TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COTRIBUIÇÕES DA AUDITORIA INTERNA PARA O CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

AS COTRIBUIÇÕES DA AUDITORIA INTERNA PARA O CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Resumo

Este trabalho aborda a auditoria interna sob a ótica de auditores e auditados. A importância deste setor dentro da organização demonstra resultados de apoio à tomada de decisões, através de melhoria dos controles internos e processos da organização. Apresenta além destes objetivos a importância dos auditores na identificação de riscos que possam afetar a continuidade da empresa, ou seja, auxilio na gestão de riscos. Além destes objetivos da auditoria interna, o trabalho apresenta aspectos de ética, moral e conduta deste profissional. Após a pesquisa teórica dos principais objetivos e funções da auditoria, é apresentado os resultados dos dois questionários aplicados em empresas de grande porte da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados separadamente por empresa, o objetivo da pesquisa aplicada para auditores e auditados das empresas foi verificar se os objetivos da auditoria estão sendo alcançados. Além disso, buscou-se verificar se a auditoria auxilia na melhoria dos processos internos nas áreas auditadas. Na análise dos dados obtidos foram comparadas as opiniões dos auditores e dos auditados sobre a funcionalidade da auditoria interna dentro da organização. Por fim, na conclusão, foi realizada uma análise geral de todos os questionários obtidos. Apesar dos resultados apontarem alguns aspectos a serem melhorados pela auditoria, de forma geral, a auditoria demonstra ser bem aceita e o seu trabalho reconhecido. Para a maioria dos auditores e auditados, a auditoria interna apresenta um retorno satisfatório na melhora do desempenho dos setores auditados.

Palavras-chave: Auditoria interna. Objetivos da auditoria interna. Processos. Controles internos. Gestão de riscos.  (o texto será escrito no final do Tb)

Abstract

(idem)

Keywords:

1 INTRODUÇÃO[a]

Este trabalho trata da avaliação dos processos organizacionais, com enfoque nas contribuições da auditoria interna para o controle e acompanhamento. Será apresentado em três partes, sendo o tema e o problema, em seguida objetivo geral e específico da pesquisa que direcionam o estudo e a justificativa que tem como objetivo relatar a importância do tema utilizado para a elaboração e o desenvolvimento de todo trabalho.

Temos um cenário econômico que visa a necessidade de manter todos os recursos organizacionais com mais economia, pois é fundamental visar a sobrevivência como um todo e a estratégia de competitividade. E indo um pouco além, sabe-se que a contratação e retenção de capital humano qualificado na área fiscal pode ajudar as organizações nesse contexto, pois, temos uma legislação fiscal brasileira em constante mutação e aperfeiçoamento no que diz respeito as medidas de controle e supervisão.

Mediante tais situações, aparecem os sistemas de controle interno das empresas, que por meio da tecnologia da informação possibilitam que controles eficientes possam ser inseridos nas organizações, os chamados controles de Gestão cujos os fundamentos são garantir que os planos traçados pelos gestores sejam efetuados de acordo como planejado e insinuar variações ao longo do processo administrativo, quando se fizer indispensável, oferecendo consequentemente, uma maior garantia aos profissionais dos vários ramos da Auditoria na execução do seu trabalho. Constantemente realizamos o controle de nossas atividades, muitas vezes, sem que percebamos. A singela prática de confirmar o nosso extrato bancário, averiguando as operações realizadas pelo banco, já é um ato de controle. A auditoria interna, atualmente, tem uma função essencial, pois por meio de práticas e processos individualizados, busca auxiliar os administradores no procedimento gerencial. Frequentemente, nas amplas organizações, onde as atividades são propensas a serem mais complicadas, se tem uma auditoria interna que é efetuada por um indivíduo empregado pela organização, seja esta privada, estatal ou pública. O desempenho deste profissional é, ao longe de transmitir um parecer sobre as funções financeiras, certificar as estruturas de controles internos, contábeis e administrativos com o fim de ampliar a eficiência operacional e financeira e resguardar o patrimônio (SÁ, 1998). A Auditoria Interna oferece exames, averiguações, sugestões e informações, atinentes às atividades analisadas, incluindo a promulgação do controle eficaz a 5 custo moderado. Ademais, a auditoria interna é uma atribuição de apoio à gestão, que auxilia e pode envolver os responsáveis a agir (ATTIE, 2011). O auditor interno é um profissional que busca dar fundamento às perspectivas da administração sobre os maiores problemas enfrentados pelas empresas. Verificando, auxiliando e esclarecendo os responsáveis comprometido, influenciando-as a efetuar os atos corretivos, isto é, um procedimento organizado, valendo-se as práticas corretas de auditoria (HAMES, 2004). Com isso, será tratado neste estudo, mais especificamente no quinto capitulo, o tema central que é a contribuição da auditoria interna para o aperfeiçoamento dos controles internos, mediante essas situações, aparecem os sistemas de controle interno das empresas, que por meio da tecnologia da informação possibilitam que controles eficientes possam ser inseridos nas organizações.  

Entre vários documentos referente a auditoria, não tem algo concreto sobre quem foi ao certo o primeiro auditor, mas provavelmente o primeiro auditor foi um guarda livros. A auditoria surgiu na Inglaterra no ano de 1314 com o intuito de suprir os registros contábeis[b].

O auge do desdobramento da autoria, em que as empresas estavam tendo vários problemas de grande complexidade, mudando assim a função do auditor que antes era só de busca de erros e demonstrar a exatidão das demonstrações contábeis, passou a também mostrar em forma de parecer á fidedignidade dessas demonstrações e das demonstrações financeiras, tornando uma ferramenta essencial de controle das indústrias[c].

Já no Brasil a auditoria interna surgiu no período colonial, quando através de uma pessoa de confiança no caso um juiz, designava atividade relacionada a conferência de tributos ao tesouro e punindo e reprimindo assim aqueles que ousassem cometer atos fraudulentos[d].

Apesar disso, o tema é atual e tem ganhado evidência no atual sistema econômico, pois as empresas se deparam com um grande crescimento comercial e o surgimento de concorrência acirradas, no qual se faz necessário aprimorar os procedimentos internos[e].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com