TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS DE CONTABILIDADE

Por:   •  12/7/2017  •  Bibliografia  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

As Normas Brasileiras de Contabilidade servem como normas norteadores para a elaboração das demonstrações contábeis e são guiadas pelos princípios da contabilidade, também servem como base para a conduta do profissional contábil e estão de acordo com as normas internacionais. São normas convencionais e passíveis de modificação de acordo com as circunstâncias.

As Normas Brasileiras de Contabilidade devem ser aplicadas em todas as demonstrações contábeis e têm como objetivo estabelecer princípios na apresentação das demonstrações contábeis, que atendem as necessidades de usuários externos. Com isso, garantindo a parcialidade das demonstrações.

As NBC’s são recomendadas para entidades do setor público e também às que possuem fins lucrativos, mostrando o desempenho das mesmas por meio das demonstrações contábeis, desempenho baseado em informações que auxiliam na tomada de decisões e também nas prestações de contas.

As demonstrações contábeis englobam: ativos; passivos; patrimônio líquido; receitas; despesas; alterações no capital da entidade; caixa; balanço patrimonial de cada período; demonstração do valor adicionado; demonstração de resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de de caixa.

As normas contábeis estão correlacionadas com os princípios fundamentais da contabilidade, assim, estabelecendo regras de conduta profissional contábil, como dito acima, no texto, e procedimentos técnicos a serem realizados. Tais normas são divididas em dois tipos: profissionais e técnicas.

As Normas Profissionais são destacadas pela sigla NBC P, são elas que estabelecem as regras de conduta contábil. As NBC’s P são divididas em três grupos: Auditor Independente (NBC P1); Perito Contábil (NBC P2); Auditor Interno (NBC P3).

A NBC P1 aborda sobre o trabalho Auditor Independente em relação a sua competência, responsabilidade, remuneração, sigilo e de trabalho em outras áreas da contabilidade. A NBC P2 fala sobre o Perito Contábil e estabelece as mesmas normas da NBC P1 para o exercício da profissão de Perito. O mesmo critério é utilizado na NBC P3 para o exercício da profissão de Auditor Interno.

As normas técnicas é a parte doutrinária, como regras a serem aplicadas e são destacadas pela sigla NBCT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com