TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TERMINOLOGIAS DE CUSTO

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

TERMINOLOGIAS DE CUSTO

São os termos técnicos para caracterizar os destinos e função de cada gasto ou despesa no processo de produção e de manutenção da empresa.

GASTOS: é o sacrifício que a empresa arca para obtenção de um produto ou realização de um serviço. É o compromisso de entrega de ativos para obtenção de meios para a movimentação de um negócio (empresa).

INVESTIMENTOS: trata-se de um capital aplicado com a intenção de obtenção de rendimentos a prazo, ou seja, a empresa injeta um capital, para a obtenção de lucros futuros.  Ex. Compra de ações.

CUSTO: gasto relativo a bens e serviços envolvidos no processo de produção, Ou seja, gasto vem ser compra de matéria prima, a mão de obra utilizada no processo de um produto que esta ligado direto ou indiretamente.

CUSTO DIRETO: É todo aquele gasto que esta ligado diretamente no produto, ou seja, é tudo aquilo que consigo ver no produto.

CUSTO INDIRETO: É tudo aquilo que não consigo ver naquele produto mais ele de alguma forma faz parte do produto. Ex. Aluguel da fabrica.

CUSTO VARIÁVEL: É quanto a fabrica pode produzir 200 unidades e ela produz apenas 100 unidades, o custo para produzir 200 und. é um valor e o custo para produzir 100 é outro.

CUSTO FIXO: Já o custo fixo não importa o quanto vai ser produzido vai ter aquele custo.

DESPESA: gastos relativos ao consumo de bens e serviços que possuem relação direta ou indireta com a geração de receitas da unidade, ou seja, é quando não esta ligado diretamente na produção. Ex. Marketing da empresa.

DESEMBOLSO: pagamento do consumo de bens ou de realização de serviços.

PERDA: bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária.

DESPERDÍCIO: consumo intencional, que de alguma forma não foi direcionado à produção e um bem ou à prestação de um serviço.

ENCARGOS:são ônus com natureza (em geral) na legislação. Por exemplo, encargos trabalhistas e previdenciários, financeiros, encargos de depreciação, amortização e exaustão.

ETAPA 2

PASSO 1

Ler os capítulos 4 e 5 do Livro-Texto da disciplina.

PASSO 2

Elaborar resumo de até seis laudas, em forma de tópicos, sobre conceitos, utilização e abrangência dos custos e despesas específicos, e também sobre critérios de rateio e departamentalização estudados no Passo 1

CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS

Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresas sinteticamente apresentados pela contabilidade financeira.

O objeto de custeio é qualquer produto, função , atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos á quantificação, à análise e ao controle pela área de custos

Segundo Clóvis Padoveze, em sua obra Controladoria Estratégica e Operacional, temos: gastos, custos e despesas.

GASTOS: são  os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, vendas, pós-venda, de apoio a essas operações.

CUSTOS: são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização.

 DESPESAS:  são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, venda, planejamento, administração.

A DIFERENÇA CONTÁBIL ENTRE CUSTOS E DESPESAS:

 Se refere ao fato de que as despesas  podem ser debitadas ás conta de resultado no período em que são pagas ou incorridas. A principal finalidade da área de custos é possibilitar o gerenciamento e o controle dos gastos das empresas

Custos Diretos: São os elementos do custeio que se relacionam diretamente ao serviço prestado 

Exemplo:

-Matérias-primas usadas na fabricação do produto 

-Mão-de-obra direta 
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Custos Indiretos: São gastos que não podem ser alocados diretamente a uma atividade operacional ou serviço prestado, mas precisam ser atribuídos através de critérios de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).

Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas

SEGUNDO Gilmar Duarte da Silva - 13/11/2012

O rateio dos gastos indiretos do produto ou serviço é uma missão que exige relevante conhecimento de custeio. Qualquer manobra equivocada pode inviabilizar a comercialização ou comprometer a lucratividade

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com