviços, constituindo um direito a cobrar de seus clientes.

        Visando auxiliar na elaboração de demonstrativos contábeis consolidados e para menção em notas explicativas, é interessante segregar os direitos com controladas e coligadas dos demais clientes.  

Podem existir valores a receber ainda não faturados, para os casos em que se deve ter a conta, Serviços Executados a Faturar.

        Duplicatas a receber são geralmente contabilizadas em conta sintética, mas com controle individualizado auxiliar, totalizado por cliente, cujo saldo deve ser conciliado com a conta sintética, no menor espaço de tempo possível, geralmente ao final de cada mês.

        As contas a receber devem ser avaliadas por seu Valor Liquido de Realização, ou seja, pelo produto final em dinheiro ou equivalente que se espera obter e com o devido Ajuste a Valor Presente. Para tanto, devem ser constituídos ajustes relativos a Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa, para a cobertura dos valores que se estima não receber.

        Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa devem ser apresentadas no Balanço Patrimonial como dedução de contas a receber, motivo pelo qual aparece neste agrupamento.

        Esta conta registra as perdas que se espera em contas a receber, ou seja, os valores que representam a incerteza de recebimento.

        Ajuste a valor presente é uma inovação trazida pela Lei 11.638/07. Trata-se de expurgar os encargos embutidos. Por diminuir o saldo de contas a receber, ela é uma conta redutora relacionada às contas a receber e deve também figurar neste agrupamento.

        Faturamento para entrega futura, ou faturamento antecipado, por conta de futuro fornecimento, é registrado contabilmente, mas ainda não gerou direito de fato. Por este motivo também aparece reduzindo o saldo de contas a receber.

        Serviços executados a faturar, referem-se a direitos já conquistados, que por algum  motivo ou outro ainda não foi emitida a correspondente fatura.  Assim, aparece somando às contas a receber.

        As duplicatas a receber de clientes estão diretamente relacionadas com as receitas da empresa. São reconhecidas (debitadas) por ocasião das vendas de mercadorias ou serviços prestados até a data do balanço de conformidade com o princípio contábil da realização da receita. São baixadas (creditadas), somente pelas cobranças feitas, mercadorias devolvidas, descontos comerciais ou abatimentos concedidos e perdas reconhecidas até aquela data.

         1.2 - OUTROS CREDITOS

        Referem-se aos demais títulos, valores e contas a receber, normalmente não originadas do objeto principal da entidade

Os critérios de avaliação são os mesmos que para os clientes. Ou seja, devem ser mostrados pelo valor liquido que se espera receber.

Obedecem também aos mesmos critérios de classificação: no circulante, os recebíveis em até um ano da data das demonstrações contábeis; e no não circulante os valores cujo recebimento está previsto ocorrer após o término do exercício  social seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com