TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 Contabilidade..........................................................................................................4 2.1 Obeto da contabilidade...........................................................................................4

2.2 Objetivo da contabilidade ......................................................................................4                                                                         2.3 Usuários da contabilidade        4

3 Escrituração contábil        5

3.1 Plano de contas        5

3.2 Processo de escrituração        ....................................................................................5 3.3 Função da escrituração..........................................................................................5

3.4 Principais livros contábeis......................................................................................6

3.5 Atos e fatos administrativos        5

4 A Contabilidade na gestão empresarial................................................................6

5 Demonstrações contábeis ....................................................................................7

6 A Missão da empresa        7

12 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

Existem varias teorias sobre as praticas da contabilidade, essa abrange um conhecimento sobre diversas áreas, que é se suma importância para todos sejam pessoas físicas ou jurídicas, ainda existe uma negação sobre a importância de um profissional contábil atuante nas empresas seja ela de pequeno ou grande porte. Ao longo do trabalho vamos ter um breve e valioso conhecimento sobre esses aspectos.

2 Contabilidade

De uma maneira bem objetiva, pode-se dizer que a contabilidade é um sistema de informações em si e que do mesmo modo faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Por meio de técnicas, normas e princípios que sustenta um controle constante do patrimônio de uma entidade, demonstrando suas alterações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais sejam capazes de tomar decisões empresariais.

“A contabilidade deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.”  

                                                                                             (Fayol, 1994 p.25)

2.1 Objeto da Contabilidade

    Tem-se o patrimônio como objeto da contabilidade, pois no patrimônio das entidades está a razão de ser da contabilidade.

A contabilidade deve examinar a qualquer ocasião se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que maneira esses resultados estão sendo gerados.

2.2 Objetivo da contabilidade

    O propósito da contabilidade é fazer o domínio do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as mutações patrimoniais, bem como apurar o rendimento das atividades econômicas desenvolvidas para obter seus desígnios, que podem ser lucrativos ou sociais.

Os registros contábeis, além de interessar os administradores, interessam também aos fornecedores, aos concorrentes, aos bancos, ao governo, cada usuário emprega as informações contábeis para avaliar a situação patrimonial da empresa.

2.3 Usuários da contabilidade

    Todas as pessoas físicas ou jurídicas que, possuam interesse na avaliação e no crescimento de sua empresa, deste modo procuram o profissional contábil para a prestação de serviços.

Temos os usuários das informações geradas pela contabilidade: administradores, sindicatos, empregados, fornecedores, etc. Os usuários se classificam em dois grupos, usuários externos e usuários internos.

Os usuários externos são aqueles que não operam diretamente com a empresa, mas externamente querem ter conhecimento da posição patrimonial.

Os usuários internos são aqueles que operam na atividade da empresa, eles utilizam outros relatórios específicos, por estarem atuando na gestão da entidade carecem de informações especificas e detalhadas.

3 Escrituração contábil

     Conceito de débito e credito, na terminologia contábil, essa palavra tem vários significados, que raramente correspondem aos da linguagem comum. O débito, por exemplo, pode representar elementos positivos, o que prejudica compassivamente a aprendizagem. Assim sendo devemos ter muito cuidado com a terminologia. Na terminologia contábil, a palavra crédito tem diversos significados, é preciso aplicar as mesmas observações que fizemos para a palavra débito, deste modo é fundamental memorizar.

3.1 Plano de contas

    É formado pelo conjunto de normas e procedimentos sobre o uso das contas que fazem parte do sistema contábil da entidade. O plano de Contas é composto pelas seguintes elementos: Elenco das contas, Codificação das Contas, Função das Contas e Funcionamento das Contas.

3.2 Processo de Escrituração

    Método das partidas dobradas é o método pelo qual cada débito executado em uma ou mais contas, deve corresponder um crédito em uma ou mais contas, dessa forma que o total debitado seja sempre igual ao total creditado. Escrituração é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituração completa é pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras formadas no encerramento de cada exercício social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com