TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO  CONECTADO AO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABEIS

        

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LAISA MELINA CHASSOT CAMPOS

[pic 3]

JARU- RO

Abril/ 2012

[pic 4]

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 5]

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em  Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, disciplinas  do 1º.  Semeste.

JARU - RO

Abril / 2012

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        3

1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE        4

1.2 Objeto e Objetivo da Contabilidade         4

2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL        5

3) A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL        6

4) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício        8        

4.1 Balanço Patrimonial        9

4.2 Demonstração do Resultado        10

5) MISSÃO DA EMPRESA        10

6) PROCESSO ADMINISTRATIVO         12

7) AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES; AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE        13

8) ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE        14

9 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS        14

CONCLUSÃO        16

REFERENCIAS        17

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que estuda, registra, acompanha e controla os fatos contábeis no mundo dos negócios. É a ciência que objetiva o controle das mutações econômicas e financeiras do patrimônio com vistas à maximização da riqueza.

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo abordar os conceitos básicos da contabilidade, proporcionando a aprendizagem para o exercício da prática profissional como bacharel em ciências contábeis.

 

1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Os conceitos de contabilidade podem ser os mais variados possíveis e devem trazer implícitas as preocupações com os campos sociais e ecológicos, além, obviamente, dos aspectos econômico-financeiros que são resultados do movimento da riqueza.

Entre os vários autores que conceituam contabilidade esta Franco (2006) que conceitua a contabilidade como a ciência que estuda, controla e interpretam os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

A Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta as variações e composições do Patrimônio das entidades, objetivando o controle, o fornecimento de informações gerenciais e o planejamento.

O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômicas administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, entre outras.

A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se a função econômica que apura o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo e a função administrativa controlam o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático como dinâmico.

  1.  OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio e este é definido como sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Segundo Crepaldi (1995, p.20) a contabilidade tem como objetivo: “controlar o patrimônio da entidade: apurar o resultado das entidades: prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis”.

A contabilidade tem como objetivo fornecer informações sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil. Deve propiciar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e conseqüente continuidade da entidade. Também é dever de a contabilidade demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas. O resultado apurado deve ser economicamente exato. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.        

2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.

Escrituração é um das técnicas contábeis. É a técnica que oferece os meios e métodos utilizados nos registros dos fatos contábeis relacionados com o patrimônio.

De acordo com Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25 a escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capitais auferidos no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (322.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com