TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 15


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS

Cuiabá-MT

2015

[pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLEONADE PEREIRA DOS SANTOS – RA 400031

MARIA BENEDITA DE SIQUEIRA SILVA – RA 392069

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS

Cuiabá-MT

2015

[pic 4][pic 5]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLEONADE PEREIRA DOS SANTOS – RA 400031

MARIA BENEDITA DE SIQUEIRA SILVA – RA 392069

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS

ATPS de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a Distância, como complementos de avaliação da disciplina Contabilidade Instituições Financeiros e Mercado de Capitais, 2º bimestre, do período letivo 2015/2.

                                Tutor Presencial: Ana Cristina

        Tutor a Distancia: Profª Esp. Renata M.G.Dalpiaz

Cuiabá-MT

2015

Introdução:

Iremos estudar ao longo deste trabalho a importância da Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor. Definições, abrangências e várias outras competências e características referentes ao tema fazem parte desta discussão especifica e dos profissionais que a desempenham.

 Neste aspecto o debate se faz necessário em função de sua importância tanto dentro de Empresas como da própria teoria contábil.

Ao término desta atividade, teremos conhecimento da disciplina, e estaremos mais capacitados sobre o estudo proposto, assim como conheceremos os atributos necessários de um Auditor.

                                                                           

Etapa 1:

Auditoria:

É uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiros, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade ás demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

Tipos de Auditoria:

Auditoria Interna:

É uma atividade destinada a observar, indagar, questionar,checar e propor alterações e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.

Os procedimentos de auditoria interna constituem-se em: exames, incluindo testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

Em razão das suas funções de verificação/avaliação dos setores e processos da empresa , a auditoria interna não deve estar subordinada a qualquer diretoria para a qual poderá ter que apresentar relatórios de inconsistências.

A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informa-la, sempre por escrito, de maneira  reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

Auditoria Externa:

A auditoria externa é por um profissional independente que analisa as demonstrações contábeis da empresa e emite uma opinião acerca do que foi analisado. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada nos períodos sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específicas aplicáveis.

Portanto, tem-se que a auditoria independente ou externa configura-se como aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo ou subordinação á empresa auditada, com o mister de trazer uma opinião independente sobre a situação financeira da organização.

Um dos erros mais comuns é acreditar-se que o auditor externo tem a função de ajudar a administração a cumprir seus objetivos e metas. Essa incumbência na realidade, pertence ao auditor interno. O auditor independente tem como função primordial aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.

Tipos de Auditoria externa:

Apesar de ter origem na área financeira, uma auditoria pode ser realizada em qualquer departamento ou negócio. Desde a área ambiental, passando pela auditoria da área de sistemas, auditoria financeira e contábil e chegando a auditoria da área operacional.

  1. Auditoria Ambiental: com a recente demanda para que as empresas tenham uma gestão ambiental sustentável com relação ao meio ambiente e também com a valorização desse comportamento pelos consumidores, criou-se um ramo da auditoria ambiental, que é responsável pela verificação e fiscalização se a empresa cumpre as normas ambientais mundiais e assim pode ser certificada em diversos níveis.
  2. Auditoria Contábil: que também pode ser considerada uma auditoria financeira é a realizada em documentos contábeis como livros e registros. E a partir de informações internas e externas no controle do patrimônio da empresa auditada, com verificar-se os registros e demonstrações contábeis que afetem o patrimônio e se esses estão condizentes com as normas.
  3. Auditoria Fiscal e Tributária: ligada também a contabilidade, porém focando mais na gestão fiscal, a auditoria fiscal e tributária está relacionada à verificação da efetividade dos controles, pagamentos e conferência de tributos que incidem sobre as operações da empresa.
  4. Auditoria Operacional: Focada mais na gestão da produtividade e rentabilidade, esse tipo de auditoria é responsável pela verificação dos processos, custos de operações, equilíbrio patrimonial da empresa, viabilidade de novos projetos e revisão de estrutura interna para adequação a realidade do mercado.
  5. Auditoria na Saúde: No ramo da gestão hospitalar existe a auditoria da saúde, que tem como objetivo a verificação das práticas médicas, se estão de acordo com as normas padrão, porém abrange também a área financeira e de contratos de uma instituição de saúde para garantir que esses estejam dentro do previsto.

Quais as responsabilidades do Auditor externo e do Auditado?

 - O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização dos trabalhos e na exposição de suas conclusões.

 - Ao opinar sobre as demonstrações contábeis o auditor deve ser imparcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com