TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADRIANA SOUZA DIAS

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

[pic 4]

Montes Claros

2017

 ADRIANA SOUZA DIAS[pic 5]

CHARLES PRATES PEREIRA

JOÃO NELSON SILVA SANTOS

JULIANO MARQUES FELICIO

JEFFERSON DA SILVA ALMEIDA

PABLO YOSSEF DOS ANJOS LEÃO

TAMIRYS DE PAULA MOREIRA SOUZA RODRIGUES

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - 
UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas 
disciplinas Perícia e Auditoria; Direito Tributário; Contabilidade e Planejamento Tributário; Controladoria e Tópicos Especiais em Contabilidade I.  

Orientadores: Prof. Valdeci da Silva Araújo; Profa. Ísis C.Massi Vicente; Prof. André Juliano Machado; Prof. Antônio Ricardo Catânio; Profa. Carla Patrícia Rodrigues Ramos.

Montes Claros

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Planejamento Tributário        6

2.2 Direito Tributário        9

2.3 Controladoria        11

2.4 Auditoria e Perícia        11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


1 INTRODUÇÃO

A tomada de decisão empresarial parte do bom entendimento da analisada, através dos registros passados e presentes onde os prováveis acontecimentos futuros são previstos. Dessa maneira pode-se falar em planejamento sob uma ótica racional de se atingir os objetivos propostos pela empresa. Deve-se considerar a experiência dos empresários, mercado, política de desenvolvimento empresarial aliados ao bom senso e criatividade.

     A parceria Administração-Contabilidade estabelece sistema de prestação de contas, projeções de caixa, estratégias de financiamento e planejamento fiscal. É necessário o claro entendimento dessa parceria onde o administrador possuirá ferramentas para o planejamento da empresa. Atualmente os empresários não possuem informações básicas que os ajudem a controlar melhor seu empreendimento, e consequentemente, não utilizam demonstrações contábeis para a tomada de decisão.

Na medida do crescimento da empresa essa relação pode se expandir para áreas mais complexas como planejamento estratégico, aconselhamentos sobre administração do fluxo de caixa, política de redução de custos entre outras.

Diante da apreciação dos índices de endividamento, pode-se chegar a uma situação mais clara sobre as noções básicas de análise e interpretação dos percentuais de Capitais de Terceiros injetados na empresa, se tais financiamentos têm vencimento em Curto ou em Longo Prazo, assim como em que proporção estes influenciam na real situação financeira de determinado empreendimento.

Entretanto, não se pode pretender que a análise isolada possa determinar a real situação financeira da empresa porquanto, este índice, assim como os demais,deve ser analisado no conjunto com outros índices, de modo a direcionar o administrador para a tomada de decisão mais acertada.

Aliada a essa análise devem vir também outras, tais como a análise de mercado, dos concorrentes, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, recursos humanos e administração de suas competências. Para que esse trabalho se tornasse mais eficaz, também foi criado um planejamento para a contratação de pessoal, plano de negócios e planejamento de marketing para a empresa estivesse mais segura sobre os passos a tomar. 

Cada vez mais fica evidente a necessidade de implantação de ferramentas eficazes de gestão e monitoramento das atividades empresariais. E para a sua execução, há uma necessidade de capacitação constante.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejamento Tributário

A contabilidade como ciência social reflete na vida de toda sociedade seja por meios da obrigatoriedade da contabilidade para as empresas seja na utilização para arrecadação de impostos pelos governos. Porém o principal objetivo da contabilidade é o patrimônio seja de pessoas física e jurídica, com vistas ao seu controle. Devendo esta acolher a necessidade de cada segmento seja ele com vistas ao lucro o não. Na contabilidade é provável a busca inflexível de resposta no mundo dos negócios.

Na atualidade, as empresas necessitam de uma efetiva e competente gestão de recursos financeiros, por esse motivo, devem as empresas buscam o controle e avaliação permanente da sua tributação, o que levará à economia fiscal. Nesse sentido, faz-se necessária uma análise prudente dos vários regimes de tributação existentes e também das operações que visam sua redução.

A definição de planejamento tributário deve ser vista como uma sistemática de normas legais que visam à redução de encargos tributários. Os encargos fiscais representam importante parcela dos custos das empresas. A partir da globalização, a gestão ocorrida do ônus tributário, passou a ser um assunto vital para as organizações.

Todas as pessoas jurídicas e niveladas, diante da Legislação Comercial, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Fisco Federal, independentemente do seu enquadramento jurídico ou do modelo de tributação ante o Imposto de Renda, têm por obrigação de cumprir com as obrigações ou normas legais em vigor.

Conforme estabelece o § 1º da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão divulgadas com o indicativo dos valores correspondentes das demonstrações do exercício antecedente, para fins de checagem. Para ter validade, deve ser preparado e subscrito por profissional qualificado e devidamente registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) de jurisdição da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com